| Código: | 214 | Sigla: | 214 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 12 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 2 | - | 10 | - |
1 Enquadramento histórico do Andebol
2 Estrutura formal e funcional do Andebol
3 Terminologia e Simbologia específicas da modalidade
4 Técnica-tática individual, Tática de grupo, Sistemas de jogo e Estratégia para o jogo
5 Fases do Jogo
6 Guarda-redes
7 Planificação, programação e periodização do treino em Andebol
8 Treino das capacidades condicionais no Andebol
9 A intervenção do treinador
10 Análise da performance em Andebol
11 Introdução ao ensino do jogo de andebol
12 Formação desportiva a longo prazo em Andebol
Na metodologia adotada para as aulas, para além do recurso ao método expositivo, complementado com a utilização de meios audiovisuais, serão desenvolvidas sessões com caraterísticas de seminário, em que se privilegia a análise crítica e a discussão de ideias.
Nas aulas de dominante prática, os estudantes serão familiarizados com a operacionalização de meios e métodos de treino em Andebol.
Ao longo das aulas os estudantes são remetidos para a leitura de documentação relativa a cada ponto da matéria, aconselhando-se a consulta criteriosa de dissertações académicas, bem como de artigos cujo conteúdo concorra para um aumento do conhecimento acerca do treino e da competição no Andebol.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 20,00 |
| Teste | 30,00 |
| Trabalho de campo | 25,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
A aprovação na unidade curricular resulta de uma classificação global positiva igual ou superior a 9,5 valores.
Da avaliação faz parte um módulo prático (70%) e um módulo teórico (30%).
- A avaliação do módulo teórico concretiza-se pela realização de um teste no final do semestre.
- Constam do módulo prático as seguintes tarefas:
(1) Elaboração e apresentação de um dossier individual (DI) que podem incluir: Relatórios de observação de treinos e jogos; Relatórios de seminários; Relatórios das actividades desenvolvidas; Fichas de leitura;(2) Trabalhos individuais (TI) que consistem no desenvolvimento e apresentação de tarefas relacionadas com os diferentes blocos de matéria abordada.
Para a obtenção de nota no módulo prático os estudantes em nenhuma das tarefas podem obter nota inferior a 9,5 valores.
O acesso à avaliação positiva no módulo prático requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas lecionadas.