Estudos Práticos II - Basquetebol
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulo de
| Código |
Nome |
| 125 |
Estudos Práticos II |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as habilidades táctico/técnicas, a organização táctica colectiva e as regras do jogo de Basquetebol;
Domínio motor das habilidades táctico/técnicas essenciais do jogo de Basquetebol.
Desenvolver conhecimento e competências para o ensino do Basquetebol.
Resultados de aprendizagem e competências
Um dos principais pressupostos orientadores desta disciplina diz respeito ao facto de os alunos revelarem, na generalidade, insuficiências relativamente às habilidades específicas da modalidade, assim como ao conhecimento da mesma.
Por conseguinte, a perceção desta realidade reforça a necessidade de proporcionar aos alunos vivências práticas, de modo a garantir uma concretização dos elementos teóricos no confronto e resolução dos problemas específicos da intervenção prática, neste processo complexo de ensino do basquetebol.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Construção do jogo a partir de situações reduzidas
2. Organização Defensiva
3. O Ensino do Jogo de Basquetebol
Bibliografia Obrigatória
Fernando Tavares; Américo Santos; Eduardo Santos; Sebenta de Basquetebol, AE-FADEUP, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Experimentação e exercitação prática, com utilização de tempos para apoio teórico
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
75,00 |
| Teste |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
51,00 |
| Frequência das aulas |
30,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Presença e realização prática de pelo menos 75% das aulas previstas. Contudo, para os casos devidamente comprovados por relatório médico, que ateste uma incapacidade para o aluno ter uma participação ativa nas aulas, e que seja deferido pelo Conselho Pedagógico, admite-se a presença e realização prática de apenas 50% das aulas previstas.
Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade em cima mencionadas, os casos previstos na lei, nomeadamente trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição. Estes estudantes, terão de definir, no início do ano letivo com o respetivo docente, o conjunto de provas ou trabalhos especiais que terão de realizar, de modo a demonstrar o domínio da matéria e das competências exigidas.
A avaliação possui duas componentes, uma prática e outra teórica. Em ambas as componentes, o aluno não pode obter uma classificação inferior a oito (8,0) valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final terá as seguintes ponderações: A avaliação prática corresponde a 75% e a avaliação teórica a 25% da classificação final, sendo que nenhuma das componentes poderá ser inferior a oito (8) valores.
Considera-se aprovado o estudante que obtenha uma classificação final mínima arredondada de dez (10) valores.
Observações
Considerando as circunstâncias excepcionias em que se realizou o 2º Semestre, com quatro aulas práticas e as restantes aulas presenciais, foi corrigida a ponderação final da avaliação, que passou a ser 75% para a avaliação teórica e 25 % para a avaliação prática.