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Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Basquetebol

Código: 224     Sigla: 224

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 5 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

-Conhecer o desporto de participação e de rendimento
- Integrar e contextualizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino na modalidade de Basquetebol;
- Identificar o processo de formação desportiva a longo prazo do jogador de Basquetebol.
- Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.

Resultados de aprendizagem e competências

A importação e transformação de conteúdos da Teoria e Metodologia do Treino Desportivo, adaptando-os ao contexto do Basquetebol, é conseguida pela abordagem crítica a estes conteúdos, aliada a uma análise da performance desportiva nesta modalidade, balizando metas e orientações pertinentes para a estruturação do processo de preparação. Estes conteúdos, aliados aos fatores de preparação desportiva a longo prazo, concorrem para os objetivos de identificação das etapas dum processo de formação desportiva no Basquetebol.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Análise da performance desportiva no basquetebol
- Organização da época desportiva
- Planeamento e periodização da época desportiva
- Estruturação e condução da sessão de treino no basquetebol
- Estratégias básicas do jogo de Basquetebol
- Particularidades do campo de intervenção do Treinador
- Fatores de treino e etapas da preparação a longo prazo do jogador de basquetebol

Bibliografia Obrigatória

National Coaching Association of Canada, Canada; BASKETBALL CANADA - Level 1 Technical , 1987
National Coaching Association of Canada, Canada; BASKETBALL CANADA - Level 2 Technical , 1987
ARAÚJO, J.M. ; Basquetebol: Preparação Técnica e Táctica, 1992. ISBN: Federação Portuguesa de Basquetebol
GRAÇA, A.; TAVARES, F.; OLIVEIRA, J.; JANEIRA, M. ; Perspectiva Integrada e Progressiva de Formação em Basquetebol, FCDEF-UP., 1991
Canadian Basketball Association; Canadian Basketball Athlete Development, (http://basketball.ca/files/LTAD.pdf), 2009
Tavares, F; Jogos Desportivos Coletivos: contributos para a sua análise e funcionamento., UDESC, 2013
Adelino Jorge; As^coisas simples do basquetebol. ISBN: 972-654-270-7
Bompa Tudor O.; Periodization. ISBN: 0-88011-851-2
Janeira Manuel António Araújo da Silva; Funcionalidade e estruturas de exigências em basquetebol
Santos Eduardo J. A. M.; Effects of complex training on explosive strenght in adolescent male basketball players
Janeira Manuel António; A análise de tempo e movimento no basquetebol
Wooden John; Coach Wooden.s leadership game plan for success. ISBN: 978-0-07-162614-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica, estrutura de seminário e sessões práticas (observação, condução e exercitação).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Prova oral 40,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Da avaliação faz parte um módulo prático e um módulo teórico.
A nota do módulo teórico resulta da avaliação de um teste escrito, em que a nota não poderá ser inferior ao valor de 9,5 valores.
O acesso à avaliação positiva no módulo prático requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas lecionadas.
 
Constam do módulo prático as seguintes tarefas:
(1) Elaboração e apresentação de um dossiê individual (DI) que inclua:
(a) Realização de um trabalho de grupo (TG) apresentado sob a forma de prática pedagógica;
(b) Trabalho individual (TI) que consiste também na apresentação de temas sob a forma de prática pedagógica.

A nota final resulta da atribuição de um peso de 60% no módulo prático e 40% no módulo teórico.
Para a obtenção de nota no módulo prático é atribuído ao DI o peso de 25%, ao TG de 20% e ao TI de 15%. Em nenhuma das tarefas os estudantes podem obter nota inferior a 9.5 valores.
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