Funcionalidade Muscular
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objetivos gerais: (1) fornecer aos alunos os conhecimentos fundamentais acerca da funcionalidade do músculo esquelético; (2) promover a compreensão dos diferentes factores susctíveis de afetar essa funcionalidade muscular.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os alunos no final desta UC opcional adquiram competências no que respeita aos conhecimentos da estrutura e funcionalidadedo músculo esquelético, competências essas que possam aplicar na sua vida profissional. Adicionalmente, pretende-se que esses conhecimentos contribuam para o enriquecimento e consolidação do estudo efetuado noutras UCs, nomeadamente no relativo às principais adaptações fisiológicas ao exercício.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Funcionalidade Muscular em Crianças e Jovens: principais diferenças morfológicas, contrateis e bioquímicas entre o músculo esquelético de uma criança/jovem e o de um adulto.
- Principais diferenças metabólicas musculares entre crianças/jovens e adultos.
- Genética, ambiente e performance. Os efeitos genéticos sobre a capacidade cardiovascular, composição muscular e endurance.
- Principais guidelines para o treino de força com crianças e jovens.
- Utilização das "stability balls" em protocolos de treino de força para desenvolvimento dos "core muscles".
- Envelhecimento Muscular. A sarcopenia e as caraterísticas do músculo envelhecido. O que fazer para atrasar o processo. Influência na autonomia e na vida social.
- A fadiga neuromuscular e a recuperação, durante e após o exercício. Mecanismos e aplicações práticas.
- Uma releitura sobre o stretching. Análise crítica dos reais efeitos dos alongamentos estásticos.
- Propriedades elásticas do músculo esquelético. Caraterísticas neuromusculares. Recuperação muscular através da libertação miofascial.
- Lesões Desportivas e seus efeitos na funcionalidade muscular. Principais lesões macro e microtraumáticas. Fatores de risco intrínsecos e extrínsecos.
- As contraturas musculares e seus efeitos na funcionalidade muscular. Sinais e sintomas. Formas de tratamento. O modelo da radiculopatia no tratamento das contraturas originadas por lesões ou alterações degenerativas da coluna vertebral.
- Alterações na funcionalidade da coluna vertebral. Cervicalgias e lombalgias: sintomatologia, tratamento, prevenção. Causas das alterações às curvaturas da coluna vertebral. Alterações degenerativas da coluna vertebral.
Bibliografia Obrigatória
Paul J.Goodman; The “Core” of the Workout Should Be on the Ball, NSCA’s Performance Training Journal 2(6), 2014
American Academy of Pediatrics; Strength Training by Children and Adolescents, PEDIATRICS Volume 121, Number 4, 2008
Jane A. Kent-Braun, Robert H. Fitts, Anita Christie; Skeletal Muscle Fatigue, Comprehensive Physiology, 2012
Folland, J.P. & Williams, A.G.; The Adaptations to Strength Training: Morphological and Neurological Contributions to increased Strength., Sports Medicine, 2007
Bibliografia Complementar
Shafiee G., Keshtkar A., Soltani A., Ahadi Z., Larijani B., Heshmat R.; Prevalence of sarcopenia in the world: a systematic review and meta- analysis of general population studies., J Diabetes Metab Disord., 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas magistrais.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
66,00 |
| Frequência das aulas |
15,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Aprovação na disciplina através da realização de exame final nas respetivas épocas regulares (1ª e 2ª), de acordo com as normas de avaliação da FADEUP emanadas pelo Conselho Pedagógico.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação do nível de conhecimentos e competências dos estudantes é realizada de acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto. Assim para serem aprovados na disciplina de Funcionalidade Muscular os alunos dispõem de dois momentos de avaliação: 1ª época (04/01/2019) e 2ª época (22/01/2019). Na 1ª época os alunos deverão realizar um exame final em que não podem apresentar uma nota inferior a 9.5 valores. Caso não obtenham nota positiva, poderão realizar o exame de recurso (2ª época) onde necessitam igualmente de obter uma classificação mínima de 9.5 valores. A nota final será a nota do referido exame arredondada às unidades.
Provas e trabalhos especiais
Não se consideram alternativas ou complemento ao exame final.
Trabalho de estágio/projeto
Não contemplado.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final na UC Funcionalidade Muscular poderá ter lugar numa das duas épocas seguintes relativamente à época em que obteve aprovação na referida disciplina. Os alunos deverão obrigatoriamente realizar a sua inscrição até 3 dias antes da data da realização do exame.
Observações
Tendo em vista os objetivos desta unidade curricular - fornecer conhecimentos acerca da funcionalidade do músculo esquelético e promover a compreensão dos diferentes factores que a podem afetar - consideramos que a gama eclética de tópicos incluídos no programa desta UC, que incluem temas tão variados como as alterações na funcionalidade muscular resultantes do envelhecimento, da fadiga neuromuscular, do treino da força e da flexibilidade, entre outros, permite claramente o atingimento das metas estabelecidas.