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Psicologia do Desenvolvimento

Código: 116     Sigla: 116

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 203 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento é semestral e o seu objeto de estudo é fundamental para a formação de profissionais capazes de desenvolverem a sua ctividade profissional em diferentes áreas do Desporto e da Educação Física, e tem como objetivos:

i) rever e aprofundar conhecimentos básicos nos domínios do desenvolvimento nas suas diversas dimensões (física, cognitiva, sócioemocional e moral), a partir do estudo crítico e integrador das principais correntes e conceções teóricas do desenvolvimento humano ao longo da vida;
ii) sensibilizar os estudantes para a importância do conhecimento e da observação da criança, adolescente e adulto no seu processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, discutindo e salientando as implicações práticas e aplicação dos diversos conceitos e modelos teóricos, de forma a permitir a seleção, fundamentada e mais adequada, de metodologias a adotar nas diferentes situações no domínio do Desporto e da Educação Física.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá ser capaz de:
i) descrever diferentes perspetivas, objetos de estudo e métodos de investigação na Psicologia;
ii) analisar os principais tópicos e métodos de investigação na Psicologia do Desenvolvimento, no quadro de referência de perspetivas teóricas e modelos relevantes neste domínio;
iii) avaliar a integração das influências hereditárias e ambientais no desenvolvimento;
iv) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças físicas/ biológicas ao longo da vida;
v) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças cognitivas ao longo da vida;
vi) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças sócioemocionais ao longo da vida;
vii) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças ao nível da moral ao longo da vida;
viii) examinar questões relacionadas com o desenvolvimento ao longo da vida adulta e com o envehecimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O desenvolvimento dos seres-humanos: da genética aos contextos de desenvolvimento

O recém-nascido: primeiras adaptações

Desenvolvimento cognitivo e emocional: da inteligência à auto-regulação.

Crenças morais, empatia e justiça percebida.

A aprendizagem social e a agressão

O papel dos pais: da vinculação aos estilos parentais

Os irmãos e as relações entre pares

Problemáticas da adolescência.

Do jovem adulto ao velho adulto: tarefas desenvolvimentais nos vários domínios de existência

O envelhecimento saudável no contexto do desenvolvimento ao longo da vida.

Bibliografia Obrigatória

Crain William; Theories of development. ISBN: 0-13-913476-X
Dacey John S.; Human development. ISBN: 0-697-36429-1
Rayner Eric; Human development. ISBN: 0-415-09887-4
Santrock John W.; Life-span development. ISBN: 0-697-36439-9
Sugarman Leonie; Life-span development. ISBN: 0-415-05163-0
Sprinthall Norman A.; Psicologia educacional. ISBN: 972-9241-37-6

Bibliografia Complementar

Berryman Julia C. 070; A^Psicologia do desenvolvimento humano. ISBN: 972-771-507-9
Paul Maria Constança; Psicologia dos idosos. ISBN: 972-96044-2-8
Birren James E. 340; Handbook of the psychology of aging. ISBN: 0-12-101263-8
ULL; Developmental psychology. ISBN: 0012-1649
Piaget Jean; A Psicologia
ULL; Child Development. ISBN: 0009-3920
ULL; Infant and Child Development. ISBN: 1522-7227
ULL; Developmental Psychology. ISBN: 0012-1649
Thomas R. Murray; Comparing theories of child development. ISBN: 0-534-35579-X
Cohen Stanley 340; Life-span developmental psychology. ISBN: 0-89859-971-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1.º Expositivo, exposição de conteúdos por parte do docente
2.º Explorativo, com análise e reflexão de textos
3.º Interativo, com a promoção de debates e de exposições por parte dos/as estudantes
4.º Autónomo, estudante agente de aprendizagem

Visa-se um funcionamento em sala interativo no qual os/as estudantes reflitam e discutam acerca do processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento dos seres humanos, apelando e confrontando-os com casos práticos do dia-a-dia.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 25,00
Teste 35,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para poderem aceder a exame, os estudantes terão que preencher os seguintes critérios:

i) presença em pelo menos 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas leccionadas; e
ii) classificação mínima de 47.5% em cada uma das componentes (teórica e prática).

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente teórica (60% do total da classificação final . 12 valores):
i) época normal: mini-testes realizados no âmbito das aulas (3,5 valores cada) e exame final (5 valores) - total 12 valores (60%)
ii) exame de recurso: exame final (60% - 12 valores).

Componente prática:
i) trabalho em grupo - 40% da classificação final


Em qualquer componente de avaliação, a classificação final não poderá ser inferior a 47.5% (4.75 numa escala de de 0 a 20) do valor correspondente.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto.
Os trabalhadores-estudantes que não consigam assegurar a sua presença num mínimo de 75% das aulas dadas têm de contactar a docente da unidade curricular no prazo máximo de 15 dias a contar da data da primeira aula, no sentido de ser discutida a sua formação e avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular.
Estes estudantes deverão contactar a docente nos 15 dias seguintes ao início das aulas.

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão realizar melhoria à unidade curricular através da melhoria do seu blog e/ ou por exame.

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