Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Basquetebol
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
-Conhecer o desporto de participação e de rendimento
- Integrar e contextualizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino na modalidade de Basquetebol;
- Identificar o processo de formação desportiva a longo prazo do jogador de Basquetebol.
- Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.
Resultados de aprendizagem e competências
A importação e transformação de conteúdos da Teoria e Metodologia do Treino Desportivo, adaptando-os ao contexto do Basquetebol, é conseguida pela abordagem crítica a estes conteúdos, aliada a uma análise da performance desportiva nesta modalidade, balizando metas e orientações pertinentes para a estruturação do processo de preparação. Estes conteúdos, aliados aos fatores de preparação desportiva a longo prazo, concorrem para os objetivos de identificação das etapas dum processo de formação desportiva no Basquetebol.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Análise da performance desportiva no basquetebol
- Organização da época desportiva
- Planeamento e periodização da época desportiva
- Estruturação e condução da sessão de treino no basquetebol
- Estratégias básicas do jogo de Basquetebol
- Particularidades do campo de intervenção do Treinador
- Fatores de treino e etapas da preparação a longo prazo do jogador de basquetebol
Bibliografia Obrigatória
National Coaching Association of Canada, Canada; BASKETBALL CANADA - Level 1 Technical , 1987
National Coaching Association of Canada, Canada; BASKETBALL CANADA - Level 2 Technical , 1987
KRAUSE, J.K. ; Basketball Skills & Drills, Leisure Press, Champaing, Illionois, 1991
ARAÚJO, J.M. ; Basquetebol: Preparação Técnica e Táctica, 1992. ISBN: Federação Portuguesa de Basquetebol
GRAÇA, A.; TAVARES, F.; OLIVEIRA, J.; JANEIRA, M. ; Perspectiva Integrada e Progressiva de Formação em Basquetebol, FCDEF-UP., 1991
PRUDEN, V. ; A conceptual Approach to Basketball, Leisure Press, Champaign, Illinois, 1987
Canadian Basketball Association; Canadian Basketball Athlete Development, (http://basketball.ca/files/LTAD.pdf), 2009
WISSEL, H; Basketball - Steps to Success, Human Kinetics, Champaign, Illinois., 1994
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica, estrutura de seminário e sessões práticas (observação, condução e exercitação).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
15,00 |
| Prova oral |
40,00 |
| Trabalho de campo |
20,00 |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Da avaliação faz parte um módulo prático e um módulo teórico.
A nota do módulo teórico resulta da avaliação de um teste escrito, em que a nota não poderá ser inferior ao valor de 9,5 valores.
O acesso à avaliação positiva no módulo prático requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas lecionadas.
Constam do módulo prático as seguintes tarefas:
(1) Elaboração e apresentação de um dossiê individual (DI) que inclua:
(a) Realização de um trabalho de grupo (TG) apresentado sob a forma de prática pedagógica;
(b) Trabalho individual (TI) que consiste também na apresentação de temas sob a forma de prática pedagógica.
A nota final resulta da atribuição de um peso de 60% no módulo prático e 40% no módulo teórico.
Para a obtenção de nota no módulo prático é atribuído ao DI o peso de 25%, ao TG de 20% e ao TI de 15%. Em nenhuma das tarefas os estudantes podem obter nota inferior a 9.5 valores.