Práticas Laboratoriais e Comportamento Motor
Ocorrência: 2016/2017 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O principal desígnio da UC Práticas Laboratoriais no Estudo do Comportamento Motor é contribuir para colmatar algum hiato entre o campo teórico do conhecimento e a sua aplicabilidade prática no que respeita ao domínio de avaliação do comportamento motor (nas suas vertentes desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controlo motor).
Esta UC pretende ainda:
- Partindo de um referencial teórico dar a conhecer metodologias, procedimentos de coleta e análise de dados e instrumentos de avaliação no domínio do comportamento motor.
- Proporcionar a familiarização com os Testes e as Baterias de Testes mais utilizados na avaliação do comportamento motor, nomeadamente aqueles vocacionados para a investigação da coordenação motora, da lateralidade e das assimetrias motoras funcionais.
- Desenvolver conhecimento e competências para a aplicação, no terreno, de alguns desses Testes e Baterias com a consequente recolha e tratamento dos dados e análise e discussão dos resultados comparando-os com o corpo teórico de conhecimentos.
- Dar a conhecer a variabilidade da performance sob o efeito de alguns parâmetros complexos da aprendizagem e do controlo motor.
- Estimular o sentido crítico dos estudantes face a um domínio controverso como é o da avaliação do comportamento motor nas várias idades e nas populações que as Ciências do Desporto envolvem como matéria de estudo (infantojuvenil, alto rendimento, necessidades especiais e idosos).
Resultados de aprendizagem e competências
Partindo de um referencial teórico, pretende-se um envolvimento mais extensivo e prático do estudante no conhecimento e aplicação de metodologias, instrumentos de avaliação, procedimentos de coleta e análise de dados, que permitam comparações entre vários estudos e com o corpo de conhecimentos do qual partiram.
Pretende-se ainda que os estudantes experienciem atividades laboratoriais orientadas com o intuito de estimular o sentido crítico face a um domínio controverso como é o da avaliação do comportamento motor nos seus três parâmetros (controlo motor, aprendizagem motora e desenvolvimento motor) e em diferentes populações (sujeitos do alto rendimento, sujeitos com necessidades especiais, sujeitos idosos, população infantojuvenil).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução ao estudo do Comportamento Motor. Metodologia experimental: variáveis, escalas de medida e medidas de desempenho motor.
2. Escala corporal: corpo real vs corpo percecionado. Precisão da fronteira corporal como requisito de um comportamento motor adequado às metas de aprendizagem.
3. Avaliação dos comportamentos de assimetria lateral: medidas de preferência e medidas de performance.
4. Capacidades motoras: diferenças intraindividual e entre sujeitos em diferentes condições de prática.
5. O paradigma de Fleishman e o mito da capacidade motora geral. Uma experiência com o equilíbrio.
6. Padrões motores fundamentais. Breve fundamentação teórico-prática e prática laboratorial.
7. Affordances e escala corporal: experiências através dos padrões motores fundamentais
8. Baterias de avaliação da coordenação motora e despiste de desordens da coordenação: o MABC-2 e o KTK. Fundamentação teórica e prática laboratorial.
9. Questões fundamentais na avaliação do comportamento motor.
Bibliografia Obrigatória
Baumgartner Ted A. 070;
Measurement for evaluation in physical education and exercise science. ISBN: 978-0-07-304526-9
Fairbrother Jeffrey T.;
Fundamentals of motor behaviour. ISBN: 978-0-7360-7714-9
Piek Jan P. 340;
Motor behavior and human skill. ISBN: 0-88011-675-7
Bibliografia Complementar
Haywood Kathleen M.;
Life span motor development. ISBN: 0-87322-483-3
Burton Allen W.;
Movement skill assessment. ISBN: 0-87322-975-4
Haywood Kathleen M.;
Laboratory activities for life span motor development. ISBN: 0-87322-134-6
Gallahue David L.;
Compreendendo o desenvolvimento motor. ISBN: 85-7655-016-4
Vasconcelos Olga;
Assessment of manual asymmetry
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositivo (aulas teórico-práticas) e estimulador do pensamento crítico.
Investigação na Web.
Aulas práticas com tarefas individuais ou tarefas em grupo envolvendo a aplicação de metodologias e instrumentos de avaliação de parâmetros do comportamento motor.
Trabalhos de campo.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Neurociências
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
50,00 |
| Trabalho de campo |
20,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação distribuída sem exame final é composta por uma componente teórica e uma componente prática. Para conseguir aproveitamento a esta unidade curricular o/a estudante terá que obter uma classificação ≥ 10 valores em cada uma destas componentes.
Componente teórica: teste.
Componente prática:
- Presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas.
- Realização de trabalho de grupo.
- Participação nas atividades desenvolvidas nas aulas.
- Participação em recolha de dados no terreno.
- Participação na componente on-line.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média das componentes: teste (50%), trabalho escrito (30%); trabalho de campo (20%).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que não assegurem a presença a, pelo menos, 75% das aulas lecionadas (estudantes com estatutos especiais) deverão contactar a responsável pela unidade curricular no prazo máximo de duas semanas após a lecionação da primeira aula teórica, para definir um plano alternativo de avaliação à unidade curricular.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação poderá ser obtida apenas através da repetição da componente teórica (exame de recurso).