| Código: | 622 | Sigla: | 622 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 21 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 1 | - | 3 | - | |
| 2 |
:: Dominar conceitos fundamentais para o entendimento de como as questões de género interferem nas oportunidades de prática desportiva, nas formas de envolvimento de homens e mulheres e da sua valorização nos diversos níveis, funções e esferas de competência do desporto; :: Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências em matéria de igualdade - de cooperação, comunicação e análise crítica - que permitam uma intervenção profissional e cívica em prol da igualdade de género no desporto; :: Problematizar a genderização dos corpos nas práticas desportivas; :: Desenvolver a capacidade de identificar os mecanismos que fortalecem as representações hegemónicas e as relações de poder no desporto; :: Desenvolver a capacidade de elaboração de projetos no desporto, nos diversos contextos e para diferentes populações, que promovam a igualdade.
:: Problematiza a genderização dos corpos nas práticas desportivas; :: identifica os mecanismos que fortalecem as representações hegemónicas e as relações de poder no desporto; :: Elabora projetos no desporto, nos diversos contextos e para diferentes populações, que promovam a igualdade de género.
1. Género e Sexo a. A construção social e cultural da diferenciação b. As masculinidades e as feminilidades c. As interseções de género com classe social, etnias, idade, orientação sexual e portadores/as de deficiência. 2. A construção do género no desporto a. A evolução da presença das mulheres no desporto b. A mediatização do desporto c. O ambiente homofóbico das práticas desportivas 3. Corpos genderizados do desporto a. A disciplinarização dos corpos. b. As transgressões às estereotipias de género e o empoderamento pelo corpo. 4. As implicações pedagógicas das questões de género no desporto a. O ensino do desporto na escola b. As práticas desportivas e recreativas em contextos diversos e para públicos distintos. c. Projetos e programas promotores da igualdade de género. 5. Os estudos de género – principais linhas e metodologias de investigação.
Métodos de Ensino: expositivo e interrogativo. Seminários e discussões temáticas síncronas e assíncronas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Trabalho de campo | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
A avaliação distribuida com exame final é composta por uma componente teórica e uma componente prática. Em cada uma destas componentes o/a estudante terá que apresentar uma classificação ≥ 10 valores para conseguir aproveitamento a esta unidade curricular. Componente teórica: realização de exame final. Componente prática: :: Participação nas atividades desenvolvidas nas aulas; :: Realização e apresentação de trabalhos; :: Participação na componente on-line.
Componente teórica: 50% (a classificação no exame final terá que ser ≥ 10 valores). Componente prática: 50% (assiduidade, participação em discussões temáticas síncronas e assíncronas, tarefas/trabalhos solicitados na componente prática. A classificação final nesta componente tem de ser ≥ 10 valores).
Para os/as estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de provas especiais e de um exame final para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da unidade curricular.
Só é permitida a melhoria da classificação da componente teórica por exame final (50% da classificação final da unidade curricular).