Actividades Aquáticas Não Competitivas
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver conhecimento e competências relacionadas com actividades aquáticas passíveis de desenvolver com populações não envolvidas em desporto competitivo.
Programa
1. Exercício aquático
1.1. Especificidade do exercício aquático
1.1.1. Exercício aquático com e sem música
1.1.2. Erros comuns no exercício aquático
1.2. Doseamento da intensidade do exercício aquático
2. Natação e exercício aquático para grávidas
2.1. Particularidades do exercício com grávidas
2.2. Adaptação do nado e do exercício aquático à situação da gravidez
2.2.1. Doseamento da intensidade das cargas
3. Natação para bebés
3.1. Pressupostos da natação para bebés
3.2. Sequência metodológica para adaptação dos bebés ao meio aquático
4. Exercício aquático terapêutico
4.1. Avaliação postural
4.1.1. Exercício aquático e redução de desvios posturais
4.2. Escolha de exercícios aquáticos terapêuticos em função da lesão.
4.2.1. Avaliação do efeito do exercício na recuperação da função.
Bibliografia Obrigatória
Soares, S.; Gonçalves, I.; Hidroginástica para Velhinhos, 2007
Soares, S.; Vilas-Boas, J. P.; Gravidez e actividade aquática, 2002
Bibliografia Complementar
Soares, S.; Fernandes, F.; Actividade física durante a gravidez, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Transmissão presencial e à distância (plataforma moodle de ensino à distância), e aplicação prática de conteúdos.
Software
Plataforma moodle
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
14,00 |
|
|
| Teste Final (escrito) |
Exame |
1,00 |
|
2010-01-08 |
| Teste prático |
Exame |
2,00 |
|
2009-12-18 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalhos (com componente e-Learning) – 25%
Testes teóricos – 35%
Testes práticos – 35%
Participação/interesse/assiduidade - 5%
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.
Provas e trabalhos especiais
Utilização da plataforma moodle de ensino à distância.
Trabalhadores-estudantes e estatuto de alta-competição: os estudantes portadores de algum dos referidos estatutos e que não consigam assegurar a sua presença num mínimo de 75% das aulas dadas têm de contactar a docente da disciplina no prazo máximo de 15 dias, a contar da data da primeira aula, no sentido de ser preparado um plano alternativo de formação e avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes com direito a regime de avaliação especial têm de contactar a docente da disciplina no prazo máximo de 15 dias, a contar da data da primeira aula, no sentido de ser preparado um plano alternativo de formação e avaliação. O plano será individualizado e ajustado à situação específica de cada estudante. A avaliação será composta obrigatoriamente pelas componentes práticas da avaliação comuns aos restantes estudantes e por trabalhos ou mini-testes.
Melhoria de classificação
Teste de recuperação em qualquer das componentes de avaliação, a realizar até ao final do semestre em que for leccionada a disciplina.