| Código: | 227 | Sigla: | 227 |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 11 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 2 | - | 10 | - |
- Conhecer o desporto de participação e de rendimento
- Conhecer a natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de prestações competitivas superiores
- Dominar teórica e metodologicamente as questões relativas ao controlo e avaliação de treino, bem como a prospecção precoce de talentos desportivos em natação
- Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em natação
As estratégias de ensino permitem a transmissão do conhecimento com a participação ativa dos estudantes, quer pela preparação prévia dos conteúdos, quer pela sua discussão interativa e reflexiva com o docente permitindo uma melhor compreensão e retenção dos conteúdos e dessa forma contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento declarativo. As metodologias de ensino centram-se no primado do desenvolvimento de hábitos de dúvida metódica, pesquisa, reflexão, fundamentação e atualização. Procura-se, por um lado, implementar no estudante universitário hábitos de reflexão e estudo científico e, por outro, de lhe proporcionar conhecimentos e experiência no domínio da investigação científica, elementos considerados determinantes do perfil pretendido para o futuro licenciado e imprescindíveis para a resolução, com êxito, de tarefas curriculares futuras.
1. Considerações gerais acerca da especificidade da natação.
2. Ensino da Natação.
3. Breve Introdução à metodologia da investigação em desporto e à metodologia da comunicação de conhecimentos científicos.
4. Caracterização da natação e do praticante.
5. Considerações gerais acerca do treino em natação.
6. Considerações gerais acerca da teoria e metodologia do treino.
7. Treino dos principais pressupostos de rendimento desportivo em natação.
8. Estados de treino.
9. Aquecimento, recuperação e alimentação.
10. Planeamento e periodização do treino.
11. Treino desportivo intensivo precoce.
12. Controlo do treino em natação.
13. Prospeção precoce de talentos desportivos.
14. Organização de uma escola de natação com vista à formação desportiva
15. Competição.
Plural, apesar de se alicerçar no processo mais tradicional da aula centrada na transmissão de conteúdos pelo docente. A adequação desta opção é reforçada se se atender: (i) ao reduzido número de estudantes, normalmente menos do que uma turma; (ii) ao apoio iconográfico cuidado e variado, permitindo manter a atenção dos estudantes centrada no discurso do professor, ao mesmo tempo que esclarece, ilustrando, os detalhes dos conteúdos eventualmente menos claros na transmissão verbal e (iii) ao permanente apelo, por parte do professor, ao diálogo e à intervenção dos estudantes, procurando assim fazer uso das angústias, incertezas, convicções e experiências de cada um, enquanto estudante, nadador ou treinador, para ilustrar, enquadrar e justificar a importância dos conteúdos.
Para além do método de ensino referido, faz-se também apelo a outros no decurso do ano lectivo, nomeadamente: (i) aprendizagem centrada no aluno, nomeadamente através da realização de fichas de leitura e de pequenos trabalhos monográficos relativos aos diferentes capítulos do programa; (ii) trabalhos de grupo, especialmente para a análise de documentos escritos e documentos vídeo, apreciação e utilização de instrumentos de avaliação em natação, etc.; (iii) utilização de sistemas multimedia vocacionados para o estudo e aprendizagem individual tutorada, nomeadamente nos domínios do estudo da técnica de nado e da avaliação, controlo e aconselhamento do treino.
Para além dos métodos de ensino referidos faz-se também apelo a sessões práticas esporádicas, normalmente enquadradas em actividades do Gabinete de Natação da FADE-UP, onde se procura levar o estudante ao confronto directo com as exigências da condução de uma unidade de treino, da condução de uma equipa em competição, da implementação de protocolos de avaliação de competições, de avaliação de nadadores para o controlo de treino ou para investigação científica.
Seja qual for o método utilizado, o ensino centrar-se-á sempre no primado do desenvolvimento de hábitos de dúvida metódica, pesquisa, reflexão, fundamentação e actualização.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 20,00 |
| Teste | 40,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
Presença em: (i) pelo menos 75% das aulas lecionadas; (ii) apresentação do Dossier Individual atualizado, incluindo trabalhos de fundo - de síntese e/ou experimental (e.g. relatórios de leitura, relatórios de observação de filmes, relatórios de observação de competições, relatórios de seminários a desenvolver ao longo do semestre, planeamentos diversos, relatório de apresentação oral de um trabalho) e (iii) realização de teste final (escrito e oral).
Avaliação contínua:
Constituem componentes da avaliação os seguintes elementos, que deverão ser objeto de apresentação escrita e defesa oral:
- Dossier (40%)
- Avaliação fracionada (escrita e oral) (40%).
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores
Defesa oral do dossier e dos testes escritos realizados.
- Presença em pelo menos 50% das aulas lecionadas.
- Realização de todas as componentes da avaliação fracionada do regime normal e de trabalhos adicionais que se substituam às aulas não presenciadas.
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores
A melhoria de classificação apenas poderá ser obtida através de reformulação dos elementos escritos objeto de apresentação e defesa oral.