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Metodologia do Desporto I - Desporto e Populações Especiais

Código: 215     Sigla: 215

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 10 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Atividade Física Adaptada;

2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para pessoas populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos;

Resultados de aprendizagem e competências

1. Conhecer os aspetos fundamentais do desenvolvimento motor e das atividades desportivas dos indivíduos com Deficiência Motora e Paralisia Cerebral.

2. Desenvolver competências de planeamento, organização e gestão de eventos desportivos no âmbito do Desporto Adaptado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Planeamento
2.1 – Plano semestral (unidade didática), plano de aula, reflexões.
2.2 – Objetivos, conteúdos, situações de aprendizagem, critérios de êxito.
2.3 – Funções didáticas (avaliação diagnóstica, introdução, exercitação, consolidação, avaliação final)

Natação Adaptada
2.1 – Método Halliwick (história, filosofia do método e programa dos 10 pontos)
2.2 – Adaptação ao Meio Aquático (AMA)
2.3 – Iniciação às técnicas de nado.

Basquetebol em cadeira de rodas
1.1 – História, regras, classificação funcional
1.2 – Habilidades em cadeira de rodas
1.3 – Organização de um Torneio

Boccia
2.1 – História, classes, regras e material específico
2.2 – Princípios específicos do treino

Paralisia Cerebral e Deficiência Motora
1.1 – Definição, etiologia, causas
1.2 – Implicações na prática desportiva

Bibliografia Obrigatória

Sherrill Claudine; Adapted physical activity, recreation, and sport. ISBN: 978-0-697-29513-2
Winnick Joseph P. 340; Adapted physical education and sport. ISBN: 978-0-7360-8918-0
Teixeira Ana Maria Fonseca; Basquetebol em cadeira de rodas. ISBN: 978-85-60336-02-9
Lepore Monica; Adapted aquatics programming. ISBN: 0-88011-695-1
Davis Robert W.; Inclusion through sports. ISBN: 978-0-7360-3439-5
Goosey-Tolfrey Vicky 340; Wheelchair sport. ISBN: 978-07360-8676-9
Mauerberg-Castro, E; Atividade Física Adaptada., Tecnomed Editora, 2005
Campeão, M., & Oliveira, R. ; Bocha paraolímpica: manual de orientação para professores de educação física., Brasília, Comité Paraolímpico Brasileiro. , 2006
Teixeira, A., & Ribeiro, S.; Basquetebol em cadeira de rodas: manual de orientação para professores de educação física. , Brasília, Comité Paraolímpico Brasileiro., 2006
Campeão, M., & Oliveira, R. ; Bocha paraolímpica: manual de orientação para professores de educação física., Brasília, Comité Paraolímpico Brasileiro. , 2006
Abrantes, G., Luz, L., & Barreto, M. ; Natação paraolímpica: manual de orientação para professores de educação física, Brasília, Comité Paraolímpico Brasileiro., 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e expositivas.
Utilização de diferentes meios audiovisuais (diapositivos, vídeo, fotografias).
Pesquisa bibliográfica e análise de textos.
Grupos de debate e análise - reflexões críticas.
Trabalhos de Grupo.

Aulas práticas e de intervenção nas seguintes áreas da Deficiência: Deficiência Motora e Paralisia Cerebral.
Planificação das intervenções a realizar e realização de reflexões sobre o trabalho desenvolvido.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 12,50
Trabalho de campo 70,00
Trabalho escrito 12,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 120,00
Realização de Estágio 100,00
Trabalho escrito 25,00
Estudo autónomo 25,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

As aulas teóricas e práticas são de frequência obrigatória (as faltas estão sujeitas às Normas Gerais de Avaliação da Faculdade).

Fórmula de cálculo da classificação final

Época Normal
Componente Teórica
- Avaliação Distribuída: 1 teste teórico + 1 trabalho escrito com apresentação oral (25%).
- Avaliação Contínua: assiduidade e participação nas aulas (5%).

Componente Prática
- Centro de Treino I (30%)
- Centro de Treino II (30%)
- Organização e Participação em Atividades promovidas pelo Gabinete (10%).

Avaliação dos Centros de Treino:
Em cada um dos centros de treino os alunos serão avaliados da seguinte forma:
- Avaliação Contínua do Centro de Treino - assiduidade e participação (10%)
- Intervenção prática em contexto de Centro de Treino (50%)
- Dossier (40%)

Época Recurso/Melhoria
- Exame à componente teórica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.

Melhoria de classificação

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.
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