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Introdução ao Pensamento Contemporâneo

Código: 229     Sigla: 229

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 176 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O propósito desta Unidade Curricular é apurar nos alunos a sensibilidade ética e estética que permitirá uma melhor compreensão do sentido ontológico da excelência no desporto e na vida. As sessões funcionarão como uma espécie de maiêutica socrática, possibilitando ao aluno uma reflexão densa e profunda de temas, cuja essência conduzirá o pensamento para uma dimensão poética, filosófica e literária. É hoje, mais do que nunca, fundamental (re)pensar o homem, o seu gesto, humildade e sentido de comunhão para consigo, para com o outro e para com o mundo que o rodeia, de modo a edificar uma humanidade mais lhana, mais justa, mais fraterna.

Resultados de aprendizagem e competências

Dar a conhecer aos alunos noções, conceitos, questões essenciais do Pensamento Contemporâneo, de modo a aprofundar o espírito crítico e a autonomia de pensamento e de ação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo I: Ética do Desporto

1. Retrato do homem contemporâneo.
1.1. O homem-espuma e a fragmentação do eu.
1.2. A dignidade da Pessoa Humana.
1.3. O (re)encontro do homem com o homem.
1.4. O Ter e o Ser.
1.5. O Eu e o Outro: rumo a uma ética do cuidado.

2. Desporto, Poesia e Filosofia
2.1. Da necessidade de um tempo de poesia.
2.2. Relevância da Filosofia para o entendimento profundo do sentido e do valor da Pessoa Humana.
2.3. Poética do desassossego.
2.4. Desporto e Liturgia

3. O desporto como uma oficina de humanidade
3.1. Desporto, valores e cultura.
3.2. Ética da responsabilidade.
3.3. Dimensão ontológica do treino e da competição.
3.4. Missão do treinador/professor.

4. A Universidade como o locus da concretização do humano
4.1. Missão da Universidade.
4.2. Rumo a uma Oficina de Homens.
4.3. Pedagogia da afetividade.
4.4. Formação íntegra e integral do desporto.
4.5. Educar para edificar

5. Imperativos éticos do desporto
5.1. Ética da comunicação.
5.2. Fenomenologia do sentir desportivo.
5.3. O bem, o belo, o bom – tríade aristotélica.
5.4. O valor da vitória e da derrota na formação do caráter humano.
5.5. A questão platónica da Justiça

Módulo II: Corpo e Transcendência

1. O corpo axiológico, cultural, antropológico e ontológico.
2. O mito de narciso e o corpo perfeito.
3. O logos corporizado e o sentido de incorporação.
4. As indústrias da corporalidade

Módulo III: Estética do Desporto


1. O Pensamento em Ciências do Desporto
1.1. Uma Abordagem Estética.
1.1.1. Desporto, Estética, Arte.
1.1.2. A experiência estética induzida pelo Desporto.
1.1.3. Fatores de influência e categorias estéticas que configuram o valor estético do Desporto.


 


 

Bibliografia Obrigatória

Bento Jorge Olímpio; Desporto e humanismo. ISBN: 85-85881-59-3
Bento Jorge 340; Desporto, ética, sociedade
Bento Jorge Olímpio; Da .arété. ou excelência no desporto, na educação e na vida
Bento Jorge Olímpio; Educação cívica, liberdade e humanidade
Bento Jorge Olímpio; À procura de referências para uma ética do desporto
Lacerda T. O. (Teresa); Olhar para o desporto do ponto de vista estético
Lacerda Teresa Oliveira; Elementos para a construção de uma estética do desporto
Lacerda Teresa O.; Uma^aproximação estética ao corpo desportivo
Lipovetsky Gilles; O^crepúsculo do dever. ISBN: 972-20-1154-5
Lipovetsky Gilles; O^império do efémero. ISBN: 972-20-0695-9
Lipovetsky Gilles; A^era do vazio
Patrício Manuel Ferreira; Lições de axiologia educacional. ISBN: 972-674-105-X

Observações Bibliográficas

Durante o semestre será disponibilizada bibliografia que complemente os temas abordados nas aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas. Discussão dos temas apresentados no programa, privilegiando sempre a interação entre professor e aluno e o pensamento autónomo e crítico.

As aulas práticas serão dedicadas à apresentação de trabalhos realizados em grupo pelos alunos. Intentar-se-á promover o debate e a discussão de questões teóricas que suscitem desassossego e deslumbramento.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente teórica:
Valor da componente teórica: 50% da nota final.
Frequência obrigatória: 75% assiduidade.
Realização de exame final.

Componente prática:
Valor da componente prática: 50% da nota final.
Frequência obrigatória: 75% assiduidade.
Realização de dois trabalhos práticos em regime de avaliação contínua.

Os estudantes para obterem a passagem à Unidade Curricular deverão ter nota superior a 9,5 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realização de um exame de acordo com a marcação do Conselho Pedagógico.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota será feita de acordo com o Regulamente Geral de Avaliação da Universidade do Porto.

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