| Código: | PDCD005 | Sigla: | MTI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências do Desporto |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PDCD | 20 | Plano em vigor a partir de 2009 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
1º Entendam a relação unitária entre hipóteses de pesquisa, delineamento e análise adequada da informação.
2º Entendam, com clareza e rigor, aspetos essenciais da análise exploratória e descritiva da informação multivariada, análise de variância e covariância, regressão múltipla e logística, bem como facetas da teoria dos testes (clássica e generalização).
3º Lidem com facilidade e independência com os softwares SPSS e SYSTAT, entendendo os comandos e interpretando os outputs de modo adequado às suas perguntas.
4º Que percebam a necessidade de um olhar multivariado a partir da MANOVA e Análise da Função Discriminante.
5º Que entendam a urgência de um olhar hierárquico e percebam a relevância da modelação multinível.
6º Que tenham independência e autonomia no uso do software HLM.
Os conteúdos programáticos adequam-se aos objectivos na medida em que habilitam os estudantes a compreender e a avaliar a relevância da Análise Avançada de Dados Quantitativos nos trabalhos futuros de outras disciplinas e, sobretudo, na sua dissertação final. Partindo de uma fundamentação teórica sobre múltiplas questões de pesquisa e análise avançada de dados, os alunos serão dotados com conhecimentos em distintos domínios metodológicos situados em contextos muito práticos. Pretende-se ainda dotar os estudantes de competências elevadas no uso dos softwares SPSS, SYSTAT e HLM. Os conteúdos envolvem ainda a apresentação de trabalhos publicados, permitindo-lhes uma análise crítica dos textos a partir de todo o conhecimento adquirido.
1. O processo de investigação, hipóteses, delineamento e análise – coerência de um plano de trabalho.
2. Análise exploratória univariada, bivariada e multivariada: (i) ideias fundamentais; (ii) representações gráficas; (iii) estatísticas relevantes; (iv) exemplos no SPSS e SYSTAT.
3. Testes de hipóteses: testes t, ANOVA I e II, ANCOVA, bem como testes alternativos não-paramétricos.
4. Uma introdução breve aos testes de medidas repetidas: testes t e ANOVA.
5. Correlações bivariadas e parciais, bem como usos do bootstrap para estimar erros-padrão.
6. Regressão múltipla e logística – construção de modelos, robustez, testes estatísticos e inferência. Exemplos no SPSS e SYSTAT.
7. Teoria Clássica e da Generalização aplicada ao controlo da informação.
8. MANOVA e Análise da função discriminante. Exemplos no SPSS.
9. Análise hierárquica e modelação multinível de dados. Ideias básicas e intermédias, estruturação dos dados e uso do software HLM.
As aulas terão um triplo formato. Em primeiro lugar haverá lugar à exposição e discussão de distintos aspetos das matérias em apreço. Em segundo lugar haverá um forte espaço de prática (resolução de problemas) de todas as matérias nos softwares SPSS, SYSTAT e HLM. Em terceiro lugar, os alunos apresentarão estudos do seu interesse, sendo que tal “exercício” será uma oportunidade excelente para se colocarem no papel de investigadores.
A avaliação será função de dois tipos de tarefas. A primeira compreenderá a apresentação de um trabalho escrito realizado por grupos de dois alunos com uma base de dados reais. O segundo refere-se a um exame escrito que compreenderá toda a matéria. A nota final corresponderá à média aritmética ponderada das duas notas, sendo que o peso maior será para a segunda (60%).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
Nota final= resultado do exame