Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 642
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Golfe

Código: 642     Sigla: 642

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 20 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 3 -
2

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Proporcionar que a primeira exposição do aluno ao golfe seja uma experiência positiva.

Regras gerais do Golfe e Etiqueta. Sua introdução através de exemplos práticos

O aluno demonstra um conhecimento básico das regras de golfe, incluindo alguns exemplos, tais como ordem de jogo; quando se incorre uma tacada de penalidade e como proceder; utilização de tees, e quando a bandeira deve ser removida.

Implementação da etiqueta em situação de jogo (ou seja, a segurança, registo das pancadas de si e dos outros; reparar os bunkers; repor os divots, reparar marcas da bola no green; onde deixar seu saco de golfe).

Aprender os elementos básicos e termos usados para os equipamentos de golfe incluindo: club face, heel of club, toe of club, vareta e pega.

Introduzir e desenvolver as principais habilidades e táticas do golfe

Posição inicial e postura

Putting (ou seja, escolha da linha e controle de velocidade).

Chipping

Pitching

Swing Completo

Shots especiais (knock-down, flop shot, subidas, descidas, etc.)

Jogo a partir dos bunkers

Concentração no contacto com a bola.

Aprender conceitos básicos acerca dos voos da bola.

Conceitos de controle de distância para os tacos. Precisão e controle de distância com todos os tacos.

A consciência da mudança das condições e o seu efeito sobre o desempenho.

Adicionar variedade aos shots e às habilidades básicas aprendidas.

Conhecer algumas técnicas de shots que permitem resolver situações difíceis (fades, draws, posição da bola, o alinhamento do corpo, ângulo da face do taco).

Conhecimento dos problemas técnicos de alguns shots (punch shots, low shots, high shots,, seleção dos tacos).

Incorporar nas aulas uma variedade de atividades divertidas que facilitam a aprendizagem das diferentes técnicas, estratégia e táticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados do processo ensino e aprendizagem foram excelentes, tendo os alunos apreendido as principais competências relacionadas com o Golfe.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Regras Gerais do Golfe e Etiqueta

Elementos e termos básicos usados para os equipamentos de golfe, incluindo: face do taco, heel of club, toe of club, shaft e pegas.

As várias pegas

Habilidades técnicas e táticas do golfe:

Conhecimento Técnico

Putting

Chipping

Pitching

Swing Completo (diferentes momentos)

Tacos 7 e 9 e SW

híbrido / madeira

Shots especiais (knock-down, flop shots, fades, draws, ball position, body alignment, clubface angle, etc.).

Jogo dos bunkers

Aprender conceitos básicos acreca do voo da bola.

Conceitos de controle da distância para os diferentes tacos.

A consciência da mudança de condições e o seu efeito sobre o desempenho.

Adicionando variedade aos batimentos relativos às habilidades básicas aprendidas.

Precisão e controle de distância com todos os tacos.

O conhecimento detalhado sobre alguns shots que permitem resolver situações difíceis (fades, draws, posição da bola, o alinhamento do corpo, ângulo da face do taco).

O conhecimento de ocorrências de shots problemáticos (punch shots, low shots, high shots, club selection).

Incorporar nas aulas uma variedade de atividades divertidas que facilitam a aprendizagem das diferentes técnicas, estratégia e táticas.

Bibliografia Obrigatória

Madonna Bill; Coaching golf successfully. ISBN: 0-7360-3391-2
Buzza Steven J. 070; Effects of trying to gain distance on golf driving technique
Milburn P. D.; Summation of segmental velocities in the Golf swing
Jobe Frank W.; 30 Exercices for better golf
Richards James 070; Weight transfer patterns during the golf swing

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas Trabalho individual e em equipa de acordo com o modelo de educação desportiva. Organização, operacionalização e participação em torneios internos de Golfe.

Participação numa visita de estudo a um Campo de Golfe

 

Oportunidades de liderança dos Estudantes

Ao longo deste programa de golfe há muitas oportunidades para os alunos poderem assumir um papel de liderança. Isso pode ser feito através da nomeação dos estudantes para o desempenho de vários papéis.

Estes papéis podem ser mantidas durante todo o semestre ou podemos implementar uma rotatividade pelos diferentes estudantes, para que mais alunos experimentem esses papéis.

Alguns exemplos dos papéis e responsabilidades que os estudantes podem desempenhar:

Capitães de equipa

  • Selecionar e coordenar as equipas para a competição.
  • Ajudar e incentivar os membros da equipa.
  • Promover e acompanhar os procedimentos de segurança.
  • Definir regras e códigos de comportamento, garantindo-os durante as aulas.

Gestores de equipamentos

  • Recuperar, acautelar e devolver o equipamento.
  • Configuração e arrumar área clínica ou curso.
  • limpar o equipamento e inspecionar eventuais danos.

Preparadores Físicos

  • levar os alunos através de atividades e alongamento quentes.

Marcadores

  • Auxiliar nos registos das pontuação durante as competições.

Desenhadores de Percurso

  • Definir "O Campo de Golfe", que será utilizado para a competição.
  • Fornecer um mapa para cada equipa com o percurso a seguir.
  • Auxiliar os gestores de equipamentos na criação do percurso.

Comissão jogo

  • providenciar múltiplas cópias de cartões de pontuação para cada competição.
  • Designar para cada competição a constituição das formações e os respetivos locais de partida.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Teste 25,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: Teste escrito (25%)

Trabalho Prático (Equipa e Individual) e Avaliações Práticas (50%)

Participação/interesse/assiduidade (25%)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-01 às 09:47:57 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico