Estética do Desporto
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A matriz desta unidade curricular situa-se na focalização do Desporto enquanto objeto estético. Constituem-se como objetivos da unidade curricular de ED:
1. Interpretar por meio da compreensão crítica as principais questões da ED a partir da reflexão sobre o estatuto estético do desporto.
2. Compreender e desenvolver uma atitude estética que viabilize o acesso à experiência estética vivida, bem como à sua reflexão e análise.
3. Reconhecer que a ED é marcada pela presença dialética das exigências objetivas (qualidades estéticas do desporto) e subjetivas (atitude estética do sujeito).
4. Compreender a importância e o significado da estética do corpo desportivo.
5. Favorecer a imaginação visual e concetual e interpretar criticamente a polissemia das imagens desportivas.
6. Identificar e compreender a presença do desporto na arte e desenvolver o gosto pela sua apreciação.
Estabelece-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio, aplicação e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de ED.
Programa
1. Do Estatuto Estético do Desporto à Estética dos Desportos
1.1. Contextualização da unidade curricular no plano de estudos da Licenciatura e apresentação do programa
1.2. As diferentes correntes de pensamento acerca do estatuto estético do desporto
1.3. O belo e o feio no desporto
1.4. A experiência estética pelo desporto
2. O Corpo Desportivo e a Estética
3. Desporto e Imagem
4. O Museu de Desporto
5. O Desporto na Arte (apenas são tratados dois dos dez temas possíveis)
5.1. Desporto e Artes Gráficas
5.2. Moda Desportiva
5.3. Arquitetura Desportiva
5.4. Desporto e Cinema
5.5. Desporto e Fotografia
5.6. Desporto e Pintura
5.7. Desporto e Escultura
5.8. Desporto e Dança
5.9. Desporto e Música
5.10. Desporto e Literatura
6. A Investigação em Estética do Desporto
Bibliografia Obrigatória
Lacerda Teresa Oliveira;
Elementos para a construção de uma estética do desporto
Adorno Theodor W.;
Teoria estetica. ISBN: 972-44-0671-7
Levinson Jerrold 340;
The Oxford Handbook of Aesthetics. ISBN: 0-19-825025-8
Observações Bibliográficas
Disponibiliza-se na categoria "Documentos" uma colectânea de textos de apoio seleccionados e organizados pela docente.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas desenvolvem-se com recurso a metodologias diferenciadas de acordo com a natureza e especificidade dos conteúdos. Faz-se uso das seguintes formas: expositiva, seminário, apresentação de temas, debates e trabalhos de grupo.
Relativamente aos meios, é privilegiado o recurso às tecnologias da informação e da comunicação, não desprezando, contudo, os recursos tradicionais áudio, vídeo, fotografia, bem como os impressos (livros e periódicos).
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Presença a 75% das aulas leccionadas. Participação activa nas aulas e realização com aproveitamento das tarefas que forem atribuídas aos estudantes.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média aritmética das tarefas realizadas ao longo das aulas (50%) e do trabalho final (50%).
Provas e trabalhos especiais
A avaliação do nível de competências e conhecimentos adquiridos pelos estudantes, será realizada por meio de um trabalho de grupo, a ser apresentado no final do semestre. Este trabalho representa 50% da classificação final.
A participação activa nas aulas será também avaliada, por meio da realização e apresentação de trabalhos de grupo, bem como pelo interesse, pertinência e qualidade dos temas abordados e dos debates. Esta componente representa 50% da classificação final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Remete-se para as Normas Gerais de Avaliação.
Melhoria de classificação
Exame final.