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Práticas Laboratoriais e Comportamento Motor

Código: 641     Sigla: 641

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 57 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 3 15 81
2

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O principal desígnio da UC Práticas Laboratoriais no Estudo do Comportamento Motor é contribuir para colmatar algum hiato entre o campo teórico do conhecimento e a sua aplicabilidade prática no que respeita ao domínio de avaliação do comportamento motor (nas suas vertentes desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controlo motor).

Esta UC pretende ainda:
- Partindo de um referencial teórico dar a conhecer metodologias, procedimentos de coleta e análise de dados e instrumentos de avaliação no domínio do comportamento motor.
- Proporcionar a familiarização com os Testes e as Baterias de Testes mais utilizados na avaliação do comportamento motor, nomeadamente aqueles vocacionados para a investigação da coordenação motora, da lateralidade e das assimetrias motoras funcionais.
- Desenvolver conhecimento e competências para a aplicação, no terreno, de alguns desses Testes e Baterias com a consequente recolha e tratamento dos dados e análise e discussão dos resultados comparando-os com o corpo teórico de conhecimentos.
- Dar a conhecer a variabilidade da performance sob o efeito de alguns parâmetros complexos da aprendizagem e do controlo motor.
- Estimular o sentido crítico dos estudantes face a um domínio controverso como é o da avaliação do comportamento motor nas várias idades e nas populações que as Ciências do Desporto envolvem como matéria de estudo (infantojuvenil, alto rendimento, necessidades especiais e idosos).

Resultados de aprendizagem e competências

Partindo de um referencial teórico, pretende-se um envolvimento mais extensivo e prático do estudante no conhecimento e aplicação de metodologias, instrumentos de avaliação, procedimentos de coleta e análise de dados, que permitam comparações entre vários estudos e com o corpo de conhecimentos do qual partiram.
Pretende-se ainda que os estudantes experienciem atividades laboratoriais orientadas com o intuito de estimular o sentido crítico face a um domínio controverso como é o da avaliação do comportamento motor nos seus três parâmetros (controlo motor, aprendizagem motora e desenvolvimento motor) e em diferentes populações (sujeitos do alto rendimento, sujeitos com necessidades especiais, sujeitos idosos, população infantojuvenil).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução ao estudo do Comportamento Motor. Metodologia experimental: variáveis, escalas de medida e medidas de desempenho motor.

2. Escala corporal: corpo real vs corpo percecionado. Precisão da fronteira corporal como requisito de um comportamento motor adequado às metas de aprendizagem.

3. Avaliação dos comportamentos de assimetria lateral: medidas de preferência e medidas de performance.

4. Capacidades motoras: diferenças intraindividual e entre sujeitos em diferentes condições de prática.

5. O paradigma de Fleishman e o mito da capacidade motora geral. Uma experiência com o equilíbrio.

6. Padrões motores fundamentais. Breve fundamentação teórico-prática e prática laboratorial.

7. Affordances e escala corporal: experiências através dos padrões motores fundamentais

8. Baterias de avaliação da coordenação motora e despiste de desordens da coordenação: o MABC-2 e o KTK. Fundamentação teórica e prática laboratorial.

9. Questões fundamentais na avaliação do comportamento motor.

Bibliografia Obrigatória

Baumgartner Ted A. 070; Measurement for evaluation in physical education and exercise science. ISBN: 978-0-07-304526-9
Fairbrother Jeffrey T.; Fundamentals of motor behaviour. ISBN: 978-0-7360-7714-9
Piek Jan P. 340; Motor behavior and human skill. ISBN: 0-88011-675-7

Bibliografia Complementar

Haywood Kathleen M.; Life span motor development. ISBN: 0-87322-483-3
Burton Allen W.; Movement skill assessment. ISBN: 0-87322-975-4
Haywood Kathleen M.; Laboratory activities for life span motor development. ISBN: 0-87322-134-6
Gallahue David L.; Compreendendo o desenvolvimento motor. ISBN: 85-7655-016-4
Vasconcelos Olga; Assessment of manual asymmetry

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo (aulas teórico-práticas) e estimulador do pensamento crítico.
Investigação na Web.
Aulas práticas com tarefas individuais ou tarefas em grupo envolvendo a aplicação de metodologias e instrumentos de avaliação de parâmetros do comportamento motor.
Trabalhos de campo.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Neurociências

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída sem exame final é composta por uma componente teórica e uma componente prática. Para conseguir aproveitamento a esta unidade curricular o/a estudante terá que obter uma classificação ≥ 10 valores em cada uma destas componentes.
Componente teórica: teste.
Componente prática:
- Presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas.
- Realização de trabalho de grupo.
- Participação nas atividades desenvolvidas nas aulas.
- Participação em recolha de dados no terreno.
- Participação na componente on-line.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média das componentes: teste (50%), trabalho escrito (30%); trabalho de campo (20%).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que não assegurem a presença a, pelo menos, 75% das aulas lecionadas (estudantes com estatutos especiais) deverão contactar a responsável pela unidade curricular no prazo máximo de duas semanas após a lecionação da primeira aula teórica, para definir um plano alternativo de avaliação à unidade curricular.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser obtida apenas através da repetição da componente teórica (exame de recurso).
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