Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 631
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

A Dança em Contexto Escolar

Código: 631     Sigla: 631

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 62 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 3 -
2

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1.Desenvolver conhecimentos, experiências e competências pedagógico-didáticos para a abordagem da Dança na escola, com uma visão atual, responsável e inovadora;
2. Promover o trabalho coreográfico para alunos do 2º, 3ºciclos e Secundário;
3. Desenvolver competências na execução e construção de coreografias;
4. Promover situações de organização, operacionalização e participação em espetáculos de Dança e de atividades rítmicas expressivas.

Resultados de aprendizagem e competências

De acordo com o definido nos objetivos, procurou-se criar mecanismos de aprendizagem variados que permitam aos alunos o máximo de vivências na aprendizagem de conteúdos de dança. A vivência prática dos vários conteúdos lecionados possibilita o aluno avaliar as suas reais competências na área da dança. Todos os momentos de avaliação procuram dotar os alunos de instrumentos para a sua futura intervenção pedagógica, desenvolvendo competências ao nível da transmissão e demonstração, exploração e criação de exercícios pedagógicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Fatores e influenciadores do movimento: corpo, tempo, espaço, relações, criatividade, energia/dinâmica;
2. A estruturação do comportamento motor em dança através dos conceitos de frase de movimento;
3. Movimento dançado: Improvisação e composição;
4. A dança em contexto Escolar;
5. Abordagem metodológica do ensino-aprendizagem da Dança;
6. Noções, conceitos e terminologias básicas específicas inerentes às danças abordadas;
7. Participação num espetáculo de Dança.

Bibliografia Obrigatória

Dunkin Anne; Dancing in your school. ISBN: 0-87127-285-7
Kassing Gayle; Dance teaching methods and curriculum design. ISBN: 978-0-7360-0240-0
Laban Rudolf; The Mastery of movement. ISBN: 0-7121-1357-6
Laban Rudolf; Dança educativa moderna. ISBN: 85-274-0121-5
Laban Rudolf; Laban.s principles of dance and movement notation. ISBN: 0-7121-1648-6
Minton Sandra Cerny; Choreography. ISBN: 978-0-7360-6476-7
Gula Denise A.; Dance choreography for competitive gymnastics. ISBN: 0-88011-364-2
Reeve Justine; Dance improvisations. ISBN: 978-1450402149
Sofras Pamela Anderson; Dance composition basics. ISBN: 978-0-7360-5532-1
Thornton S.; A Movement perspective of Rudolf Labant

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas
Pesquisa e trabalho individual e de grupo
Organização, operacionalização e participação em espetáculos de Dança e de atividades rítmicas expressivas
Todo o processo metodológico passa por 3 fases distintas: O fazer, o criar e o analisar.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 10,00
Trabalho de campo 60,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste escrito - 10%

Trabalho de Campo (Avaliações práticas - 40% + Participação nas diferentes funções do Sarau – 20%)

Trabalhos escritos- 25%

Participação/interesse/assiduidade - 5%

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-02 às 00:53:18 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico