Currículo e Instrução
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2018/2019 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Reconhecer e analisar criticamente, de forma teoricamente fundamentada, diferentes abordagens curriculares no ensino do Desporto.
2. Perspetivar temas de pesquisa no ensino do Desporto e respetivo desenvolvimento a partir do estado da arte na área cientifica.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos percorrem linhas e temas atuais de investigação, alguns inovadores e outros
revisitados, no âmbito da Pedagogia do Desporto no sentido de dotar os estudantes de ferramentas conceptuais que os auxiliem na compreensão e formulação de novos problemas de pesquisa neste âmbito.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Das estratégias de ensino aos modelos de ensino
Modelos de ensino centrados no professor versus centrados no estudante.
Investigação atual sobre os modelos de ensino: paradigmas, problemas, metodologias
Bibliografia Obrigatória
Metzler Michael W.;
Instructional models for physical education. ISBN: 978-1-934432-13-6
Oslin JL, Mitchell S, Griffin L; The Game Performance Assessment Instrument (GPAI): Development and preliminary validation, Journal of Teaching in Physical Education, 1998 (17:231-243)
Pereira Felismina Rosa Marques 070;
Instructional approaches in youth volleyball training settings (227-244)
Rovegno I, Nevett M, Babiarz M; Learning and teaching invasion-game tactics in 4th grade: Introduction and theoretical perspective, Journal of Teaching in Physical Education, 2001 (20:341-351)
Siedentop D; The theory and practice of sport education. In: G.Barrette, Feingold R, Rees C, Piéron M (eds) Myths; models and methods in sport pedagogy, 1987 (p 79-85JOPERD 67:27)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos programáticos percorrem linhas e temas atuais de investigação, alguns inovadores e outros
revisitados, no âmbito da Pedagogia do Desporto no sentido de dotar os estudantes de ferramentas conceptuais que os auxiliem na compreensão e formulação de novos problemas de pesquisa neste âmbito.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
30,00 |
| Frequência das aulas |
15,00 |
| Total: |
45,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas práticas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Método expositivo e discussões temáticas com apresentação de trabalhos baseados na análise de artigos científicos.
Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas. Apresentação e discussão de 1 trabalho baseado na análise de três artigos científicos relacionados com o ensino do desporto.