Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Futebol
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Conhecer o quadro desportivo específico do Futebol (Parte I).
• Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo em Futebol (Parte I).
• Desenvolver competências para intervir no quadro do treino desportivo e da competição no Futebol, nomeadamente no que respeita à organização, condução e controlo do treino de equipas (Parte I).
Programa
Na disciplina de Metodologia II perspectiva-se, prioritariamente, a aplicação dos conhecimentos teóricos anteriormente adquiridos, nas disciplinas que se encontram a montante na licenciatura, com especial destaque na Metodologia I.
A disciplina de Metodologia II funciona em regime especial, onde se privilegia o estágio profissionalizante, desenvolvido em centros de treino desportivo (CTD).
Por CTD entende-se um núcleo de formação em exercício no âmbito específico do treino desportivo, onde se pretende que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio e, consequentemente, sejam induzidos a empreender as tarefas necessárias à sua resolução, numa perspectiva tão abrangente quanto o próprio sistema de preparação desportiva impõe.
Os CTD podem integrar todos os escalões e níveis de prestação desportiva, no âmbito do Desporto de Participação e de Rendimento.
Em casos verdadeiramente excepcionais será implementado o Plano de Formação Alternativo (PFA) quando não for viável a frequência de CTD para todos os estudantes inscritos. O PFA consiste na realização de trabalhos directamente relacionados com o exercício profissional no domínio do treino desportivo, sob a orientação do docente responsável. A aplicação de conhecimentos teóricos anteriormente adquiridos e a aquisição de competências para intervir no processo de preparação desportiva no âmbito do Desporto de Participação e de Rendimento, em futebol, consubstanciam os objectivos estruturantes do PFA.
Bibliografia Obrigatória
Castelo Jorge Fernando Ferreira;
Futebol modelo técnico-táctico do jogo. ISBN: 972-735-015-1
Castelo Jorge Fernando Ferreira;
Futebol modelo técnico-táctico do jogo. ISBN: 972-735-015-1
Garganta Júlio;
O ensino do futebol
Garganta Júlio;
Planeamento e periodização do treino
Carling Christopher;
Performance assessment for field sports. ISBN: 978-0-415-42685-5
Pacheco Rui;
O^Ensino do futebol.
Sans Torrelles Alex;
Manual para la organizacion y el entrenamiento en las escuelas de futbol. ISBN: 84-8019-251-8
Queiroz Carlos;
Estrutura e organização dos exercícios de treino em futebol
Silva Isabel Maria Ribeiro Mesquita da;
Pedagogia do treino. ISBN: 972-24-1008-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A aquisição de competências básicas para o exercício da função em contextos reais de treino e de competição constitui o principal objectivo. Tal decorre da assunção de que é o sentido de aplicação dos conhecimentos que permite a consolidação das aprendizagens sustentáveis a longo prazo; caso contrário, mesmo que o treinador adquira um vasto conhecimento na formação inicial não significa que o saiba aplicar, de acordo com as particularidades das situações de treino e de competição.
Neste contexto, a aprendizagem experiencial é a via mais autêntica da construção do conhecimento profissional, porquanto os conhecimentos teóricos só se tornam verdadeiramente úteis e significativos quando mostram ser eficazes em contextos dinâmicos, sujeitos a circunstâncias únicas, apanágio do treino e da competição.
O processo de formação prevê a realização de sessões formais sendo que também é incentivada, nos estudantes, a procura autónoma de informação através da aprendizagem à distância, do e-learning e do contacto com agentes desportivos que revelem perfis de excepção em diferentes áreas de intervenção.
Das sessões formais de formação consta a realização de seminários temáticos, de sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante bem como de reuniões individuais do docente responsável com cada um dos CTD e com os estudantes a realizar o PFA.
Com os seminários temáticos pretende-se abordar temas actuais e pertinentes no âmbito do Desporto de Participação e de Rendimento, ministrados por especialistas na temática. Estes seminários são abertos a todos os estudantes das disciplinas de Metodologia II e III da Opção de Rendimento, independentemente da modalidade desportiva em que se especializam.
As sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante alvoram trazer estudantes e docentes para a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática, pelo estabelecimento sistemático do ciclo prática-reflexão-discussão, sustentáculo da construção do conhecimento profissional. Nelas participam todos os estudantes das disciplinas de Metodologia II ou III em cada uma das modalidades desportivas de especialização.
Por seu turno, as reuniões individuais têm como função facultar a reflexão e a orientação de decisões relativas a problemas prementes em cada CTD, no seu sentido mais amplo, e das questões relativas à prossecução dos trabalhos com os estudantes que estejam a realizar o PFA.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Dada a natureza semestral da disciplina de Metodologia II e sendo que a actividade nos CTD é anual, correspondente a uma época desportiva, os estudantes para transitarem para o 2º semestre (Metodologia III) terão que obter aproveitamento no final do 1º semestre (Metodologia II).
A avaliação nas disciplinas de Metodologia II é distribuída sem exame final, tanto para os estudantes em regime de CTD como de PFA. Deste modo, preconiza-se a existência de um alinhamento entre as actividades e tarefas empreendidas pelos estudantes no âmbito dos CTD e do PFA ao longo do semestre e a avaliação final. Para o efeito será realizada avaliação contínua em todas as tarefas, em referência às actividades propostas, com reflexão e discussão posterior entre o docente tutor e os estudantes acerca dos aspectos considerados relevantes, momento a momento do processo de formação.
A frequência semanal de treinos da cada CTD terá de ser obrigatoriamente igual ou superior a um número mínimo de duas unidades de treino. Todavia, sempre que possível, as equipas/atletas onde os estudantes realizam o CTD devem ter no mínimo 3 unidades de treino semanais.
Para os estudantes acederem à obtenção de aproveitamento terão de comparecer nas sessões formais de formação previstas: Seminários temáticos; sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante com todos os estudantes e o docente; reuniões individuais por CTD ou por grupo de trabalho do PFA com o docente e prática profissional, no caso dos estudantes em regime de CTD.
Os estudantes que realizam o estágio profissionalizante, terão de honrar os seus compromissos em relação às funções, actividades e tarefas que lhes foram confiadas no âmbito do CTD. Deste modo, terão de:
- Garantir a presença em 75% das sessões formais de formação.
- Preparar e orientar ou coadjuvar a orientação e preparação da equipa e dos atletas ao longo de uma época desportiva, no respeito pelas decisões da ET e pelo PAT previamente definido e homologado pelas imposições conjunturais específicas.
- Garantir o número mínimo de presenças semanais em treinos e em competições definido pelo docente tutor, uma vez ouvida a ET e tendo em consideração as características específicas do CTD em questão.
- Participar paritariamente com os restantes elementos da ET na elaboração do DCT.
- Discutir o relatório de estágio profissional com o docente tutor.
Para os estudantes em regime de CTD e que desempenham as funções de treinador adjunto, o treinador principal será consultado, sendo a sua apreciação considerada pelo docente tutor na avaliação das diferentes componentes.
Fórmula de cálculo da classificação final
O aproveitamento na disciplina é garantido pela obtenção de 10 valores (9,5 com arredondamento) na escala de 0 a 20, nas componentes de avaliação prescritas para os estudantes em regime de CTD ou de PFA.
Constituem componentes da avaliação para os estudantes em regime de CTD os seguintes elementos:
- Plano Anual de Trabalho (15%).
- Dossier de Centro de treino (30%).
- Relatório individual de estágio profissional (20%).
- Intervenção no âmbito da condução do treino e competição (15%).
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
Provas e trabalhos especiais
Nada a referir
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações especias regem-se pelos regulamentos gerais de avaliação.
Melhoria de classificação
Quando justificado, o estudante poderá ter nova oportunidade de avaliaçõ nas componentes de avaliação descritas.