Pedagogia do Desporto
Ocorrência: 2019/2020 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular Pedagogia do Desporto tem como propósito a abordagem pedagógica do Desporto, tomado como elemento da cultura, no processo geral de educação e formação do ser humano.
A PD como disciplina científica
Fundamentação antropológica da PD
Domínios problemáticos da Pedagogia do Desporto: educação, formação, aprendizagem, jogo, corpo, movimento.
Dimensão ética do Desporto.
Desporto e profissão.
Resultados de aprendizagem e competências
Clarificar conceitos chave. Compreender a diversidade do desporto atual. Problematizar as diferentes formas de acção lúdico-desportivas à luz de perspectivas pedagógicas. Compreender o significado pedagógico do desporto na acção prática. O ensino como acto pedagógico; o treino como acto pedagógico.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Ensino secundário
Programa
1. A Pedagogia do Desporto como disciplina científica. A mudança de paradigma da Teoria da Educação Física (TEF) para PD. Objecto da PD e objectivos da PD; PD como ciência da acção; principais orientações da PD; a questão metodológica; sistemática da PD; perspectivas de desenvolvimento da PD.O significado humano e pedagógico do desporto; a ofensiva cultural do desporto e a sua revalorização pedagógica.
2. Justificação teórica das necessidades de aprendizagem, de educação e de socialização do ser humano. As razões e as justificações da PD ao longo da história. Grécia clássica, Idade Média, Renascimento, Idade Moderna. Principais autores. A justificação clássica de Pestalozzi
3. Fundamentos antropológicos da Pedagogia do Desporto. Temas antropológicos relacionado com a EF e Desporto: Corpo; Movimento; Jogo; Rendimento.
4. Domínios problemáticos da Pedagogia do Desporto: Educação, Formação, Aprendizagem, Desenvolvimento e Socialização.
4.1 Conceito de educação; sentidos da educação; educação como ação.
4.2 Contradições do conceito de educação; contradições da situação educativa; contradições da escola como instituição. Educação em sentido lato e em sentido restrito. O acto educativo.
4.3 Escola e sociedade - modelo interdependente. Condições sociais da educação desportiva.
4.3.1. Desigualdade social no acesso ao desporto- um problema pedagógico.
4.3.2. Desporto organizado, para crianças e jovens
4.3.3. Desporto "comercial".
5. Educação e problemática dos objectivos pedagógicos. 5.1.Função dos objectivos; necessidade de legitimar os objectivos; ideias-chave da legitimação dos objectivos: ideia da emancipação; ideia da capacidade de comunicação; ideia da capacidade de acção.
5.2. Objetivos pedagógicos de uma boa educação desportivo-motora. Pluralidade de objectivos em Educação Desportiva.
5.3. Realização dos objectivos.
5.4. Objetivos e conteúdos do currículo a partir do contexto histórico e social.
5.5. Objectivos com diferentes graus de abstração; Objectivos que configuram a aquisição de competência motora, no contexto da educação/formação do ser humano competente!
5.6. Conteúdos da educação-formação e práticas sociais. O desporto como conceito agregador, sintetizador e unificador de dimensões motoras, técnicas, táticas, mentais, espirituais, sociais, afetivas.
5.7. Desporto e rendimento pedagógico. Possibilidades formativas do Desporto. Condições para que o desporto seja educativo. Consequências para a prática pedagógica.
6. Dimensão ética do desporto.
7. Educação e profissão pedagógica. Características da ação pedagógica. A relação pedagógica: no ensino e no treino. O ensino, desafio complexo; o treino, desafio complexo. Particularidades da profissão pedagógica.
Bibliografia Obrigatória
Bento Jorge Olímpio;
O outro lado do desporto. ISBN: 972-8146-24-8
Bento Jorge Olímpio;
Contextos da pedagogia do desporto. ISBN: 972-241-067-9
Matos Zélia;
Contributos para a compreensão da pedagogia do desporto
Tani Go 340;
Pedagogia do desporto. ISBN: 85-277-1242-3
Mialaret Gaston;
Introdução à pedagogia
Mesquita Isabel 340;
Professor de educação física. ISBN: 978-972-8687-62-5
Lebre Eunice 340;
Professor de educação física. ISBN: 972-8687-13-3
Bibliografia Complementar
Matos Zélia;
Questões acerca do termo pedagogia do desporto
Pinto Zélia Maria Matos de Almeida Roque;
Estudo da pedagogia do desporto em Portugal
Mialaret Gaston;
A^Nova pedagogia. ISBN: 84-401-0537-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e aulas práticas
[Aulas de exposição de matéria;
Aulas práticas com tarefas individuais ou tarefas em grupo].
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação física > Desporto
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Teste |
70,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
60,00 |
| Frequência das aulas |
60,00 |
| Trabalho escrito |
42,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas leccionadas (teóricas e práticas) e realização de todas a tarefas.
Fórmula de cálculo da classificação final
70+(20+10)
Provas e trabalhos especiais
Escrever um Ensaio sobre um dos sub-temas da matéria, no âmbito das aulas práticas.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos abrangidos por legislação: Exame final (específico).
Melhoria de classificação
Exame escrito para a componente teórica da disciplina.
Observações
Componente on-line