Estudos Práticos III - Andebol
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulo de
| Código |
Nome |
| 240 |
Estudos Práticos III |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre as ações de jogo de Andebol, com ênfase nas componentes tático-técnicas coletivas e individuais.
2. Adquirir conhecimentos relativos aos regulamentos gerais e específicos do Andebol. Conhecer a fundo a orgânica da modalidade e perceber as implicações dos regulamentos para as ações de jogo e sua prática.
3. Adquirir domínio de execução das ações de jogo essenciais do jogo de Andebol. Vivenciar os constrangimentos inerentes ao jogo de Andebol e dos motivos que levam à emergência das ações de jogo mais utilizadas no jogo.
4. Compreender a evolução do jogo de Andebol e as razões dessa evolução.
Resultados de aprendizagem e competências
Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre as ações de jogo de Andebol, com ênfase nas componentes tático-técnicas coletivas e individuais.
Adquirir conhecimentos relativos aos regulamentos gerais e específicos do Andebol. Conhecer a fundo a orgânica da modalidade e perceber as implicações dos regulamentos para as ações de jogo e sua prática.
Adquirir domínio da execução das ações de jogo essenciais do jogo de Andebol. Vivenciar os constrangimentos inerentes ao jogo de Andebol e dos motivos que levam à emergência das ações de jogo mais utilizadas no jogo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 Enquadramento histórico do Andebol
2 Regras e Regulamento da modalidade
3 Terminologia e Simbologia específicas da modalidade
4 Técnica-tática individual
5 Tática grupal e colectiva
6 Fases do Jogo
Bibliografia Obrigatória
Antón García, J. L; Balonmano: Metodología y alto rendimiento , Editorial Paidotribo, 1994
Antón García, J. L. ; Balonmano - Táctica Grupal Defensiva: Concepto, estructura y metodología, Grupo Editorial Universitario, 2002
Antón García, J. L. ; Balonmano - Táctica Grupal Ofensiva: Concepto, estructura y metodología, Gymnos Editorial, 1998
IHF; Regras de jogo, Federação de Andebol de Portugal, 2012
Silva, J.; Ferreira, A.; Resende, C.; Diapositivos das aulas
Bibliografia Complementar
Espanha. Comite Olimpico;
Balonmano. ISBN: 84-87094-13-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Unidade Curricular de Estudos Práticos III de Andebol congrega aulas teórico-práticas, constituídas por aulas de experimentação e exercitação práticas, com tempos para apoio teórico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
75,00 |
| Teste |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Presença e realização prática de pelo menos 75% das aulas previstas. Contudo, para os casos devidamente comprovados por relatório médico, que ateste uma incapacidade para o aluno ter uma participação ativa nas aulas, e que seja deferido pelo Conselho Pedagógico, admite-se a presença e realização prática de apenas 50% das aulas previstas.
Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade em cima mencionadas, os casos previstos na lei, nomeadamente trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição. Estes estudantes, terão de definir, no início do ano letivo com o respetivo docente, o conjunto de provas ou trabalhos especiais que terão de realizar, de modo a demonstrar o domínio da matéria e das competências exigidas.
A avaliação possui duas componentes, uma prática e outra teórica. Em ambas as componentes, o aluno não pode obter uma classificação inferior a oito (8,0) valores.
A avaliação possui duas componentes, uma prática e outra teórica. Em ambas as componentes, o aluno não pode obter uma classificação inferior a oito (8,0) valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final terá as seguintes ponderações: A avaliação prática corresponde a 75% e a avaliação teórica a 25% da classificação final, sendo que nenhuma das componentes poderá ser inferior a oito (8) valores.
A classificação final à unidade curricular Estudos Práticos III - Andebol é calculada a partir das notas obtidas a cada uma das componentes avaliativas, arredondada às décimas. Considera-se aprovado o estudante que obtenha uma classificação final mínima arredondada de dez (10) valores.
A avaliação apresenta as seguintes componentes:
1 - Componente prática: realizada através de avaliação contínua da prática e de avaliação prática em dois momentos:
- 1º momento: na semana de 23 a 27 de Outubro de 2017;
- 2º momento: na semana de 11 a 15 de Dezembro de 2017.
2 - Componente teórica: realizada através de um teste escrito, que será realizado no dia 5 de Dezembro, 3ª feira, às 13h00.
Na eventualidade do discente não atingir a classificação mínima de oito (8,0) valores à componente teórica terá a possibilidade realizar uma segunda avaliação escrita (avaliação de recurso).
Relativamente à componente prática, se o aluno não atingir a classificação mínima (8,0 valores) não tem possibilidade de realizar uma segunda avaliação, uma vez que esta é contínua e tem os momentos de avaliação previamente definidos.
Em caso de dúvida suscitada pela interpretação e aplicação destas normas, ou em caso omisso, aplica-se diretamente o
“Regulamento Geral para a Avaliação dos Discentes das Unidades Curriculares Estudos Práticos I, II, III e IV”.Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei estão dispensados das condições de assiduidade, nomeadamente, trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição terão de realizar as provas de avaliação prática e teórica nas datas acimas mencionadas e realizar um conjunto de trabalhos, de modo a demonstrar o domínio da matéria e das competências exigidas. Estes trabalhos serão definidos no início do ano letivo com o respetivo docente e terão que ser entregues em dois momentos distintos:
- Primeiro momento de entrega: 27 de Outubro de 2017.
- Segundo momento de entrega: 15 de Dezembro de 2017.