| Código: | 610 | Sigla: | 610 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 18 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 2 | - | 3 | - | |
| 3 |
- Conhecer a história da computação
- Conhecer o funcionamento dos computadores
- Conhecer o sistema operativo Windows
- Conhecer e usar programas antivírus e antimalware
- Aprender a usar o Word
- Aprender a usar clientes de email
- Aprender a usar o PowerPoint
- Aprender a usar o Excel
- Programar funções e fórmulas no Excel
- Formatar textos em Word
- Formatar imagens em Word
- Escrever fórmulas matemáticas em Word
- Fazer apresentações em PowerPoint
- Formatar imagens e vídeos em PowerPoint
- Escrever fórmulas matemáticas em PowerPoint
- Fazer animações personalizadas em PowerPoint
- Formatar células e texto em Excel
- Escrever fórmulas e funções em Excel
- Interpretar fórmulas matemáticas e transcrevê-las para Excel
- História da computação: do ábaco aos computadores
- Funcionamento dos computadores: diferentes componentes do hardware; a numeração binária
- O sistema operativo Windows: aspeto e personalização; cópia e remoção de ficheiros e pastas; instalação e remoção de programas;
- Programas antivírus e antimalware: instalação e uso
- Word: formatação de páginas e parágrafos; tipos de letra; caixas de texto; tabelas; imagens; formas automáticas para desenho; teclas de atalho; barras de tarefas
- Clientes de email: uso básico; o campo BCC/CCO
- PowerPoint: aspeto e personalização de slides; texto, imagens e formas automáticas; animação personalizada
- Excel: aspeto de células individuais/ grupo de células – tamanho, preenchimento, limites, cor; bloquear painéis; alinhamento e orientação de texto; junção de células
- Programar funções e fórmulas no Excel: fórmulas básicas de matemática – soma, multiplicação …; fixar célula/linha/coluna na fórmula; derivada numérica – instabilidade, uso de fórmulas centradas.
Os temas são apresentados de forma breve pelo Professor, incluindo vários exemplos de execução realizados pelo Professor no respetivo computador ligado ao projetor de vídeo, seguindo-se a resolução de exercícios de aplicação pelos alunos, com supervisão do Professor. Após um tempo razoável os exercícios são resolvidos pelo Professor no seu computador.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Teste | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 66,00 |
| Frequência das aulas | 15,00 |
| Total: | 81,00 |
São realizados 1 teste e um exame (em Época Normal). A nota mínima em cada uma das componentes (teste e exame) é de 7.5 valores, numa escala de 0 a 20. A obtenção de uma nota inferior a 7.5 valores no teste implica a não admissão ao exame.
São admitidos ao exame final englobante, em Época de Recurso, os estudantes que não tiverem obtido frequência por testes e estejam dentro do limite de faltas legalmente estabelecido.
Média do teste e exame: (T1+E1)/2
ou
nota do exame final (Época de Recurso)
não são considerados
Exame prático final (em época de exames, ou não, de acordo com a lei) englobante sobre o Word, PowerPoint, Excel e programação em Excel.
Exame prático final englobante, na Época de Recurso, sobre o Word, PowerPoint, Excel e programação em Excel.