| Código: | 648 | Sigla: | 648 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 52 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 2 | - | 3 | - | |
| 3 |
Aprender acerca do funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em Portugal;
Conhecer as técnicas básicas de Primeiros Socorros (PS) e como acionar os meios do SIEM;
Descrição teórica e familiarização prática das manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) e importância do Desfibrilhador Automático Externo (DAE);
Descrição teórica e familiarização prática da manobra de Heimlich na obstrução da via aérea por corpo estranho;
Identificar as regras básicas de salvamento e socorrismo aquático em piscina de grande profundidade;
Adquirir competências na observação/interpretação do tipo de acidente e vítima e a forma de garantir uma intervenção adequada, pré-hospitalar;
Conhecer as precauções a tomar quer na prática desportiva quer noutra e qualquer atividade indoor ou ar livre/natureza de lazer e/ou recreação, assim como respetivos primeiros socorros quando necessário (Hemorragias, Feridas e queimaduras).Dominar as precauções a tomar relativamente ao tipo de prática (atividade indoor ou ar livre/natureza) e material a utilizar;
Reconhecer as lesões mais comuns na prática de exercício e desporto quer de competição, quer de lazer;
Mostrar competências na observação/interpretação do tipo de acidente e vítima e a forma de garantir uma intervenção adequada, pré-hospitalar;
Aplicar as técnicas básicas de Primeiros Socorros (PS) e como acionar os meios de socorro e emergência;
Dominar teoricamente a manobra de Suporte Básico de Vida (SBV), conceito “cadeia de sobrevivência” e importância do Desfibrilhador Automático Externo (DAE).
3.1 Conhecer o funcionamento do SIEM e os meios disponíveis numa situação de emergência ou catástrofe e como acioná-los (contacto com o 112) de forma correta.
3.2 Princípios fundamentais de primeiros socorros: atitude e primeiros cuidados de quem vai socorrer, isto é, princípios básicos de atuação na abordagem à vítima durante o tempo que medeia o pedido e a chegada dos meios de socorro.
3.3 Suporte Básico de Vida - Adulto: cadeia de sobrevivência (igual importância dos quatro elos)
3.3.1 Avaliação de sinais de respiração e circulação (VOSP)
3.3.2 Identificar a situação presente do ferido/vítima (consciente/não consciente, respira/não respira)
3.3.3 Posição Lateral de segurança (PLS): objetivo e como executá-la
3.3.4 Sobrevivência – algoritmo de SBV), utilização do DAE
3.3. 5 Obstrução da via aérea por corpo estranho: manobra de Heimlich.
4. Lesões mais frequentes na prática desportiva, lazer e recreação, indoor e out door
4.1 Epidemiologia e prevenção
4.2 Lesões na pele (abertas e fechadas) e queimaduras (grau e origem: solar, elétrica, etc.)
4.3 Hemorragias internas e externas
4.4 Outras: Acidente vascular cerebral (AVC); Enfarte agudo do miocárdio (EAM), Envenenamento; Sob os efeitos do ambiente: insolação, hipotermia/golpe de calor.
5. Natação de salvamento aquático
5.1. Princípios básicos de socorrismo
5.1.1. Procedimentos face a acidentes ligeiros
5.1.2. Procedimentos face a acidentes graves
6. Caixa de Primeiros Socorros
6.1 Material vulgar mais utilizado (kit de primeiros socorros)
6.2 Material suplementar de apoio (maca, talas, cordas, fitas, etc.).
Os temas são tratados em aulas teórico-práticas presenciais, tendo carácter expositivo e de preparação para as situações práticas de execução das diferentes técnicas aprendizagem
Transmissão presencial e à distância e aplicação prática de conteúdos.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 66,00 |
| Frequência das aulas | 15,00 |
| Total: | 81,00 |
Todos os estudantes são obrigados à presença de 75% das aulas dadas.
Trabalhadores-estudantes e estatuto de alta-competição: os estudantes portadores de algum dos referidos estatutos e que não consigam assegurar a sua presença num mínimo de 75% das aulas dadas têm de contactar os docente da unidade curricular no prazo máximo de 15 dias, a contar da data da primeira aula, no sentido de ser preparado um plano alternativo de formação e avaliação de acordo com as circunstâncias de cada um.
No fim do semestre, será feita uma avaliação de conhecimentos teóricos (50%) e de tarefas práticas (50%) a realizar em trabalho autónomo e/ou acompanhado. No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.