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Avaliação Física e Prescrição de Exercício numa Perspectiva de "Lifespan"

Código: PDCD035     Sigla: CDDGCM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2017/2018 - SP

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 0 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos








- Estudar diferentes propostas metodológicas de avaliação da aptidão físico-motora numa abordagem de “lifespan”.


- Estudar diferentes formas de construção de perfis multivariados de aptidão, sua variabilidade ao longo da idade e estrutura da sua invariância configuracional.


- Mapear aspetos da resposta de diferentes programas de prescrição de exercício e sua dependência a fatores de natureza genética e ambiental.


- Elaborar programas de exercício compagináveis com estilos de vida ativos e saudáveis na criança, jovem, adulto jovem e idoso.


- Construir estratégias de avaliação e intervenção em contextos diferenciados


 


Resultados de aprendizagem e competências

O enquadramento teórico e o entendimento de diferentes metodologias de Avaliação e Prescrição permitem que o Estudante perceba o alcance da relação que se estabelece entre avaliação e prescrição e assim adquira autonomia e capacidade para construir, enquadrar e fundamentar diferentes tipos de programas de exercício adequados a cada realidade

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Perspetiva histórica do conceito de Aptidão física

  • A aptidão física encarada numa perspetiva de saúde e de rendimento desportivo

  • Avaliação da Aptidão Física.


    • Propostas de avaliação para crianças e jovens

    • Propostas de avaliação para adultos jovens

    • Propostas de avaliação para adultos idosos


  • Prescrição de Exercício. 


    • Perspetiva clássica (as capacidades físicas apresentadas de forma isolada)



Perspetiva atual (as capacidades físicas apresentadas de forma integrada)


- Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular


Os Estudantes devem entender as diferenças/vantagens do processo de avaliação física para a prescrição de exercício adaptado a cada escalão etário e a diferentes casos.


No final da unidade curricular os formandos têm de apresentar uma proposta de planeamento, de avaliação e prescrição de exercício, adequado aos diferentes escalões etários



Bibliografia Obrigatória

Gabbard Carl P.; Lifelong motor development. ISBN: 0-07-114268-1
Gallahue David L.; Understanding motor development. ISBN: 0-697-29487-0
Haywood Kathleen; Life span motor development. ISBN: 0-87322-483-3
Malina Robert M.; Growth, maturation, and physical activity. ISBN: 0-88011-882-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem








Tipo de Avaliação:



  • Contínua e trabalhos de grupo


 


Condições de Frequência:



  • Segue a lei geral


 


Fórmula de avaliação:



  • (80% (Trabalho de grupo) + 20% (Assiduidade e interesse))/100


 


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 80,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final


  • (80% (Trabalho de grupo) + 20% (Assiduidade e interesse))/100

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