Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 608
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Estética do Desporto

Código: 608     Sigla: 608

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 58 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 3 -
2

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A matriz desta unidade curricular situa-se na focalização do Desporto enquanto objeto estético. Constituem-se como objetivos da unidade curricular de ED:
1. Interpretar por meio da compreensão crítica as principais questões da ED a partir da reflexão sobre o estatuto estético do desporto.
2. Compreender e desenvolver uma atitude estética que viabilize o acesso à experiência estética vivida, bem como à sua reflexão e análise.
3. Reconhecer que a ED é marcada pela presença dialética das exigências objetivas (qualidades estéticas do desporto) e subjetivas (atitude estética do sujeito).
4. Compreender a importância e o significado da estética do corpo desportivo.
5. Favorecer a imaginação visual e concetual e interpretar criticamente a polissemia das imagens desportivas.
6. Identificar e compreender a presença do desporto na arte e desenvolver o gosto pela sua apreciação.
Estabelece-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio, aplicação e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de ED.

Programa

1. Do Estatuto Estético do Desporto à Estética dos Desportos
1.1. Contextualização da unidade curricular no plano de estudos da Licenciatura e apresentação do programa
1.2. As diferentes correntes de pensamento acerca do estatuto estético do desporto
1.3. O belo e o feio no desporto
1.4. A experiência estética pelo desporto
2. O Corpo Desportivo e a Estética
3. Desporto e Imagem
4. O Museu de Desporto
5. O Desporto na Arte (apenas são tratados dois dos dez temas possíveis)
5.1. Desporto e Artes Gráficas
5.2. Moda Desportiva
5.3. Arquitetura Desportiva
5.4. Desporto e Cinema
5.5. Desporto e Fotografia
5.6. Desporto e Pintura
5.7. Desporto e Escultura
5.8. Desporto e Dança
5.9. Desporto e Música
5.10. Desporto e Literatura
6. A Investigação em Estética do Desporto

Bibliografia Obrigatória

Lacerda Teresa Oliveira; Elementos para a construção de uma estética do desporto
Adorno Theodor W.; Teoria estetica. ISBN: 972-44-0671-7
Levinson Jerrold 340; The Oxford Handbook of Aesthetics. ISBN: 0-19-825025-8

Observações Bibliográficas

Disponibiliza-se na categoria "Documentos" uma colectânea de textos de apoio seleccionados e organizados pela docente.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas desenvolvem-se com recurso a metodologias diferenciadas de acordo com a natureza e especificidade dos conteúdos. Faz-se uso das seguintes formas: expositiva, seminário, apresentação de temas, debates e trabalhos de grupo.
Relativamente aos meios, é privilegiado o recurso às tecnologias da informação e da comunicação, não desprezando, contudo, os recursos tradicionais áudio, vídeo, fotografia, bem como os impressos (livros e periódicos).

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Presença a 75% das aulas leccionadas. Participação activa nas aulas e realização com aproveitamento das tarefas que forem atribuídas aos estudantes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média aritmética das tarefas realizadas ao longo das aulas (50%) e do trabalho final (50%).

Provas e trabalhos especiais

A avaliação do nível de competências e conhecimentos adquiridos pelos estudantes, será realizada por meio de um trabalho de grupo, a ser apresentado no final do semestre. Este trabalho representa 50% da classificação final.
A participação activa nas aulas será também avaliada, por meio da realização e apresentação de trabalhos de grupo, bem como pelo interesse, pertinência e qualidade dos temas abordados e dos debates. Esta componente representa 50% da classificação final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Remete-se para as Normas Gerais de Avaliação.

Melhoria de classificação

Exame final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-01 às 03:02:48 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico