Formação de Mestres e Doutores:Exigências e Competências
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2019/2020 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Conseguir que os estudantes adquiram um olhar acurado sobre as transformações em curso na Universidade, como reflexo da conjuntura ética, cultural, política e social que assola o mundo;
- Esboçar um conjunto de exigências e competências inerentes à formação de doutores como quadros realmente superiores, assim como ao seu perfil de intelectuais e às obrigações que ele comporta.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos desta UC orientam-se para questões centrais da problemática relativa ao papel e objetivos da Universidade no que se refere à formação de Mestres e Doutores procurando situá-las e compreendê-las na conjuntura atual e chamar a atenção para os deveres que competem aos diferentes intervenientes deste processo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Caminhos da Universidade Para onde está sendo levada a Universidade?
i) Introdução
ii) Algumas teses
iii) Ameaças e transformações em curso
iv) Chamadas de atenção e tomadas de posição:
v). Das circunstâncias e dos desafios
2. Das competências e obrigações
i) Preparação científica, espiritual e cultural
ii) Formação filosófica
iii) Capacidade de pensar, de ver, perceber, admirar, sonhar e visar o Grande
iv) Competência para o papel de intelectual: várias obrigações
v) Competência da palavra
vi) Do amor à sabedoria (philo-sophia) para a prática da sabedoria.
vii) Apego às virtudes humanas
3. Conclusões
Bibliografia Obrigatória
Boaventura de Sousa Santos; A Reuniversidade, REVISTA DO SNESUP, 2010 (nº. 38, OUT/NOV/DEZ 2010)
Eckhard Meinberg; Bildung in dürftiger Zeit, DSHS Köln, 2010
Jorge Olímpio Bento; Formação de Mestres e Doutores, Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física, 2008
Luc Ferry; A sabedoria dos mitos gregos: aprender a viver II, Objetiva, 2009
Pascal Mercier; Comboio Nocturno para Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2008 (p. 172, 2ª Edição)
Zygmunt Bauman; Medo Líquido, Jorge Zahar Editor, 2006
Zygmunt Bauman; Legisladores e intérpretes - Sobre modernidade, pós-modernidade e intelectuais, Zahar Editor, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino expositiva adoptada nesta UC procura facilitar a aquisição por parte dos estudantes dos conhecimentos que lhes serão necessários para posteriormente elaborarem uma reflexão própria e sustentada sobre a temática abordada, que irá dar origem à elaboração do trabalho a entregar para a sua avaliação. Complementarmente, a possibilidade da exposição e explicação dos conteúdos serem interrompidas em qualquer momento pelos estudantes para colocação de questões e dúvidas permite o desenvolvimento de debates e questionamentos promotores de uma maior qualidade das suas reflexões
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
60,00 |
| Frequência das aulas |
15,00 |
| Trabalho escrito |
60,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
não se aplica
Fórmula de cálculo da classificação final
As aulas seguirão o método da exposição, mediante o recurso à tecnologia de power-point, com abertura
permanente para o questionamento e debate.
A avaliação implicará a presença em 75% das aulas e a elaboração de um trabalho de reflexão sobre um tema do programa, a acordar com os estudantes.