Dos Estilos de Vida ao Bem-Estar
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2016/2017 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Criar condições para que os estudantes percebam a importância da sua missão enquanto professores/técnicos e que de uma forma intrínseca queiram aprender sempre mais.
- Introduzir os estudantes no domínio da psicologia do desporto e da atividade física, desenvolvendo uma abordagem alargada a alguns tópicos desta área do conhecimento, tendo sempre como referência os contextos nos quais eles desenvolverão a sua atividade.
Competências:
Ser professor/técnico implica saber olhar e ouvir, saber comunicar consigo e com os outros; implica ainda saber partilhar e trabalhar em equipa, percebendo bem qual o contexto em que está inserido de forma a ser capaz de adequar os métodos a utilizar e as atividades a propor.
Serão essencialmente estas as competências que pretendemos trabalhar com os alunos.
Resultados de aprendizagem e competências
Sendo um dos objectivos principais desta UC, introduzir os alunos na reflexão e debate de um conjunto de domínios da área da psicologia do desporto, é nosso entendimento que os tópicos abordados, tanto nas sessões em aula como essencialmente com os temas abordados e aprofundados nos dois seminários que organizamos, demonstram a coerência entre os conteúdos e os objectivos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Nesta unidade curricular procuramos estudar as relações existentes entre o envolvimento dos indivíduos em geral, e das crianças e dos jovens em particular, em actividades de natureza física e desportiva e os seus outros comportamentos relacionados com os estilos de vida saudáveis e não saudáveis.
Do mesmo modo, é importante, neste contexto, conhecer o modo como os jovens se percebem a si próprios, bem como à sua saúde e aos factores e processos com ela relacionados, como por exemplo a qualidade de vida, a felicidade e o bem-estar.
Com base neste conhecimento, nesta unidade curricular também promovemos ainda a discussão sobre a
elaboração e implementação de programas de intervenção nestes domínios.
Bibliografia Obrigatória
Fachada, O; Psicologia das relações interpessoais, Rumo, 2003
Castillo, I., Balaguer, I. & García-Merita, M.; Rev Psicologia del Deporte, 2007 (16 (2), 201-210)
Paupério, T, Corte-Real, N, Dias, C & Fonseca AM; Sport, substance use and satisfaction with life: what relationship?, Eur J Sport Science, 2012 (2012; 12 (1):73-80)
Blázquez Garcés, J.; Corte-Real, N.; Dias, C. & Fonseca, A.; Práctica Deportiva y Bienestar Subjetivo: estudio con adolescentes portugueses, 2009
Moraes, M, Corte-Real, N, Dias, C & Fonseca AM; Satisfação com a vida, exercício físico e consumo de tabaco em diferentes áreas geográficas de Portugal, Rev Brasil C Esporte, 2009 (30 (2), 137-149)
Corte-Real et al.; Perceived health and health related behaviours of portuguese adolescentes, Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 2008 (Vol. 21 - Número 3)
Corte-Real et al; Sport Practice of university students: the case of the University of Oporto, 2008 (RPCD, 8 (2), 219-228.)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo para enquadramento e aprofundamento dos temas.
Método participativo com reflexões críticas, debates e trabalhos de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Presença em pelo menos 75% das aulas leccionadas.
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova /trabalho especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.
Obrigatoriamente terá de ter a classificação mínima de 9,5 valores nos trabalhos apresentado no fim da U.C.
A avaliação será distribuída pelas seguintes componentes: