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Dos Estilos de Vida ao Bem-Estar

Código: PDCD038     Sigla: DEBDH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2016/2017 - SP

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 0 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Criar condições para que os estudantes percebam a importância da sua missão enquanto  professores/técnicos e que de uma forma intrínseca queiram aprender sempre mais.

  2. Introduzir os estudantes no domínio da psicologia do desporto e da atividade física, desenvolvendo uma abordagem alargada a alguns tópicos desta área do conhecimento, tendo sempre como referência os contextos nos quais eles desenvolverão a sua atividade.


Competências:


Ser professor/técnico implica saber olhar e ouvir, saber comunicar consigo e com os outros; implica ainda saber partilhar e trabalhar em equipa, percebendo bem qual o contexto em que está inserido de forma a ser capaz de adequar os métodos a utilizar e as atividades a propor.

Serão essencialmente estas as competências que pretendemos trabalhar com os alunos.

Resultados de aprendizagem e competências

Sendo um dos objectivos principais desta UC, introduzir os alunos na reflexão e debate de um conjunto de domínios da área da psicologia do desporto, é nosso entendimento que os tópicos abordados, tanto nas sessões em aula como essencialmente com os temas abordados e aprofundados nos dois seminários que organizamos, demonstram a coerência entre os conteúdos e os objectivos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Nesta unidade curricular procuramos estudar as relações existentes entre o envolvimento dos indivíduos em geral, e das crianças e dos jovens em particular, em actividades de natureza física e desportiva e os seus outros comportamentos relacionados com os estilos de vida saudáveis e não saudáveis.


Do mesmo modo, é importante, neste contexto, conhecer o modo como os jovens se percebem a si próprios, bem como à sua saúde e aos factores e processos com ela relacionados, como por exemplo a qualidade de vida, a felicidade e o bem-estar.


Com base neste conhecimento, nesta unidade curricular também promovemos ainda a discussão sobre a

elaboração e implementação de programas de intervenção nestes domínios.

Bibliografia Obrigatória

Fachada, O; Psicologia das relações interpessoais, Rumo, 2003
Castillo, I., Balaguer, I. & García-Merita, M.; Rev Psicologia del Deporte, 2007 (16 (2), 201-210)
Paupério, T, Corte-Real, N, Dias, C & Fonseca AM; Sport, substance use and satisfaction with life: what relationship?, Eur J Sport Science, 2012 (2012; 12 (1):73-80)
Blázquez Garcés, J.; Corte-Real, N.; Dias, C. & Fonseca, A.; Práctica Deportiva y Bienestar Subjetivo: estudio con adolescentes portugueses, 2009
Moraes, M, Corte-Real, N, Dias, C & Fonseca AM; Satisfação com a vida, exercício físico e consumo de tabaco em diferentes áreas geográficas de Portugal, Rev Brasil C Esporte, 2009 (30 (2), 137-149)
Corte-Real et al.; Perceived health and health related behaviours of portuguese adolescentes, Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 2008 (Vol. 21 - Número 3)
Corte-Real et al; Sport Practice of university students: the case of the University of Oporto, 2008 (RPCD, 8 (2), 219-228.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo para enquadramento e aprofundamento dos temas.
Método participativo com reflexões críticas, debates e trabalhos de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Presença em pelo menos 75% das aulas leccionadas.

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova /trabalho especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.

Obrigatoriamente terá de ter a classificação mínima de 9,5 valores nos trabalhos apresentado no fim da U.C.


A avaliação será distribuída pelas seguintes componentes:



  • Apresentação de um esboço de um Projecto de intervenção (trabalho em grupo) - 50%



  • Relatório individual sobre os seminários - 50%


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