| Código: | PDCD012 | Sigla: | CD-DEC |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências do Desporto |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PDCD | 2 | Plano em vigor a partir de 2009 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular (UC) centram-se nos elementos estruturantes do conceito de educação e formação e nas características da atividade desportiva e respetivas potencialidades pedagógicas do Desporto. Realçam-se os princípios e valores humanistas do Desporto, revisitando os conceitos básicos e situando-os na atual conjuntura social nacional e internacional. Mais, procuram igualmente enfatizar o modo como se poderá e deverá intervir neste domínio, de acordo com uma fundamentação e prática alicerçada nos referidos princípios e valores. Nessa medida existe coerência com os objetivos formulados para esta UC.
Bento, Jorge Olímpio. (1991). Novas motivações, modelos e concepções para a prática desportiva. In J. O. Bento (Ed.), O desporto do século XXI: os novos desafios (pp. 113-146). Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.
Bento, Jorge Olímpio. (2004). Desporto: discurso e substância. Porto: Campo das Letras.
Bento, Jorge Olímpio. (2006). Pedagogia do desporto: Definições, conceitos e orientações. In G. Tani, J. O. Bento & R. Peterson (Eds.), Pedagogia do Desporto (pp. 3-90). Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan.
Monteiro, A. Reis. (2017). Uma teoria da educação. Lisboa, Edições Piaget [pp21-108]
Matos, Zélia. (2013). Entre a metodologia e os métodos: Elementos para a investigação em ciências do desporto. In I. Mesquita & A. Graça (Eds.), Investigação qualitativa em desporto (Vol. 1, pp. 15-65). Porto CIFI2D, FADEUP.
Meinberg, Eckhard. Training: a special form of teaching. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 2002, vol. 2, nº 4 [115–123]
Quintana Cabanas, J.M. (2002): Teoria da educação - concepção antinómica da educação. Col. Perspectivas actuais/educação, Porto, Edições Asa.
Diferentes métodos de ensino, adequados à natureza dos conteúdos e das tarefas: método expositivo; seminário; debate; mesa redonda.
Os meios de ensino são igualmente escolhidos em função da sua adequação à situação pedagógica: recurso às tecnologias da informação e da comunicação, bem como a meios tradicionais como os impressos.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 50,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
A partir dos temas tratados o estudante escreve um ensaio [50% da classificação final].
Apresentação oral, no decurso das aulas, de um ou de dois temas (dependendo do número de estudantes em cada ano), seguida de debate entre todos os estudantes. Dependendo do número de alunos a Apresentação poderá ser individual ou em grupo de dois.[50% incluído na participação nas aulas]