Culturas Juvenis
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Ultrapassar uma abordagem do senso comum no que se refere à juventude, ou melhor, às juventudes contemporâneas
- Apreender e compreender as tendências de diferenciação das diferentes culturas juvenis
- Relacionar as diferenciações existentes com as suas manifestações nas práticas de lazer, entre as quais as actividades físicas e desportivas.
Programa
1. Juventude(s) nas sociedades contemporâneas
1.1.Problematização sociológica da(s) juventude(s)
2. Redes grupais e identidades juvenis
3. A simbologia do lazer nas culturas juvenis
3.1. Práticas culturais e culturas juvenis em diferentes contextos
3.1.2. Práticas de lazer
3.1.3. Práticas desportivas
Bibliografia Obrigatória
Pais José Machado;
Culturas juvenis. ISBN: 972-27-1209-8
Pais José Machado 070;
Condutas de risco, práticas culturais e atitudes perante o corpo. ISBN: 972-774-159-2
Pais José Machado 070;
Gerações e valores na sociedade portuguesa contemporânea. ISBN: 972-96629-2-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposições teóricas e discussões de grupo.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Humanidades
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Realização de 3 testes marcados previamente.
Frequência positiva às aulas: 75% das presenças.
Realização de trabalhos de grupo
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota média de 3 testes escritos a realizar em datas pré-definidas (nenhum dos testes poderá ser inferior a 8 valores).
No caso de um dos testes ser inferior a 8 valores, o estudante terá que realizar exame final na época de recurso.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimens especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.
Melhoria de classificação
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.