Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Basquetebol
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico do basquetebol
- Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento do basquetebol, tendo em vista a obtenção de elevadas prestações competitivas
- Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controle e avaliação do treino desportivo no basquetebol e orientação competitiva de equipas de basquetebol.
Programa
Condução do processo de treino em regime de Centro de Treino Desportivo:
A disciplina decorre em regime de formação em exercício (Centro de Treino - CT), tutorada por treinador devidamente habilitado e supervisionada pelo(s) docente(s) responsável. Para tal o estudante é colocado como parte integrante de uma equipa técnica de um clube de basquetebol, sendo progressivamente confrontado com os conhecimentos e competências necessárias ao respectivo exercício profissional, bem assim como com as necessidades complementares de pesquisa imprescindíveis à sua mais completa fundamentação. Semanalmente os estudantes dos diferentes CT reúnem-se numa sessão, onde são desenvolvidos temas relativos ao treino desportivo de jogadores de basquetebol, suscitados nas sessões de prática profissional, e apreciados os desempenhos em treino e competição, quer dos estudantes, quer dos jogadores e de outros agentes desportivos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Formação em exercício profissional tutorado e supervisionado.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Presença em: (i) pelo menos 75% das aulas leccionadas; (ii) 3 unidades de treino por semana durante toda a época desportiva de funcionamento do Centro de Treino (CT) e (iii) em todas as competições em que o CT participe e que se realizem na área do Grande Porto. Apresentação do Dossier de CT actualizado.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua:
Constituem componentes da avaliação para os estudantes em regime de CT os seguintes elementos, que deverão ser objecto de apresentação e defesa oral:
- Plano Anual de Trabalho (15%).
- Dossier de Centro de treino (30%).
- Relatório individual de estágio profissional (20%).
- Intervenção no âmbito da condução do treino e competição (15%).
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
Provas e trabalhos especiais
Acompanhamento da equipa de CT em competição, dentro e fora da esfera geográfica do CT.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Relativamente aos estudantes que frequentem o Plano de Formação Alternativo são componentes da avaliação os seguintes elementos, que deverão ser objecto de apresentação e defesa oral:
- Dossier de Trabalho (40%).
- Relatório Individual de estágio profissionall (20%).
- Intervenção no âmbito da condução do treinoi e competição (20%)
- Assiduidade e participação nas sessões formais de aprendizagem(20%).
Nota mínima em cada item: 7.5 valores (em escala de zero a vinte)
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação apenas poderá ser obtida através de reformulação dos elementos escritos objecto de apresentação e defesa oral.