Currículo e Instrução
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2019/2020 - SP (de 11-03-2019 a 31-07-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Reconhecer e analisar criticamente, de forma teoricamente fundamentada, diferentes abordagens curriculares no ensino do Desporto.
2. Perspetivar temas de pesquisa no ensino do Desporto e respetivo desenvolvimento a partir do estado da arte na área cientifica.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos percorrem linhas e temas atuais de investigação, alguns inovadores e outros revisitados, no âmbito da Pedagogia do Desporto no sentido de dotar os estudantes de ferramentas conceptuais que os auxiliem na compreensão e formulação de novos problemas de pesquisa neste âmbito.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Das estratégias de ensino aos modelos de ensino.
- Modelos de ensino centrados no professor versus centrados no estudante.
- Investigação atual sobre os modelos de ensino: paradigmas, problemas e metodologias.
Bibliografia Obrigatória
Metzler Michael W.;
Instructional models for physical education. ISBN: 978-1-934432-13-6
Oslin JL, Mitchell S, Griffin L; The Game Performance Assessment Instrument (GPAI): Development and preliminary validation, Journal of Teaching in Physical Education, 1998 (17:231-243)
Pereira Felismina Rosa Marques 070;
Instructional approaches in youth volleyball training settings (227-244)
Rovegno I, Nevett M, Babiarz M; Learning and teaching invasion-game tactics in 4th grade: Introduction and theoretical perspective, Journal of Teaching in Physical Education, 2001 (20:341-351)
Siedentop D; The theory and practice of sport education. In: G.Barrette, Feingold R, Rees C, Piéron M (eds) Myths; models and methods in sport pedagogy, 1987 (p 79-85JOPERD 67:27)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos programáticos percorrem linhas e temas atuais de investigação, alguns inovadores e outros revisitados, no âmbito da Pedagogia do Desporto no sentido de dotar os estudantes de ferramentas conceptuais que os auxiliem na compreensão e formulação de novos problemas de pesquisa neste âmbito.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
30,00 |
| Frequência das aulas |
15,00 |
| Total: |
45,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas práticas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Método expositivo e discussões temáticas com apresentação de trabalhos baseados na análise de artigos científicos.
- Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
- Apresentação e discussão de 1 trabalho baseado na análise de três artigos científicos relacionados com o ensino do desporto.