| Código: | 116 | Sigla: | 116 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 203 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 1 | - | 3 | 30 | 81 |
A unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento é semestral e o seu objeto de estudo é fundamental para a formação de profissionais capazes de desenvolverem a sua ctividade profissional em diferentes áreas do Desporto e da Educação Física, e tem como objetivos:
i) rever e aprofundar conhecimentos básicos nos domínios do desenvolvimento nas suas diversas dimensões (física, cognitiva, sócioemocional e moral), a partir do estudo crítico e integrador das principais correntes e conceções teóricas do desenvolvimento humano ao longo da vida;
ii) sensibilizar os estudantes para a importância do conhecimento e da observação da criança, adolescente e adulto no seu processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, discutindo e salientando as implicações práticas e aplicação dos diversos conceitos e modelos teóricos, de forma a permitir a seleção, fundamentada e mais adequada, de metodologias a adotar nas diferentes situações no domínio do Desporto e da Educação Física.
O estudante deverá ser capaz de:
i) descrever diferentes perspetivas, objetos de estudo e métodos de investigação na Psicologia;
ii) analisar os principais tópicos e métodos de investigação na Psicologia do Desenvolvimento, no quadro de referência de perspetivas teóricas e modelos relevantes neste domínio;
iii) avaliar a integração das influências hereditárias e ambientais no desenvolvimento;
iv) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças físicas/ biológicas ao longo da vida;
v) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças cognitivas ao longo da vida;
vi) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças sócioemocionais ao longo da vida;
vii) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças ao nível da moral ao longo da vida;
viii) examinar questões relacionadas com o desenvolvimento ao longo da vida adulta e com o envehecimento.
1.º Expositivo, exposição de conteúdos por parte do docente
2.º Explorativo, com análise e reflexão de textos
3.º Interativo, com a promoção de debates e de exposições por parte dos/as estudantes
4.º Autónomo, estudante agente de aprendizagem
Visa-se um funcionamento em sala interativo no qual os/as estudantes reflitam e discutam acerca do processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento dos seres humanos, apelando e confrontando-os com casos práticos do dia-a-dia.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 25,00 |
| Teste | 35,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
Para poderem aceder a exame, os estudantes terão que preencher os seguintes critérios:
i) presença em pelo menos 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas leccionadas; e
ii) classificação mínima de 47.5% em cada uma das componentes (teórica e prática).
Componente teórica (60% do total da classificação final . 12 valores):
i) época normal: mini-testes realizados no âmbito das aulas (3,5 valores cada) e exame final (5 valores) - total 12 valores (60%)
ii) exame de recurso: exame final (60% - 12 valores).
Componente prática:
i) trabalho em grupo - 40% da classificação final
Em qualquer componente de avaliação, a classificação final não poderá ser inferior a 47.5% (4.75 numa escala de de 0 a 20) do valor correspondente.
De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto.
Os trabalhadores-estudantes que não consigam assegurar a sua presença num mínimo de 75% das aulas dadas têm de contactar a docente da unidade curricular no prazo máximo de 15 dias a contar da data da primeira aula, no sentido de ser discutida a sua formação e avaliação.
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular.
Estes estudantes deverão contactar a docente nos 15 dias seguintes ao início das aulas.
Os estudantes poderão realizar melhoria à unidade curricular através da melhoria do seu blog e/ ou por exame.