Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PDCD019
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Currículo e Instrução

Código: PDCD019     Sigla: CD-DEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2018/2019 - SP

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 1 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Reconhecer e analisar criticamente, de forma teoricamente fundamentada, diferentes abordagens curriculares no ensino do Desporto.

2. Perspetivar temas de pesquisa no ensino do Desporto e respetivo desenvolvimento a partir do estado da arte na área cientifica.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos percorrem linhas e temas atuais de investigação, alguns inovadores e outros

revisitados, no âmbito da Pedagogia do Desporto no sentido de dotar os estudantes de ferramentas conceptuais que os auxiliem na compreensão e formulação de novos problemas de pesquisa neste âmbito.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Das estratégias de ensino aos modelos de ensino
Modelos de ensino centrados no professor versus centrados no estudante.
Investigação atual sobre os modelos de ensino: paradigmas, problemas, metodologias

Bibliografia Obrigatória

Metzler Michael W.; Instructional models for physical education. ISBN: 978-1-934432-13-6
Oslin JL, Mitchell S, Griffin L; The Game Performance Assessment Instrument (GPAI): Development and preliminary validation, Journal of Teaching in Physical Education, 1998 (17:231-243)
Pereira Felismina Rosa Marques 070; Instructional approaches in youth volleyball training settings (227-244)
Rovegno I, Nevett M, Babiarz M; Learning and teaching invasion-game tactics in 4th grade: Introduction and theoretical perspective, Journal of Teaching in Physical Education, 2001 (20:341-351)
Siedentop D; The theory and practice of sport education. In: G.Barrette, Feingold R, Rees C, Piéron M (eds) Myths; models and methods in sport pedagogy, 1987 (p 79-85JOPERD 67:27)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos programáticos percorrem linhas e temas atuais de investigação, alguns inovadores e outros

revisitados, no âmbito da Pedagogia do Desporto no sentido de dotar os estudantes de ferramentas conceptuais que os auxiliem na compreensão e formulação de novos problemas de pesquisa neste  âmbito.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 15,00
Total: 45,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas práticas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Método expositivo e discussões temáticas com apresentação de trabalhos baseados na análise de artigos científicos.

Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas. Apresentação e discussão de 1 trabalho baseado na análise de três artigos científicos relacionados com o ensino do desporto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 18:17:36 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico