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Género e Desporto

Código: 622     Sigla: 622

Ocorrência: 2014/2015 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 21 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 3 -
2

Língua de trabalho

Português

Objetivos

:: Dominar conceitos fundamentais para o entendimento de como as questões de género interferem nas oportunidades de prática desportiva, nas formas de envolvimento de homens e mulheres e da sua valorização nos diversos níveis, funções e esferas de competência do desporto; :: Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências em matéria de igualdade - de cooperação, comunicação e análise crítica - que permitam uma intervenção profissional e cívica em prol da igualdade de género no desporto; :: Problematizar a genderização dos corpos nas práticas desportivas; :: Desenvolver a capacidade de identificar os mecanismos que fortalecem as representações hegemónicas e as relações de poder no desporto; :: Desenvolver a capacidade de elaboração de projetos no desporto, nos diversos contextos e para diferentes populações, que promovam a igualdade.

Resultados de aprendizagem e competências

:: Problematiza a genderização dos corpos nas práticas desportivas; :: identifica os mecanismos que fortalecem as representações hegemónicas e as relações de poder no desporto; :: Elabora projetos no desporto, nos diversos contextos e para diferentes populações, que promovam a igualdade de género.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Género e Sexo a. A construção social e cultural da diferenciação b. As masculinidades e as feminilidades c. As interseções de género com classe social, etnias, idade, orientação sexual e portadores/as de deficiência. 2. A construção do género no desporto a. A evolução da presença das mulheres no desporto b. A mediatização do desporto c. O ambiente homofóbico das práticas desportivas 3. Corpos genderizados do desporto a. A disciplinarização dos corpos. b. As transgressões às estereotipias de género e o empoderamento pelo corpo. 4. As implicações pedagógicas das questões de género no desporto a. O ensino do desporto na escola b. As práticas desportivas e recreativas em contextos diversos e para públicos distintos. c. Projetos e programas promotores da igualdade de género. 5. Os estudos de género – principais linhas e metodologias de investigação.

Bibliografia Obrigatória

Gomes Paula Botelho; Equidade na educação. ISBN: 972-98686-0-3

Bibliografia Complementar

Silva P. (Paula); Sport and gender

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de Ensino: expositivo e interrogativo. Seminários e discussões temáticas síncronas e assíncronas.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação física > Desporto

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuida com exame final é composta por uma componente teórica e uma componente prática. Em cada uma destas componentes o/a estudante terá que apresentar uma classificação ≥ 10 valores para conseguir aproveitamento a esta unidade curricular. Componente teórica: realização de exame final. Componente prática: :: Participação nas atividades desenvolvidas nas aulas; :: Realização e apresentação de trabalhos; :: Participação na componente on-line.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente teórica: 50% (a classificação no exame final terá que ser ≥ 10 valores). Componente prática: 50% (assiduidade, participação em discussões temáticas síncronas e assíncronas, tarefas/trabalhos solicitados na componente prática. A classificação final nesta componente tem de ser ≥ 10 valores).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os/as estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de provas especiais e de um exame final para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da unidade curricular.

Melhoria de classificação

Só é permitida a melhoria da classificação da componente teórica por exame final (50% da classificação final da unidade curricular).

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