Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PDCD019
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Currículo e Instrução

Código: PDCD019     Sigla: CD-DEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2019/2020 - SP (de 11-03-2019 a 31-07-2020)

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 2 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Reconhecer e analisar criticamente, de forma teoricamente fundamentada, diferentes abordagens curriculares no ensino do Desporto.

2. Perspetivar temas de pesquisa no ensino do Desporto e respetivo desenvolvimento a partir do estado da arte na área cientifica.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos percorrem linhas e temas atuais de investigação, alguns inovadores e outros revisitados, no âmbito da Pedagogia do Desporto no sentido de dotar os estudantes de ferramentas conceptuais que os auxiliem na compreensão e formulação de novos problemas de pesquisa neste âmbito.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Das estratégias de ensino aos modelos de ensino.

- Modelos de ensino centrados no professor versus centrados no estudante.

- Investigação atual sobre os modelos de ensino: paradigmas, problemas e metodologias.

Bibliografia Obrigatória

Metzler Michael W.; Instructional models for physical education. ISBN: 978-1-934432-13-6
Oslin JL, Mitchell S, Griffin L; The Game Performance Assessment Instrument (GPAI): Development and preliminary validation, Journal of Teaching in Physical Education, 1998 (17:231-243)
Pereira Felismina Rosa Marques 070; Instructional approaches in youth volleyball training settings (227-244)
Rovegno I, Nevett M, Babiarz M; Learning and teaching invasion-game tactics in 4th grade: Introduction and theoretical perspective, Journal of Teaching in Physical Education, 2001 (20:341-351)
Siedentop D; The theory and practice of sport education. In: G.Barrette, Feingold R, Rees C, Piéron M (eds) Myths; models and methods in sport pedagogy, 1987 (p 79-85JOPERD 67:27)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos programáticos percorrem linhas e temas atuais de investigação, alguns inovadores e outros revisitados, no âmbito da Pedagogia do Desporto no sentido de dotar os estudantes de ferramentas conceptuais que os auxiliem na compreensão e formulação de novos problemas de pesquisa neste  âmbito.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 15,00
Total: 45,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas práticas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Método expositivo e discussões temáticas com apresentação de trabalhos baseados na análise de artigos científicos.


- Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.

- Apresentação e discussão de 1 trabalho baseado na análise de três artigos científicos relacionados com o ensino do desporto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 15:18:08 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico