Práticas Laboratoriais e Comportamento Motor
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O principal desígnio da UC Práticas Laboratoriais no Estudo do Comportamento Motor é contribuir para colmatar algum hiato entre o campo teórico do conhecimento e a sua aplicabilidade prática no que respeita ao domínio de avaliação do comportamento motor (nas suas vertentes desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controlo motor), designadamente no estudo das suas variações intraindividual e interindividual.
- Partindo do referencial teórico Comportamento Motor dar a conhecer metodologias, procedimentos de coleta e análise de dados e instrumentos de avaliação que viabilizam a investigação académica aplicada.
- Familiarizar os estudantes com os principais laboratórios, a nível nacional e internacional, cujas linhas de investigação se reportam ao estudo do Comportamento Motor.
- Adquirir competências no domínio da escolha e aplicação de protocolos de testes e Baterias de testes que permitam apreciar diferenças intraindividual e entre sujeitos particularmente em parâmetros de coordenação motora, competência motora, perceção corporal, lateralidade e assimetrias motoras funcionais.
- Desenvolver conhecimento e competências para a aplicação, no terreno, de alguns testes e Baterias com a consequente recolha e tratamento dos dados.
- Iniciar os estudantes na análise e discussão dos resultados comparando-os com o corpo teórico de conhecimentos.
- Compreender as diferenças intraindividual e entre sujeitos em diferentes tipos de prática e em diferentes condições de prática.
- Estimular o sentido crítico dos estudantes face a um domínio controverso como é o da avaliação do comportamento motor nas várias idades e nas populações que as Ciências do Desporto envolvem como matéria de estudo (infantojuvenil, alto rendimento, necessidades especiais e idosos).
Resultados de aprendizagem e competências
- Explicar as diferenças e as interações entre os domínios do Comportamento Motor (desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controlo motor).
- Demonstrar conhecimento sobre os principais laboratórios de Comportamento Motor a nível nacional e internacional.
- Descrever metodologias, instrumentos de avaliação, procedimentos de coleta e análise de dados no domínio do Comportamento Motor.
- Dominar a aplicação de metodologias, protocolos e instrumentos de avaliação do Comportamento Motor.
- Explicar as diferenças intraindividual e entre sujeitos na expressão de parâmetros de Comportamento Motor.
- Manifestar sentido crítico face aos processos de avaliação do Comportamento Motor.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Estatística básica.
Programa
- Introdução ao estudo do Comportamento Motor. A investigação laboratorial e algumas questões fundamentais na avaliação do Comportamento Motor.
- Metodologia experimental: desenhos de estudo (transversal, longitudinal e longitudinal misto), variáveis (biológicas, biossociais, psicossociais, psicomotoras e de desempenho motor; qualitativas e quantitativas); escalas de medida e medidas de desempenho motor.
- Lateralidade como variável biossocial: preferência versus proficiência. Avaliação dos comportamentos de assimetria lateral: medidas de preferência e medidas de performance.
- Escala corporal como variável psicossocial: corpo real versus corpo percecionado. Precisão da fronteira corporal como requisito de um comportamento motor adequado às metas de aprendizagem.
- Affordances e escala corporal como variáveis psicomotoras: experiências através das habilidades motoras fundamentais.
- Variabilidade do comportamento motor: diferenças intraindividual e entre sujeitos em diferentes tarefas e condições de prática. Uma experiência com o equilíbrio e com a velocidade e precisão de movimentos.
- Habilidades motoras fundamentais. Breve fundamentação teórico-prática e prática laboratorial.
- O estudo do Comportamento Motor na otimização do processo de ensino/aprendizagem de habilidades motoras.
Bibliografia Obrigatória
Baumgartner Ted A. 070;
Measurement for evaluation in physical education and exercise science. ISBN: 978-0-07-304526-9
Fairbrother Jeffrey T.;
Fundamentals of motor behaviour. ISBN: 978-0-7360-7714-9
Piek Jan P. 340;
Motor behavior and human skill. ISBN: 0-88011-675-7
Bibliografia Complementar
Haywood Kathleen M.;
Life span motor development. ISBN: 0-87322-483-3
Burton Allen W.;
Movement skill assessment. ISBN: 0-87322-975-4
Haywood Kathleen M.;
Laboratory activities for life span motor development. ISBN: 0-87322-134-6
Gallahue David L.;
Compreendendo o desenvolvimento motor. ISBN: 85-7655-016-4
Vasconcelos Olga;
Assessment of manual asymmetry
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositivo (aulas teórico-práticas) e estimulador do pensamento crítico.
Investigação na Web.
Aulas práticas com tarefas individuais ou tarefas em grupo envolvendo a aplicação de metodologias e instrumentos de avaliação de parâmetros do comportamento motor.
Trabalhos de campo.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Neurociências
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho de campo |
10,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Exame |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Frequência das aulas |
15,00 |
| Trabalho de campo |
2,00 |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Estudo autónomo |
39,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação distribuída com exame final é composta por uma componente teórica e uma componente prática. Para conseguir aproveitamento a esta unidade curricular o/a estudante terá que obter uma classificação ≥ 9,5 valores em cada uma destas componentes.
Componente teórica: exame.
Componente prática: presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas; participação nas atividades desenvolvidas nas aulas; realização e apresentação de trabalhos; participação na componente on-line.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada das componentes:
1. Exame sobre os conteúdos abordados: 50%
2. Trabalho escrito: 40% (recolha, introdução e análise de dados no SPSS; discussão de resultados)
3. Trabalho de campo: Participação na Mostra da Ciência U.Porto: 10%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que não assegurem a presença a, pelo menos, 75% das aulas lecionadas (estudantes com estatutos especiais) deverão contactar a responsável pela unidade curricular no prazo máximo de duas semanas após a lecionação da primeira aula teórica, para definir um plano alternativo de avaliação à unidade curricular.
Se essa ocorrência não acontecer, após essas duas semanas o estudante será considerado como estudante regular.Para os/as estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de provas especiais para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da unidade curricular.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação poderá ser obtida apenas através da repetição do exame