| Código: | 646 | Sigla: | 646 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 31 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 2 | - | 3 | - | |
| 3 |
Entendimento sobre a problemática das crianças e do seu desenvolvimento.
Aquisição de conhecimentos relativos à Ginástica nas suas diversas variantes.
Compreensão da influência que as atividades gímnicas podem influenciar positivamente o desenvolvimento das crianças.
Vivências práticas de habilidades gímnicas.
Conhecer as características das crianças (2/7 anos).
Saber adaptar as atividades gímnicas às crianças.
Compreender as técnicas gímnicas e possibilidade de aplicação em algumas situações de aprendizagem para as crianças.
Saber utilizar as situações de aprendizagem e possibilidade de aplicação para as crianças.
Dominar as ajudas nas atividades possíveis de utilizar com as crianças.
Saber aplicar às crianças as situações de desenvolvimento geral e específico das capacidades motoras.
Desenvolvimento motor nos primeiros anos de vida.
Capacidades motoras; a importância da coordenação.
Bases e fundamentos da ginástica: deslocamentos, rotações, apoios, suspensões, saltos e receções.
Abordagem da movimentação básica nos aparelhos fixos da Ginástica Artística.
Aparelhos adaptados às crianças (aparelhos de iniciação).
Aprendizagem das formas de ajuda mais importantes no ensino das técnicas gímnicas nas perspetivas de aprendizagem com autonomia e da segurança das crianças.
Situações de aprendizagem para os diferentes elementos gímnicos (colocação dos materiais e ajudas manuais).Experimentação e exercitação prática, com utilização de tempos para apoio teórico.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 66,00 |
| Frequência das aulas | 15,00 |
| Total: | 81,00 |
Assistência a 75% das aulas dadas, ou, tendo estatuto ou condição especial (ex: lesão), a 50% da aulas dadas.
Qualquer outro assunto relacionado com a obtenção de frequência, terá de ser devidamente reportado ao professor responsável nas duas primeiras semanas do ano letivo.
Estudantes que se virem impedidos de realizar as avaliações nas datas previamente marcadas pelo professor, por motivos de saúde (lesão, cirurgia ou doença de recuperação prolongada), podem realizar a avaliação noutra data, a qual não pode ir além do último dia do primeiro semestre.