Fisiologia Aplicada
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2017/2018 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Pretende-se com esta unidade curricular o domínio de tópicos da fisiologia aplicada ao exercício mas com
uma abordagem mais centrada na investigação. Espera-se que os estudantes terminam a disciplina com o conhecimento necessário e suficiente para, do ponto de vista fisiológico, interpretarem e prescreverem
exercício em diferentes tipos de populações.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta unidade curricular apresenta um conjunto de conteúdos de aprofundamento de conhecimentos ministrados no 2º ciclo de estudos. Não é, por isso, um programa tradicional de fisiologia do exercício mas antes um conjunto de tópicos relacionadas com o exercício mas abordados de forma mais aprofundada
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Plasticidade muscular
1.1. Exercício
1.2. Imobilização
1.3. Patologia
1.4. Envelhecimento
2. Stress oxidativo e exercício
2.1. Papel oxidante e anti-oxidante do exercício
3. Exercício e stress cardíaco
4. Controlo fisiológico do treino
4.1. Componente aeróbia
4.2. Componente anaeróbia
5. Exercício e doença oncológica
5.1. Prevenção
5.2. Co-adjuvante terapêutico
Bibliografia Obrigatória
Hernández A, Cheng A, Westerblad H.; Antioxidants and Skeletal Muscle Performance: "Common Knowledge" vs. Experimental Evidence, Front Physiol, 2012 (3:46)
Li Z, Heber D.; Sarcopenic obesity in the elderly and strategies for weight management, 2012 (Jan;70 (1):57-64)
Maddocks M, Murton AJ, Wilcock A.; Improving muscle mass and function in cachexia: non-drug approaches., 2011 (Dez;5(4):361-4.)
Na HK, Oliynyk S; Effects of physical activity on cancer prevention, 2011 (Jul;1229:176-83)
Peternelj TT, Coombes JS.; Antioxidant supplementation during exercise training, 2011 (DeZ 1;41(12):1043-69)
Pillard F, Laoudj-Chenivesse D, Carnac G, Mercier J, Rami J, Rivière D, Rolland Y.; Physical activity and sarcopenia, 2011 (Ago;27(3):449-70)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas serão essencialmente expositivas, procurando-se sempre a participação dos estudantes, com questões e problemas levantados pelo professor relacionados com os temas a leccionar.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
50,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação dos estudantes será efectuada por exame final ou por trabalho individual abrangendo toda a matéria leccionada. A nota máxima possível será de vinte valores e a nota mínima será de zero valores. A aprovação à Unidade Curricular será conseguida com a nota do exame final igual ou superior a 9,5 valores