| Código: | PDCD032 | Sigla: | CDDGCM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências do Desporto |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PDCD | 1 | Plano em vigor a partir de 2009 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
1º Percebam a relevância da pesquisa em genética e desporto.
2º Tenham conhecimento sólido acerca das bases da genética formal e molecular.
3º Entendam, de forma precisa, os processos envolvidos nas metodologias top-down e down-up aplicadas na investigação em genética e desporto.
4º Conheçam, bem, aspetos fundamentais dos delineamentos de pesquisa (cinco etapas da Epidemiologia Genética).
5º Conheçam os principais estudos e resultados mais relevantes da investigação de classes distintas de fenótipos marcadores da performance.
6. Familiarizem com aspetos centrais das investigações correntes no domínio do desporto de alto rendimento.
7. Tenham uma noção precisa dos problemas éticos da investigação em genética aplicada ao desporto.
Os conteúdos programáticos adequam-se aos objetivos na medida em que habilitam os estudantes a compreender e a avaliar a relevância da disciplina de Desporto e Genética nos trabalhos futuros de outras disciplinas, sobretudo na sua dissertação final. Partindo de uma fundamentação teórica sobre múltiplas questões de pesquisa e análise dos resultados em genética e desporto, os alunos serão dotados com conhecimentos em variados domínios metodológicos situados em contextos diversos. Pretende-se, ainda, dotar os estudantes de competências no uso dos softwares PEDSTATS, S.A.G.E. e SOLAR. Os conteúdos envolvem ainda a apresentação de trabalhos publicados, permitindo-lhes uma análise crítica dos textos a partir de todo o conhecimento adquirido.
1. Bases de genética
1.1. Diferenças interindividuais e o papel da genética na resposta ao exercício e ao desporto
1.2. ADN, ARN e proteínas
1.3. Transcrição, tradução e o código genético
1.4. Transmissão de informação para as gerações seguintes
1.5. Heritabilidade e as bases da variação genética
2. Delineamentos de pesquisa e metodologias
2.1. Skills básicos para investigação em genética do desporto
2.2. Aspectos básicos de delineamentos e análise da informação
2.3. Métodos laboratoriais básicos em genética
3. Informação atual e extensões da investigação genética
3.1. Genética, metabolismo basal e atividade física
3.2. Genética, tamanho do corpo, composição corporal e tipo físico
3.3. Genética e performance
3.4. Genes e performance desportiva de nível elevado
3.5. Aspectos éticos – genética e sociedade
As aulas terão um triplo formato. Em primeiro lugar haverá lugar à exposição e discussão de distintos aspetos das matérias em apreço. Em segundo lugar haverá um forte espaço de prática (resolução de problemas) de todas as matérias nos softwares PEDSTATS, S.A.G.E. e SOLAR, bem como visitas de trabalho a laboratórios de genética da UP (IPATIMUP e IBMC). Em terceiro lugar, os alunos apresentarão estudos do seu interesse, sendo que tal “exercício” será uma oportunidade excelente para se colocarem no papel de investigadores.
A avaliação será função de dois tipos de tarefas. A primeira compreenderá a apresentação de um trabalho escrito (revisão da literatura centrada num fenótipo de interesse) realizado por grupos de dois alunos que deve percorrer as quatro principais etapas da Epidemiologia Genética. O segundo refere-se a um exame escrito que compreenderá toda a matéria. A nota final corresponderá à média aritmética ponderada das duas notas, sendo que o peso maior será para a segunda (60%).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
Nota final=(trabalho*40+exame*60)/100