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Aprendizagem Motora

Código: 314     Sigla: AM

Ocorrência: 2014/2015 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1794
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 169 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 3 - 6 60 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-07-31.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC Aprendizagem Motora pretende dar a conhecer aos estudantes o dinâmico conjunto de processos internos associados com a prática e com a experiência e que, articulados com as condições de aprendizagem, instrução e prática, conduzem ao sucesso na construção e desempenho das habilidades motoras em contextos distintos, nomeadamente o desportivo, o escolar, populações idosas e populações com necessidades especiais.

Resultados de aprendizagem e competências

- Compreender a Aprendizagem Motora como área de estudo das Ciências do Desporto.
- Compreender a terminologia básica utilizada no estudo da Aprendizagem Motora e a sua aplicação na prática do desporto e da educação física.
- Conhecer as teorias gerais da Aprendizagem Motora.
- Conhecer os processos e mecanismos fundamentais da Aprendizagem Motora e do desempenho motor.
- Identificar e enquadrar teoricamente os fatores influenciadores da Aprendizagem Motora.
- Compreender a importância do estudo das diferenças individuais para o desempenho das habilidades motoras.
- Compreender as relações entre os vários conceitos transmitidos.
- Associar os conceitos aprendidos na UC Aprendizagem Motora com outros adquiridos em unidades curiculares que, num posicionamento transversal ou vertical, possuem afinidades com a UC Aprendizagem Motora.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Pedagogia do Desporto (1º ano, 1º semestre); Estatística (1º ano, 2º semestre); Desenvolvimento Motor (2º ano, 1º semestre).

Programa

1. Períodos históricos da Aprendizagem Motora. A Aprendizagem Motora como campo de estudo e aplicação
2. Questões terminológicas e estruturas nervosas intervenientes na Aprendizagem Motora.
3. Teorias da Aprendizagem Motora: Teoria do circuito fechado, Teoria do esquema e Teoria dos sistemas dinâmicos
4. Fases de aprendizagem e avaliação dos progressos da aprendizagem
4.1 Fases de Aprendizagem: Modelos de Fitts e Posner (1967) e de Gentile(1972). Alterações no executante e na performance através dos estádios de aprendizagem
4.2 Curvas de desempenho ou performance; as fases de aquisição, retenção e transferência; medidas de precisão, de desempenho e tipos de erro da resposta.
5. Fatores de aprendizagem
5.1 Fatores prévios: motivação, aquecimento, metas de aprendizagem; instrução e demonstração; caraterísticas da tarefa e do indivíduo
5.2 Fatores concomitantes: teoria da informação; tomada de decisão e antecipação; memória e atenção; variabilidade das condições de prática e interferência contextual; transferência da aprendizagem; fadiga
5.3 Fatores posteriores: informação de retorno sobre o resultado (feedback); metacognição; envolvimento emocional
6. Síntese. Modelo conceptual do desempenho humano: o aprendiz, a aprendizagem, a tarefa e o contexto.

Bibliografia Obrigatória

Magill Richard A.; Motor learning and control. ISBN: 978-0-07-110697-9
Schmidt Richard A.; Motor learning and performance. ISBN: 978-0-7360-6964-9
Tani Go 340; Comportamento motor
Passos Pedro 340; Comportamento motor, controlo e aprendizagem. ISBN: 978-972-735-192-3
Barreiros Joao M. P.; Aprendizagem motora
Utley Andrea; Motor control, learning and development. ISBN: 978-0-415-39139-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas magistrais.
Aulas laboratoriais de familiarização com os vários desenhos metodológicos, instrumentos e procedimentos de pesquisa no âmbito da Aprendizagem Motora.
Trabalho de campo e trabalho laboratorial.
Grupos de discussão.

Software

Moodle

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 5,00
Exame 35,00
Teste 35,00
Trabalho de campo 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para acederem ao exame final, os estudantes terão que preencher os seguintes critérios:
i) presença em pelo menos 75% das aulas teóricas e práticas lecionadas;
ii) classificação mínima de 47,5% na componente prática.


Os estudantes que não assegurem a presença a, pelo menos, 75% das aulas teóricas e práticas lecionadas (e.g., trabalhadores-estudantes, atletas de alta competição) deverão contactar a responsável pela unidade curricular no prazo máximo de 15 dias após a lecionação da primeira aula para que seja possível definir um plano alternativo de avaliação à UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente teórica (70% do total da classificação final):

i) Época normal: mini-teste realizado no âmbito das aulas (35%) e exame final (35%)

ii) Exame de recurso: exame final (70%).


O segundo mini-teste será realizado em simultâneo com o exame final. Serão admitidos ao segundo mini-teste: (i) os esrtudantes que apresentem presença em pelo menos 75% das aulas teóricas e práticas lecionadas; (ii) os estudantes que tiverem obtido classificação mínima de 47,5% (9,5 valores, numa escala de 0 a 20) no primeiro mini-teste; (iii) os estudantes que tiverem obtido classificação mínima de 47,5% (9,5 valores, numa escala de 0 a 20) na componente prática.

Serão admitidos ao exame de recurso: (i) os estudantes que apresentem presença em pelo menos 75% das aulas teóricas e práticas lecionadas; (ii) os estudantes que tiverem obtido classificação mínima de 47,5% (9,5 valores, numa escala de 0 a 20) na componente prática.


Componente prática (trabalho em grupo, envolvendo trabalho de campo com autoavaliação e heteroavaliação) (25% da classificação final); (apresentação do trabalho de grupo) (5% da classificação final).


Na componente teórica e na componente prática, a classificação final não poderá ser inferior a 47,5% (9,5 valores, numa escala de 0 a 20) do valor respetivo.

Provas e trabalhos especiais

Tem dispensa de frequência às aulas teóricas e práticas o estudante que a tiver obtido, em um e em outro caso, no ano letivo anterior. Da mesma forma, o estudante que, no ano letivo anterior, tenha obtido classificação mínima de 47.5% (9,5 valores, numa escala de 0 a 20) no trabalho em grupo da componente prática da UC está igualmente dispensado de o realizar no presente ano letivo, devendo apenas comparecer aos mini-testes, exame final ou exame de recurso. No caso de nova reprovação, o estudante cumprirá todos os requisitos da UC: assiduidade mínima às componentes teórica e prática, trabalho em grupo e mini-testes ou exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que não assegurem a presença a, pelo menos, 75% das aulas teóricas e práticas lecionadas (e.g., trabalhadores-estudantes, atletas de alta competição) deverão contactar a responsável pela unidade curricular no prazo máximo de 15 dias após a lecionação da primeira aula para que seja possível definir um plano alternativo de avaliação à UC.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser obtida apenas através da repetição da componente teórica (exame de recurso).
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