Metodologia do Desporto II - Desporto e Populações Especiais
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Atividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino, em associações, clubes desportivos, unidade de saúde, entre outros locais;
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecer os aspectos fundamentais de cada uma das áreas da deficiência abordadas e aplicá-los em situações de intervenção direta com pessoas com Deficiência Intelectual (DI) e Perturbações do Espectro do Autismo (PEA).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Conteúdos Programáticos - Deficiência Intelectual (DI)
1 – Definição da DI
1.1Classificação da DI em diferentes domínios.
2 - Etiologia da DI
2.2 Período Pré-Natal.
2.3 Período Peri-Natal.
2.4 Período Pós-Natal.
3 - Caracterização da DI em diferentes domínios
3.1 – Domínio Físico-Motor.
3.2 – Domínio Psicológico.
3.3 – Domínio Social.
4 – Casos Específicos na área da DI
4.1 – Síndrome de Down.
4.2 – Multideficiência.
5 – Atividade Física e Prática Desportiva na DI
5.1 – Perspetiva histórica do desporto na área da DI.
5.2 – Organizações desportivas de nível Nacional e Internacional.
5.2 – Movimento Special Olympics.
5.4 – Competições INAS-FID.
5.5 – Classificação Desportiva.
6 – Benefícios da Atividade Física e Prática Desportiva na DI
6.1 – Benefícios de ordem física.
6.2 – Benefícios de ordem psicológica.
6.3 – Benefícios de ordem social.
6.4 – Papel e importância da Família.
7 – Metodologias de Intervenção Desportiva na área da DI
7.1 – Delineamento de um programa de Atividade Física Adaptada em diferentes domínios: educativo, terapêutico, recreativo e competitivo.
Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
Conteúdos:
1.Definição de Autismo
1.1Conceito de Autismo e Evolução Histórica
1.2 Perturbações do Espectro do Autismo
2. Etiologia do Autismo
2.1. Período Pré-Natal.
2.2. Período Peri-Natal.
2.3 Período Pós-Natal.
3. Classificação das Perturbações do Autismo (PA)
4 . Características da PA
4.1 Perturbação na interacção social/socialização
4.2 Perturbação na comunicação
4.3 Perturbação na imaginação
5. Casos específicos na PA
5.1 Síndrome de Asperger
5.2 Outros síndromes
6. Actividade Física e Prática Desportiva no Autismo
7. Benefícios da Actividade Física e Prática Desportiva no Autismo
7.1 – Benefícios de ordem física.
7.2 – Benefícios de ordem psicológica.
7.3 – Benefícios de ordem social.
7.4 – Papel e importância da Família.
8. Metodologias de Intervenção Desportiva na área do Autismo
Bibliografia Obrigatória
Winnick Joseph P. 340;
Adapted physical education and sport. ISBN: 0-87322-258-X
Sherrill Claudine;
Adapted physical activity, recreation and sport. ISBN: 0-697-25887-4
Berridge Mavis E. 340;
International perspectives on adapted physical activity. ISBN: 0-87322-079-X
Eason Robert L. 340;
Adapted physical activity. ISBN: 0-931250-40-4
Auxter David;
Principles and methods of adapted physical education and recreation. ISBN: 0-8016-6749-6
Observações Bibliográficas
As referências bibliográficas para esta Unidade Curricular encontram-se em "Documentos".
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Componente Teórica:Aulas teóricas e expositivas.
Utilização de diferentes meios audiovisuais (diapositivos, vídeo, fotografias).
Pesquisa bibliográfica e análise de textos.
Grupos de debate e análise - reflexões críticas.
Trabalhos de Grupo.
Componente Prática:
Aulas práticas e de intervenção em várias áreas da Deficiência: Deficiência Intelectual, Perturbações do Espectro do Autismo e Saúde Mental. Planificação das intervenções a realizar e realização de reflexões sobre o trabalho desenvolvido.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
5,00 |
| Teste |
12,50 |
| Trabalho de campo |
70,00 |
| Trabalho escrito |
12,50 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
As aulas teóricas e práticas são de frequência obrigatória (as faltas estão sujeitas às Normas Gerais de Avaliação da Faculdade).
Fórmula de cálculo da classificação final
Critérios de Avaliação da Unidade Curricular
Componente Teórica - Avaliação Distribuída: 1 teste teórico + 1 trabalho escrito com apresentação oral (25%).
- Avaliação Contínua: assiduidade e participação nas aulas (5%).
Componente Prática - Centro de Treino I (30%)
- Centro de Treino II (30%)
- Organização e Participação em Actividades promovidas pelo Gabinete (10%).