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Teoria e Metodologia do Treino Desportivo

Código: 211     Sigla: 211

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 181 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de TMTD, integra-se no 2º ano do plano de estudos. Apresenta-se como disciplina de formação geral, não orientada especificamente para qualquer âmbito da prática desportiva, desporto ou especialidade desportiva. Nesse sentido, esta disciplina refere-se à Teoria e Metodologia Geral do Treino Desportivo. Esta orientação decorre da estrutura e objetivos do plano de estudos que contempla disciplinas com carácter de formação geral e especializada, adequando-se desse modo às diferentes possibilidades de intervenção profissional dos futuros licenciados. Assim sendo, a TMTD é a primeira disciplina do plano de estudos que aborda de forma sistematizada o conhecimento que sustenta a prática nos diferentes âmbitos de intervenção profissional, constituindo-se assim num espaço de formação de “banda larga” que constitui as fundações de ulterior formação especializada, quer no 1º Ciclo de Estudos em Ciências do Desporto quer para o prosseguimento de estudos pós-graduados em ciclos de estudo subsequentes.
A disciplina de TMTD orientar-se-á para o estudo da prestação desportiva, designadamente para o estudo dos fundamentos teóricos e dos princípios metodológicos do seu desenvolvimento no treino e da sua comprovação formal (em provas de avaliação ou na competição). Constitui objetivo geral da unidade curricular dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre os fundamentos teóricos e os princípios metodológicos do Treino Desportivo permitindo-lhes aceder e responder com sucesso a exigências de formação mais específicas, no âmbito da formação complementar em Treino Desportivo, Desporto e Populações Especiais, Atividade Física e Saúde da licenciatura em Ciências do Desporto. Assim a unidade curricular tem características propedêuticas suportando formações mais específicas nos âmbitos da Educação Física e Desporto na Escola, do Desporto de Rendimento, do Desporto de Reeducação e Reabilitação e do Desporto de Recreação.
Constituem-se ainda como objetivos gerais o desenvolvimento de atitudes e valores, que permitam aos futuros profissionais a realização de uma prática competente, eficaz, entusiasta e assente na ética e responsabilidade.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que o plano de formação permita atingir: 
i) a integração do quadro conceptual de treino como processo pedagógico dirigido e sistemático visando a modificação do estado de preparação para a realização de tarefas desportivas; 
ii) a compreensão e interpretação dos fatores que condicionam a capacidade de prestação desportiva; iii) o entendimento da relação entre as decisões pedagógicas e didáticas de organização e direção do treino e as repercussões na aprendizagem e biológicas, tendo em conta que o exercício físico representa um meio de aprendizagem essencial para o desenvolvimento da mestria na realização da atividade desportiva e um meio de agressão/adaptação com consequências na estrutura e função orgânica; 
iv) a aquisição de competências na aplicação dos princípios e procedimentos metodológicos de programação, avaliação e prescrição do treino dos diversos fatores de rendimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceitos, fundamentos e princípios do treino
1.1 Conceito de Treino
1.2. Modelo de condução e direção do treino
1.3. Os fundamentos do desenvolvimento do rendimento desportivo
1.4. Princípios do treino desportivo
1.5. Vectores da adaptação induzida pelo treino físico

2. Avaliação e treino das capacidades motoras
2.1 Força
2.2 Resistência
2.3 Flexibilidade
2.4 Velocidade

3. Planeamento e Periodização do processo de treino.
3.1 Conceitos de planeamento e periodização
3.2 Tipos de planeamento
3.3 Modelos de periodização

Bibliografia Obrigatória

Jorge Castelo...[et al.]; Metodologia do treino desportivo, FMH Ediçoes, 1998. ISBN: 972-735-050-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular de TMTD ocorre no 1º semestre do 2º ano do plano de estudos, tendo uma carga horária semanal de 4 horas, correspondente a uma aula teórica de 2 horas e a uma aula prática de 2 horas.
Do ponto de vista do desenvolvimento das matérias, na aula teórica serão tratados pelo docente os fundamentos da teoria do treino nos temas que constituem os conteúdos programáticos. A estratégia didática a seguir por parte do docente será a de aula magistral expositiva ou em alternativa sob a forma de seminário com formulação de um tutorial de estudo prévio dos temas para posterior interação entre o docente e os estudantes. Em cada aula, serão formuladas questões para orientação do estudo e para a avaliação da retenção dos conhecimentos abordados.
Nas aula prática serão retomados os diversos conteúdos abordados nas aulas teóricas. As aulas práticas serão predominantemente constituídas sob a forma de cenários de treino, estimulando a participação dos estudantes na organização e condução da prática e criando condições para o desenvolvimento da aprendizagem consciente de procedimentos de liderança, condução e aplicação dos métodos e meios de treino.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação física > Desporto

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação na disciplina de TMTD rege-se pelos regulamentos de avaliação da direção do curso em conformidade com as normas da Universidade do Porto e do Conselho Pedagógico da FADEUP.
A avaliação de conhecimentos far-se-á em regime de exame final. Dessa avaliação farão parte, exclusivamente, as matérias que forem objeto de lecionação nas aulas efetivamente realizadas e que se encontram inscritas no programa da disciplina.
Tendo a disciplina aulas teóricas e práticas, a presença nestas últimas far-se-á de acordo com as disposições legais vigentes (presença em 3/4 das aulas práticas) e constitui-se como pré-requisito para a admissibilidade às provas de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Consideram-se aprovados os estudantes que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores, obtidos em exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Através da realização de exame ou qualquer outra forma em concordância com o diretor do curso e dos docentes da disciplina e ainda em conformidade e observância com o previsto no regulamento do curso e as prerrogativas consignadas na lei.

Melhoria de classificação

Através da realização de exame conforme previsto no regulamento do curso.

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