Seminário de Investigação em Desporto, Educação e Cultura
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2017/2018 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
a) Desenvolver competências de investigação de nível avançado.
b) Desenvolver sentido crítico relativo a paradigmas de investigação e teorias correlatas a partir de uma
aproximação pedagógica e/ou social.
c) Desenvolver a capacidade de formulação e reflexão crítica de problemas de pesquisa a partir de uma abordagem pedagógica e/ou social.
d) Desenvolver competências ao nível metodológico no tratamento dos problemas de pesquisa.
e) Desenvolver uma autonomia sustentável na atividade de investigação.
f) Construir, desenvolver e aperfeiçoar o projeto de investigação da dissertação de doutoramento.
Resultados de aprendizagem e competências
Nesta unidade curricular, ao constituir grande propósito a construção do projeto de investigação da dissertação de doutoramento, os conteúdos visados centram-se na análise, discussão e reflexão de problemas de investigação relacionados com a área (desporto, educação e cultura) bem como nas metodologias que mais se apropriam ao seu estudo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
a) Investigação qualitativa no estudo do Desporto.
b) Linhas de investigação no estudo do Desporto a partir de uma abordagem pedagógica e/ou social.
c) Estruturação do Projeto de investigação: pressupostos, fase, componentes e procedimentos
Bibliografia Obrigatória
Charmaz, K.; Constructing grounded theory, Sage Publications., 2006
Denzin Norman K. 340;
Handbook of qualitative research. ISBN: 0-7619-1512-5
Kathleen Armour and Doune Macdonald; Research Methods in Physical education and Youth Sport., 2012
Patton Michael Quinn;
Qualitative research & evaluation methods. ISBN: 0-7619-1971-6
Saldana Johnny;
The^coding manual for qualitative researchers. ISBN: 978-1-84787-549-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Estrutura de seminário, sessões de reflexão e discussão sobre os problemas abordados nas aulas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
O acesso à avaliação positiva requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas.
Consta da avaliação final: Apresentação e defesa do projeto de investigação