| Código: | 634 | Sigla: | 634 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 47 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 2 | - | 3 | - | |
| 3 |
:: Dominar conceitos fundamentais da didáctica do desporto;
:: Desenvolver competências básicas para a planificação, realização e avaliação do ensino de uma qualquer actividade física e desportiva em qualquer contexto;
:: Desenvolver a capacidade de identificar no processo de ensino-aprendizagem as inter-relações das dimensões da didáctica;
:: Desenvolver a capacidade de intervir no sentido de proporcionar situações de aprendizagens – o feedback pedagógico
Capacidade de relacionar as várias dimensões da didática e perspectivar o ensino das atividades desportivas como um sistema ecológico.
Saber planificar as questões da gestão e da disciplina de forma a promover um bom clima e uma centração na instrução.
Identificar a necessidade das intervenções pedagógicas para a aprendizagem considerando o tipo, a consistência e o ciclo do feedback pedagógico.
Saber analisar a tiplogia das tarefas e conseguir planificar uma progressão de ensino (desenvolvimento do conteúdo) tendo em atenção a população a que se destina e o contexto em questão.
1. O que é a didáctica.
2. As dimensões da didáctica
3. Categorias didácticas: conteúdo e objetivo
4. Do tempo planeado ao tempo potencial de aprendizagem
5. Os sistemas de tarefas de gestão; o sistema de tarefas de instrução e o sistema de tarefas de interação
6. O desenvolvimento do conteúdo - tipologia e progressão de tarefas
7. O feedback pedagógico – tipos e objetivos
Métodos de Ensino: expositivo e interrogativo. Seminários e discussões temáticas síncronas e assíncronas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 50,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
A avaliação distribuida é composta por uma componente teórica e uma componente prática. Em cada uma destas componentes o/a estudante terá que apresentar uma classificação ≥ 10 valores para conseguir aproveitamento a esta unidade curricular.
Componente teórica: realização de teste.
Componente prática:
:: Presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas.
:: Participação nas atividades desenvolvidas nas aulas;
:: Realização e/ou apresentação de trabalhos;
:: Participação na componente on-line
Componente teórica: 50% (a classificação no teste terá que ser ≥ 10 valores).
Componente prática: 50% (assiduidade, participação em discussões temáticas síncronas e assíncronas, tarefas/trabalhos solicitados na componente prática. A classificação final nesta componente tem de ser ≥ 10 valores).
Para os/as estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de provas especiais para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da unidade curricular
Por ser de avaliação distribuída não há possibiidade de melhoria de classificação
É recomendada a frequência da unidade curricular de Pedagogia do Desporto.