| Código: | 642 | Sigla: | 642 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 20 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 1 | - | 3 | - | |
| 2 |
Proporcionar que a primeira exposição do aluno ao golfe seja uma experiência positiva.
Regras gerais do Golfe e Etiqueta. Sua introdução através de exemplos práticos
O aluno demonstra um conhecimento básico das regras de golfe, incluindo alguns exemplos, tais como ordem de jogo; quando se incorre uma tacada de penalidade e como proceder; utilização de tees, e quando a bandeira deve ser removida.
Implementação da etiqueta em situação de jogo (ou seja, a segurança, registo das pancadas de si e dos outros; reparar os bunkers; repor os divots, reparar marcas da bola no green; onde deixar seu saco de golfe).
Aprender os elementos básicos e termos usados para os equipamentos de golfe incluindo: club face, heel of club, toe of club, vareta e pega.
Introduzir e desenvolver as principais habilidades e táticas do golfe
Posição inicial e postura
Putting (ou seja, escolha da linha e controle de velocidade).
Chipping
Pitching
Swing Completo
Shots especiais (knock-down, flop shot, subidas, descidas, etc.)
Jogo a partir dos bunkers
Concentração no contacto com a bola.
Aprender conceitos básicos acerca dos voos da bola.
Conceitos de controle de distância para os tacos. Precisão e controle de distância com todos os tacos.
A consciência da mudança das condições e o seu efeito sobre o desempenho.
Adicionar variedade aos shots e às habilidades básicas aprendidas.
Conhecer algumas técnicas de shots que permitem resolver situações difíceis (fades, draws, posição da bola, o alinhamento do corpo, ângulo da face do taco).
Conhecimento dos problemas técnicos de alguns shots (punch shots, low shots, high shots,, seleção dos tacos).
Incorporar nas aulas uma variedade de atividades divertidas que facilitam a aprendizagem das diferentes técnicas, estratégia e táticas.
Regras Gerais do Golfe e Etiqueta
Elementos e termos básicos usados para os equipamentos de golfe, incluindo: face do taco, heel of club, toe of club, shaft e pegas.
As várias pegas
Habilidades técnicas e táticas do golfe:
Conhecimento Técnico
Putting
Chipping
Pitching
Swing Completo (diferentes momentos)
Tacos 7 e 9 e SW
híbrido / madeira
Shots especiais (knock-down, flop shots, fades, draws, ball position, body alignment, clubface angle, etc.).
Jogo dos bunkers
Aprender conceitos básicos acreca do voo da bola.
Conceitos de controle da distância para os diferentes tacos.
A consciência da mudança de condições e o seu efeito sobre o desempenho.
Adicionando variedade aos batimentos relativos às habilidades básicas aprendidas.
Precisão e controle de distância com todos os tacos.
O conhecimento detalhado sobre alguns shots que permitem resolver situações difíceis (fades, draws, posição da bola, o alinhamento do corpo, ângulo da face do taco).
O conhecimento de ocorrências de shots problemáticos (punch shots, low shots, high shots, club selection).
Incorporar nas aulas uma variedade de atividades divertidas que facilitam a aprendizagem das diferentes técnicas, estratégia e táticas.
Aulas teórico-práticas Trabalho individual e em equipa de acordo com o modelo de educação desportiva. Organização, operacionalização e participação em torneios internos de Golfe.
Participação numa visita de estudo a um Campo de Golfe
Oportunidades de liderança dos Estudantes
Ao longo deste programa de golfe há muitas oportunidades para os alunos poderem assumir um papel de liderança. Isso pode ser feito através da nomeação dos estudantes para o desempenho de vários papéis.
Estes papéis podem ser mantidas durante todo o semestre ou podemos implementar uma rotatividade pelos diferentes estudantes, para que mais alunos experimentem esses papéis.
Alguns exemplos dos papéis e responsabilidades que os estudantes podem desempenhar:
Capitães de equipa
Gestores de equipamentos
Preparadores Físicos
Marcadores
Desenhadores de Percurso
Comissão jogo
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 25,00 |
| Teste | 25,00 |
| Trabalho de campo | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
Fórmula de avaliação: Teste escrito (25%)
Trabalho Prático (Equipa e Individual) e Avaliações Práticas (50%)
Participação/interesse/assiduidade (25%)