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Práticas Laboratoriais e Comportamento Motor

Código: 641     Sigla: 641

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 52 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 3 15 81
2

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O principal desígnio da UC Práticas Laboratoriais no Estudo do Comportamento Motor é contribuir para colmatar algum hiato entre o campo teórico do conhecimento e a sua aplicabilidade prática no que respeita ao domínio de avaliação do comportamento motor (nas suas vertentes desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controlo motor), designadamente no estudo das suas variações intraindividual e interindividual.

- Partindo do referencial teórico Comportamento Motor dar a conhecer metodologias, procedimentos de coleta e análise de dados e instrumentos de avaliação que viabilizam a investigação académica aplicada.

- Familiarizar os estudantes com os principais laboratórios, a nível nacional e internacional, cujas linhas de investigação se reportam ao estudo do Comportamento Motor.

- Adquirir competências no domínio da escolha e aplicação de protocolos de testes e Baterias de testes que permitam apreciar diferenças intraindividual e entre sujeitos particularmente em parâmetros de coordenação motora, competência motora, perceção corporal, lateralidade e assimetrias motoras funcionais.

- Desenvolver conhecimento e competências para a aplicação, no terreno, de alguns testes e Baterias com a consequente recolha e tratamento dos dados.

- Iniciar os estudantes na análise e discussão dos resultados comparando-os com o corpo teórico de conhecimentos.

- Compreender as diferenças intraindividual e entre sujeitos em diferentes tipos de prática e em diferentes condições de prática.


- Estimular o sentido crítico dos estudantes face a um domínio controverso como é o da avaliação do comportamento motor nas várias idades e nas populações que as Ciências do Desporto envolvem como matéria de estudo (infantojuvenil, alto rendimento, necessidades especiais e idosos).

Resultados de aprendizagem e competências

- Explicar as diferenças e as interações entre os domínios do Comportamento Motor (desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controlo motor).

- Demonstrar conhecimento sobre os principais laboratórios de Comportamento Motor a nível nacional e internacional.

- Descrever metodologias, instrumentos de avaliação, procedimentos de coleta e análise de dados no domínio do Comportamento Motor.

- Dominar a aplicação de metodologias, protocolos e instrumentos de avaliação do Comportamento Motor.

- Explicar as diferenças intraindividual e entre sujeitos na expressão de parâmetros de Comportamento Motor.

- Manifestar sentido crítico face aos processos de avaliação do Comportamento Motor.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Estatística básica.

Programa


  1. Introdução ao estudo do Comportamento Motor. A investigação laboratorial e algumas questões fundamentais na avaliação do Comportamento Motor.

  2. Metodologia experimental: desenhos de estudo (transversal, longitudinal e longitudinal misto), variáveis (biológicas, biossociais, psicossociais, psicomotoras e de desempenho motor; qualitativas e quantitativas); escalas de medida e medidas de desempenho motor.

  3. Lateralidade como variável biossocial: preferência versus proficiência. Avaliação dos comportamentos de assimetria lateral: medidas de preferência e medidas de performance.

  4. Escala corporal como variável psicossocial: corpo real versus corpo percecionado. Precisão da fronteira corporal como requisito de um comportamento motor adequado às metas de aprendizagem.

  5. Affordances e escala corporal como variáveis psicomotoras: experiências através das habilidades motoras fundamentais.

  6. Variabilidade do comportamento motor: diferenças intraindividual e entre sujeitos em diferentes tarefas e condições de prática. Uma experiência com o equilíbrio e com a velocidade e precisão de movimentos.

  7. Habilidades motoras fundamentais. Breve fundamentação teórico-prática e prática laboratorial.

  8. O estudo do Comportamento Motor na otimização do processo de ensino/aprendizagem de habilidades motoras.

Bibliografia Obrigatória

Baumgartner Ted A. 070; Measurement for evaluation in physical education and exercise science. ISBN: 978-0-07-304526-9
Fairbrother Jeffrey T.; Fundamentals of motor behaviour. ISBN: 978-0-7360-7714-9
Piek Jan P. 340; Motor behavior and human skill. ISBN: 0-88011-675-7

Bibliografia Complementar

Haywood Kathleen M.; Life span motor development. ISBN: 0-87322-483-3
Burton Allen W.; Movement skill assessment. ISBN: 0-87322-975-4
Haywood Kathleen M.; Laboratory activities for life span motor development. ISBN: 0-87322-134-6
Gallahue David L.; Compreendendo o desenvolvimento motor. ISBN: 85-7655-016-4
Vasconcelos Olga; Assessment of manual asymmetry

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo (aulas teórico-práticas) e estimulador do pensamento crítico.
Investigação na Web.
Aulas práticas com tarefas individuais ou tarefas em grupo envolvendo a aplicação de metodologias e instrumentos de avaliação de parâmetros do comportamento motor.
Trabalhos de campo.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Neurociências

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 40,00
Exame 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 15,00
Trabalho de campo 2,00
Trabalho escrito 25,00
Estudo autónomo 39,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída com exame final é composta por uma componente teórica e uma componente prática. Para conseguir aproveitamento a esta unidade curricular o/a estudante terá que obter uma classificação ≥ 9,5 valores em cada uma destas componentes.
Componente teórica: exame.
Componente prática: presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas; participação nas atividades desenvolvidas nas aulas; realização e apresentação de trabalhos; participação na componente on-line.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das componentes:

1. Exame sobre os conteúdos abordados: 50%


2. Trabalho escrito: 40% (recolha, introdução e análise de dados no SPSS; discussão de resultados)

3. Trabalho de campo: Participação na Mostra da Ciência U.Porto: 10%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que não assegurem a presença a, pelo menos, 75% das aulas lecionadas (estudantes com estatutos especiais) deverão contactar a responsável pela unidade curricular no prazo máximo de duas semanas após a lecionação da primeira aula teórica, para definir um plano alternativo de avaliação à unidade curricular. Se essa ocorrência não acontecer, após essas duas semanas o estudante será considerado como estudante regular.

Para os/as estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de provas especiais para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da unidade curricular.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser obtida apenas através da repetição do exame
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