Introdução ao Pensamento Contemporâneo
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fornecer as grandes linhas do Pensamento Contemporâneo.
Adequar o Pensamento Contemporâneo às questões colocadas pelas Ciências do Desporto.
Perceber a Estética como um argumento hipervisibilizador do Desporto.
Entender o Desporto na perspectiva de uma ecologia cultural do Corpo Humano.
Pretende-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio, aplicação e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de IPC.
Programa
I) Pensamento e Fronteira
1.Uma perspectiva endógena: pensar de dentro para dentro. A visão tradicional
2. Uma perspectiva exógena: pensar de dentro para fora e de fora para dentro. O pensamento vertical e o pensamento horizontal
3. O Pensamento Contemporâneo como estudo de fronteira
II) O Pensamento em Ciências do Desporto
A. Uma Abordagem Filosófica
1. A Filosofia do Desporto no âmbito das Ciências do Desporto
2. Questões éticas do Desporto
3. Liberdade e finitude no Desporto
B. Uma Abordagem Estética
1. Enquadramento da Estética do Desporto nas Ciências do Desporto
2. Desporto, Estética, Arte
3. A experiência estética induzida pelo Desporto
4. Factores de influência na apreciação estética do Desporto
5. Categorias estéticas
III) Plástica e Pensamento do Corpo Contemporâneo
1. Um olhar retrospectivo sobre a História do Corpo
2. O culto da superfície e a sociedade do espectáculo. A sociedade somatizada. O corpo como espectáculo
4. As indústrias da corporalidade
5. O corpo desportivo como corpo paradoxal
Bibliografia Obrigatória
Silva Paulo Cunha e;
O Lugar do corpo. ISBN: 972-771-076-X
Lacerda Teresa Oliveira;
Elementos para a construção de uma estética do desporto
Hyland Drew A.;
Philosophy of sport. ISBN: 1-557-78189-3
ULL;
Journal of the Philosophy of Sport. ISBN: 0094-8705
Osterhoudt Robert G.;
The philosophy of sport. ISBN: 0-87563-370-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas – desenvolvem-se principalmente sob a forma expositiva, com recurso a meios audiovisuais na procura de uma transmissão e apropriação eficazes dos conteúdos.
Aulas práticas – desenvolvem-se sob a forma de apresentação de temas, debates e trabalhos de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Para obter a frequência é necessária a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas leccionadas (teóricas e práticas).
Têm dispensa de frequência os estudantes que a tiverem obtido no ano lectivo anterior assim como os casos previstos na lei, designadamente os trabalhadores estudantes.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média simples da classificação dos testes ou classificação do exame – 70%.
Classificação prática – 30%.
Provas e trabalhos especiais
Realização e apresentação de trabalhos nas aulas práticas.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.
Melhoria de classificação
Por exame.