Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PDCD009
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Seminário de Investigação em Desporto, Educação e Cultura

Código: PDCD009     Sigla: SI-CD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2017/2018 - A

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 5 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 30 225 810

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

a) Desenvolver competências de investigação de nível avançado.

b) Desenvolver sentido crítico relativo a paradigmas de investigação e teorias correlatas a partir de uma

aproximação pedagógica e/ou social.

c) Desenvolver a capacidade de formulação e reflexão crítica de problemas de pesquisa a partir de uma abordagem pedagógica e/ou social.

d) Desenvolver competências ao nível metodológico no tratamento dos problemas de pesquisa.

e) Desenvolver uma autonomia sustentável na atividade de investigação.

f) Construir, desenvolver e aperfeiçoar o projeto de investigação da dissertação de doutoramento.

Resultados de aprendizagem e competências

Nesta unidade curricular, ao constituir grande propósito a construção do projeto de investigação da dissertação de doutoramento, os conteúdos visados centram-se na análise, discussão e reflexão de problemas de investigação relacionados com a área (desporto, educação e cultura) bem como nas metodologias que mais se apropriam ao seu estudo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

a) Investigação qualitativa no estudo do Desporto.

b) Linhas de investigação no estudo do Desporto a partir de uma abordagem pedagógica e/ou social.

c) Estruturação do Projeto de investigação: pressupostos, fase, componentes e procedimentos

Bibliografia Obrigatória

Charmaz, K.; Constructing grounded theory, Sage Publications., 2006
Denzin Norman K. 340; Handbook of qualitative research. ISBN: 0-7619-1512-5
Kathleen Armour and Doune Macdonald; Research Methods in Physical education and Youth Sport., 2012
Patton Michael Quinn; Qualitative research & evaluation methods. ISBN: 0-7619-1971-6
Saldana Johnny; The^coding manual for qualitative researchers. ISBN: 978-1-84787-549-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estrutura de seminário, sessões de reflexão e discussão sobre os problemas abordados nas aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

O acesso à avaliação positiva requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas.

Consta da avaliação final: Apresentação e defesa do projeto de investigação
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 14:07:30 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico