Metodologia do Desporto I - Desporto e Populações Especiais
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Atividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para pessoas populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos;
Resultados de aprendizagem e competências
1. Conhecer os aspetos fundamentais do desenvolvimento motor e das atividades desportivas dos indivíduos com Deficiência Motora e Paralisia Cerebral.
2. Desenvolver competências de planeamento, organização e gestão de eventos desportivos no âmbito do Desporto Adaptado.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Planeamento
2.1 – Plano semestral (unidade didática), plano de aula, reflexões.
2.2 – Objetivos, conteúdos, situações de aprendizagem, critérios de êxito.
2.3 – Funções didáticas (avaliação diagnóstica, introdução, exercitação, consolidação, avaliação final)
Natação Adaptada
2.1 – Método Halliwick (história, filosofia do método e programa dos 10 pontos)
2.2 – Adaptação ao Meio Aquático (AMA)
2.3 – Iniciação às técnicas de nado.
Basquetebol em cadeira de rodas
1.1 – História, regras, classificação funcional
1.2 – Habilidades em cadeira de rodas
1.3 – Organização de um Torneio
Boccia
2.1 – História, classes, regras e material específico
2.2 – Princípios específicos do treino
Paralisia Cerebral e Deficiência Motora
1.1 – Definição, etiologia, causas
1.2 – Implicações na prática desportiva
Bibliografia Obrigatória
Sherrill Claudine;
Adapted physical activity, recreation, and sport. ISBN: 978-0-697-29513-2
Winnick Joseph P. 340;
Adapted physical education and sport. ISBN: 978-0-7360-8918-0
Teixeira Ana Maria Fonseca;
Basquetebol em cadeira de rodas. ISBN: 978-85-60336-02-9
Lepore Monica;
Adapted aquatics programming. ISBN: 0-88011-695-1
Davis Robert W.;
Inclusion through sports. ISBN: 978-0-7360-3439-5
Goosey-Tolfrey Vicky 340;
Wheelchair sport. ISBN: 978-07360-8676-9
Mauerberg-Castro, E; Atividade Física Adaptada., Tecnomed Editora, 2005
Campeão, M., & Oliveira, R. ; Bocha paraolímpica: manual de orientação para professores de educação física., Brasília, Comité Paraolímpico Brasileiro. , 2006
Teixeira, A., & Ribeiro, S.; Basquetebol em cadeira de rodas: manual de orientação para professores de educação física. , Brasília, Comité Paraolímpico Brasileiro., 2006
Campeão, M., & Oliveira, R. ; Bocha paraolímpica: manual de orientação para professores de educação física., Brasília, Comité Paraolímpico Brasileiro. , 2006
Abrantes, G., Luz, L., & Barreto, M. ; Natação paraolímpica: manual de orientação para professores de educação física, Brasília, Comité Paraolímpico Brasileiro., 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e expositivas.
Utilização de diferentes meios audiovisuais (diapositivos, vídeo, fotografias).
Pesquisa bibliográfica e análise de textos.
Grupos de debate e análise - reflexões críticas.
Trabalhos de Grupo.
Aulas práticas e de intervenção nas seguintes áreas da Deficiência: Deficiência Motora e Paralisia Cerebral.
Planificação das intervenções a realizar e realização de reflexões sobre o trabalho desenvolvido.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
5,00 |
| Teste |
12,50 |
| Trabalho de campo |
70,00 |
| Trabalho escrito |
12,50 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Frequência das aulas |
120,00 |
| Realização de Estágio |
100,00 |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Estudo autónomo |
25,00 |
| Total: |
270,00 |
Obtenção de frequência
As aulas teóricas e práticas são de frequência obrigatória (as faltas estão sujeitas às Normas Gerais de Avaliação da Faculdade).
Fórmula de cálculo da classificação final
Época NormalComponente Teórica
- Avaliação Distribuída: 1 teste teórico + 1 trabalho escrito com apresentação oral (25%).
- Avaliação Contínua: assiduidade e participação nas aulas (5%).
Componente Prática
- Centro de Treino I (30%)
- Centro de Treino II (30%)
- Organização e Participação em Atividades promovidas pelo Gabinete (10%).
Avaliação dos Centros de Treino:
Em cada um dos centros de treino os alunos serão avaliados da seguinte forma:
- Avaliação Contínua do Centro de Treino - assiduidade e participação (10%)
- Intervenção prática em contexto de Centro de Treino (50%)
- Dossier (40%)
Época Recurso/Melhoria
- Exame à componente teórica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.
Melhoria de classificação
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.