Introdução ao Pensamento Contemporâneo
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O propósito desta Unidade Curricular é apurar nos alunos a sensibilidade ética e estética que permitirá uma melhor compreensão do sentido ontológico da excelência no desporto e na vida. As sessões funcionarão como uma espécie de maiêutica socrática, possibilitando ao aluno uma reflexão densa e profunda de temas, cuja essência conduzirá o pensamento para uma dimensão poética, filosófica e literária. É hoje, mais do que nunca, fundamental (re)pensar o homem, o seu gesto, humildade e sentido de comunhão para consigo, para com o outro e para com o mundo que o rodeia, de modo a edificar uma humanidade mais lhana, mais justa, mais fraterna.
Resultados de aprendizagem e competências
Dar a conhecer aos alunos noções, conceitos, questões essenciais do Pensamento Contemporâneo, de modo a aprofundar o espírito crítico e a autonomia de pensamento e de ação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Módulo I: Ética do Desporto
1. Retrato do homem contemporâneo.
1.1. O homem-espuma e a fragmentação do eu.
1.2. A dignidade da Pessoa Humana.
1.3. O (re)encontro do homem com o homem.
1.4. O Ter e o Ser.
1.5. O Eu e o Outro: rumo a uma ética do cuidado.
2. Desporto, Poesia e Filosofia
2.1. Da necessidade de um tempo de poesia.
2.2. Relevância da Filosofia para o entendimento profundo do sentido e do valor da Pessoa Humana.
2.3. Poética do desassossego.
2.4. Desporto e Liturgia
3. O desporto como uma oficina de humanidade
3.1. Desporto, valores e cultura.
3.2. Ética da responsabilidade.
3.3. Dimensão ontológica do treino e da competição.
3.4. Missão do treinador/professor.
4. A Universidade como o
locus da concretização do humano
4.1. Missão da Universidade.
4.2. Rumo a uma Oficina de Homens.
4.3. Pedagogia da afetividade.
4.4. Formação íntegra e integral do desporto.
4.5. Educar para edificar
5. Imperativos éticos do desporto
5.1. Ética da comunicação.
5.2. Fenomenologia do sentir desportivo.
5.3. O bem, o belo, o bom – tríade aristotélica.
5.4. O valor da vitória e da derrota na formação do caráter humano.
5.5. A questão platónica da Justiça
Módulo II: Corpo e Transcendência
1. O corpo axiológico, cultural, antropológico e ontológico.
2. O mito de narciso e o corpo perfeito.
3. O logos corporizado e o sentido de incorporação.
4. As indústrias da corporalidade
Módulo III: Estética do Desporto
1. O Pensamento em Ciências do Desporto
1.1. Uma Abordagem Estética.
1.1.1. Desporto, Estética, Arte.
1.1.2. A experiência estética induzida pelo Desporto.
1.1.3. Fatores de influência e categorias estéticas que configuram o valor estético do Desporto.
Bibliografia Obrigatória
Bento Jorge Olímpio;
Desporto e humanismo. ISBN: 85-85881-59-3
Bento Jorge 340;
Desporto, ética, sociedade
Bento Jorge Olímpio;
Da .arété. ou excelência no desporto, na educação e na vida
Bento Jorge Olímpio;
Educação cívica, liberdade e humanidade
Bento Jorge Olímpio;
À procura de referências para uma ética do desporto
Lacerda T. O. (Teresa);
Olhar para o desporto do ponto de vista estético
Lacerda Teresa Oliveira;
Elementos para a construção de uma estética do desporto
Lacerda Teresa O.;
Uma^aproximação estética ao corpo desportivo
Lipovetsky Gilles;
O^crepúsculo do dever. ISBN: 972-20-1154-5
Lipovetsky Gilles;
O^império do efémero. ISBN: 972-20-0695-9
Lipovetsky Gilles;
A^era do vazio
Patrício Manuel Ferreira;
Lições de axiologia educacional. ISBN: 972-674-105-X
Observações Bibliográficas
Durante o semestre será disponibilizada bibliografia que complemente os temas abordados nas aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas expositivas. Discussão dos temas apresentados no programa, privilegiando sempre a interação entre professor e aluno e o pensamento autónomo e crítico.
As aulas práticas serão dedicadas à apresentação de trabalhos realizados em grupo pelos alunos. Intentar-se-á promover o debate e a discussão de questões teóricas que suscitem desassossego e deslumbramento.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
50,00 |
| Participação presencial |
10,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Componente teórica:
Valor da componente teórica: 50% da nota final.
Frequência obrigatória: 75% assiduidade.
Realização de exame final.
Componente prática:
Valor da componente prática: 50% da nota final.
Frequência obrigatória: 75% assiduidade.
Realização de dois trabalhos práticos em regime de avaliação contínua.
Os estudantes para obterem a passagem à Unidade Curricular deverão ter nota superior a 9,5 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização de um exame de acordo com a marcação do Conselho Pedagógico.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota será feita de acordo com o Regulamente Geral de Avaliação da Universidade do Porto.