Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 214
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Andebol

Código: 214     Sigla: 214

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 12 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 10 -

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Conhecer as características do Andebol no âmbito da formação de atletas e do alto rendimento; 
- Perceber e contextualizar os conhecimentos da Teoria e Metodologia do Treino, na modalidade de Andebol;
- Identificar o processo de formação desportiva a longo prazo do jogador de Andebol.
- Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.

Resultados de aprendizagem e competências

Aplicar e contextualizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino na modalidade de Andebol;
Reconhecer a estrutura organizativa do Andebol, nacional e internacional no âmbito do Desporto de Participação e de Rendimento.
Aplicar os conhecimentos da modalidade de Andebol na perspetiva do Desporto de Participação e do Desporto de Rendimento.
Reonhecer o processo de formação desportiva a longo prazo do jogador de Andebol.
Mostrar conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.
Reconhecer modelos de actuação a partir de quadros de referência integradores das diferentes componentes do processo de treino e de competição.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 Enquadramento histórico do Andebol

2 Estrutura formal e funcional do Andebol

3 Terminologia e Simbologia específicas da modalidade

4 Técnica-tática individual, Tática de grupo, Sistemas de jogo e Estratégia para o jogo

5 Fases do Jogo

6 Guarda-redes

7 Planificação, programação e periodização do treino em Andebol

8 Treino das capacidades condicionais no Andebol

9 A intervenção do treinador

10 Análise da performance em Andebol

11 Introdução ao ensino do jogo de andebol

12 Formação desportiva a longo prazo em Andebol

Bibliografia Obrigatória

Arraya, M.; Sequeira, P. ; Andebol, um camino para o Alto Rendimento, Lisboa: Visão e Contextos, Edições e Representações, Lda, 2012
Antón García; Balonmano: Metodología y alto rendimiento , Barcelona: Editorial Paidotribo, 1994
Antón García, J. L. ; Balonmano - Tática Grupal Ofensiva: Concepto, estructura y metodología, Barcelona: Editorial Paidotribo, 1994
Antón García, J. L. ; Balonmano - Tática Grupal Defensiva: Concepto, estructura y metodología, Granda: Grupo Editorial Universitario, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na metodologia adotada para as aulas, para além do recurso ao método expositivo, complementado com a utilização de meios audiovisuais, serão desenvolvidas sessões com caraterísticas de seminário, em que se privilegia a análise crítica e a discussão de ideias.

Nas aulas de dominante prática, os estudantes serão familiarizados com a operacionalização de meios e métodos de treino em Andebol.

Ao longo das aulas os estudantes são remetidos para a leitura de documentação relativa a cada ponto da matéria, aconselhando-se a consulta criteriosa de dissertações académicas, bem como de artigos cujo conteúdo concorra para um aumento do conhecimento acerca do treino e da competição no Andebol.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 30,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A aprovação na unidade curricular resulta de uma classificação global positiva igual ou superior a 9,5 valores.

Da avaliação faz parte um módulo prático (70%) e um módulo teórico (30%).
 - A avaliação do módulo teórico concretiza-se pela realização de um teste no final do semestre.

 - Constam do módulo prático as seguintes tarefas:

(1) Elaboração e apresentação de um dossier individual (DI) que podem incluir: Relatórios de observação de treinos e jogos; Relatórios de seminários; Relatórios das actividades desenvolvidas; Fichas de leitura;(2) Trabalhos individuais (TI) que consistem no desenvolvimento e apresentação de tarefas relacionadas com os diferentes blocos de matéria abordada.

Para a obtenção de nota no módulo prático os estudantes em nenhuma das tarefas podem obter nota inferior a 9,5 valores.
O acesso à avaliação positiva no módulo prático requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas lecionadas.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 20:27:05 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico