Formação Desportivo-Corporal em crianças dos 3 aos 10 anos de idade
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver conhecimentos e competências pedagógico-didácticas no que concerne à concepção de práticas de formação desportivo-corporal em crianças dos 3 aos 10 anos de idade.
Resultados de aprendizagem - face a situações-problema os estudantes devem demonstrar competências didácticas, justificando as decisões tomadas, de um ponto de vista científico e pedagógico, no que concerne aos conteúdos a recrutar, aos objectivos a definir, à organização e condução de actividades formativas, em distintos contextos de prática e em diferentes fases de desenvolvimento motor.
Programa
1. Actividade desportivo-corporal, socialização e necessidades de movimento das crianças
2. Desenvolvimento motor e género
3. Conteúdos e objectivos da formação segundo fases do desenvolvimento motor: habilidades e capacidades motoras, do movimento exploratório aos jogos de pequena organização e pré-desportivos.
4. Articulação das actividades com outros domínios da formação escolarizada
5. Práticas em contextos formais e informais
6. Gestão dos comportamentos das crianças, dos espaços e materiais
7. Planificação, organização e instrução das actividades
8. Processos de monitorização e de avaliação.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositivo e interrogativo; seminários, trabalhos práticos (na faculdade e fora da faculdade) e discussões temáticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Nº mínimo de presença às aulas: 75%
Realização das tarefas e dos trabalhos, e dos 2 testes; participação nas actividades desenvolvidas.
Avaliação distribuída sem exame final
Realização de 2 testes previamente marcados (nota mínima: 7.5 valores; média dos testes ≥ 10.0).
Realização e apresentação de trabalhos de trabalhos (nota mínima 7.5 valores; média dos trabalhos ≥ 10.0 valores)
Fórmula de cálculo da classificação final
Testes: 50% (média mínima ≥ 10.0 valores);
Tarefas/trabalhos solicitados: 50% (média da classificação dos trabalhos/tarefas, sendo a nota mínima ≥ 10.0 valores).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os/as estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de provas especiais e de um exame para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina
Melhoria de classificação
Exame escrito
Observações
PRÉ-REQUISITOS DE ACESSO: Aprovação das UCs Pedagogia do Desporto e Psicologia do Desenvolvimento
Uma classificação inferior a 7.5 valores em qualquer das tarefas remete o/a estudante para exame de recurso.