Caracterização Bioenergética e Cinética Metabólica em Desporto
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2019/2020 - SP (de 11-03-2019 a 31-07-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Conhecer a importância dos fatores bioenergéticos no desporto em geral, e nas modalidades desportivas individuais e cíclicas em particular, através da caracterização bioenergética de esforços de curta, média e longa duração (intermitentes e contínuos), assim como da cinética metabólica nesses exercícios e em protocolos comummente utilizados para avaliar o comportamento de parâmetros fisiológicos relevantes.
Dominar os protocolos, métodos e equipamento usado em Ciências do Desporto, desde os primórdios da Fisiologia do Exercício até aos nossos dias, para estudar a bioenergética da locomoção humana e sua contribuição para o rendimento desportivo. Dominar os conceitos de dispêndio e custo energéticos, sabendo determina-los através de todas as suas componentes. Compreender os conceitos de limiares de fadiga, ligando-os às transições entre sistemas bioenergéticos. Conhecer o estado atual de desenvolvimento da literatura da especialidade.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos acima descritos permitem que os estudantes adquiram conhecimentos aprofundados no domínio da caracterização bioenergética e da cinética metabólica em Desporto, quer através da transmissão oral e escrita de estudos (alguns dos quais da autoria de investigadores pertences ao Cifi2d), quer da experimentação prática. A realização de um trabalho escrito com base no tratamento de dados fisiológicos permite, igualmente, uma melhor perceção por parte dos estudantes do comportamento dos parâmetros fisiológicos mais relevantes.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Conceitos introdutórios;
- Cinética do consumo de oxigénio, da lactatemia e da frequência cardíaca em protocolos incrementais intermitentes e contínuos, e em protocolos retangulares;
- Dispêndio energético vs. custo energético: exemplos da corrida, ciclismo e musculação;
- Custo energético e limiares de fadiga em natação;
- Caracterização bioenergética de esforços de curta, média e longa duração.
Bibliografia Obrigatória
Barbosa T. M. 070;
Evaluation of the energy expenditure in competitive swimming strokes (27(11): 894-899)
Fernandes R. J. 070;
Does net energy cost of swimming affect time to exhaustion at the individual.s maximal oxygen consum (46: 373-80.)
Figueiredo P et al; An energy balance of the 200 m front crawl race, Eur J Appl Physiol, 2011 (111: 767-777)
Jones Andrew M. 340;
Oxygen uptake kinetics in sport, exercise and medicine. ISBN: 0-415-30561-6
Sousa A. C. 070;
VO2 kinetics in 200-m race-pace front crawl swimming (32(10): 765-770)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Plural, apesar de se alicerçar no processo mais tradicional da aula centrada na transmissão de conteúdos, devido ao número de estudantes (habitualmente < 10), ao apoio iconográfico cuidado e variado e ao permanente apelo ao diálogo e à intervenção dos estudantes. De realçar, igualmente, o apelo à participação, embora esporádica, em momentos experimentais de coleta de dados com incidência bioenergética relevante, assim como à participação de convidados que expõem os protocolos, métodos e equipamentos que usam aquando das atividades de caracterização bioenergética e da cinética metabólica que em diferentes modalidades desportivas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
50,00 |
| Frequência das aulas |
15,00 |
| Trabalho de campo |
15,00 |
| Trabalho escrito |
55,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Comparencia regular aos momentos formativos, sejam eles de transmissão teorica de conhecimentos, sejam de cariz experimental.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuída sem exame final, procurando que contribua também para uma aprendizagem individual tutorada.