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Coordenação, Lateralidade e Comportamento Motor

Código: PDCD031     Sigla: CD-DGC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2010/2011 - SP

Ativa? Sim
Página Web: http://lacm.fade.up.pt/
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 5 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular assume como seus principais objectivos; i) Análise da coordenação motora, nomeadamente dos parâmetros destreza fina e global, sensibilidade proprioceptiva, velocidade de reacção, antecipação-coincidência e orientação espacial, em populações normais e especiais; ii) Compreensão dos comportamentos de preferência lateral. Sua influência na expressão dos parâmetros da coordenação motora e sua relação com as assimetrias motoras funcionais, em populações normais e especiais; iii) Investigação do comportamento motor, ao nível específico dos seus três parâmetros de análise (desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controlo motor) dos sujeitos com diferente preferência manual, quer “normais” quer com NEE; iv) Estudo da transferência bilateral no comportamento motor, em contextos de aprendizagem e de elevada performance, em populações normais e especiais.

Programa

Conteúdos Programáticos da Unidade Curricular

1. Teorias do controlo motor
1.1. Introdução: conceitos de controlo motor, aprendizagem motora, performance, capacidades motoras, habilidades motoras
1.2. Conceito de teoria e de modelo. Modelos de controlo aberto e modelos de controlo fechado.
1.3. Teoria do circuito fechado de Adams (1971)
1.4. Teoria do esquema de Schmidt (1975)
1.5. Teoria dos sistemas de acção
1.6. As prioridades do sistema de controlo motor em populações especiais: deficiência, patologia ou diferença?

2. Coordenação motora
2.1. Conceitos de coordenação motora, graus de liberdade e capacidades coordenativas
2.2. Ontogénese da coordenação motora
2.3. A exercitação da coordenação motora através da idade
2.4. Métodos e conteúdos para a exercitação da coordenação motora
2.5. Coordenação motora e processo de intervenção em populações especiais: deficiências sensoriais, deficiência intelectual, doença mental, deficiências físico-motoras, deficiências neuro-motoras, dificuldades de aprendizagem, sobredotação
2.6. A importância das aprendizagens motoras para o desenvolvimento global da criança. Alguns exemplos.

3. Lateralidade e assimetrias motoras no comportamento humano
3.1. Preferência lateral e assimetria motora funcional: uma perspectiva de desenvolvimento
3.2. A expressão da lateralidade em tarefas de coordenação motora de diferente complexidade
3.3. Lateralidade e transferência bilateral da aprendizagem
3.4. Lateralidade, desordens da coordenação motora e postura
3.5. Lateralidade e assimetrias motoras em populações especiais

4. Metodologias e instrumentos no estudo do comportamento motor
4.1. Propósitos e princípios da avaliação do comportamento motor.
4.2. Medidas de desempenho motor.
4.3. Avaliação dos comportamentos de assimetria lateral: medidas de preferência e medidas de performance.
4.4. Diferenças individuais e capacidades motoras.
4.5. Testes e Baterias de testes na avaliação das capacidades motoras, dos padrões motores fundamentais e das habilidades motoras.

Bibliografia Obrigatória

Vasconcelos O, Rodrigues P, Barreiros J, Jacobsohn L ; Laterality, Developmental coordination disorders and posture., In LP Rodrigues, L Saraiva, J Barreiros, O Vasconcelos (Eds.) Estudos em Desenvolvimento Motor II (19-26). ESSE-IPVC., 2009
Vasconcelos O, Rodrigues P ; Métodos de avaliação dos comportamentos de assimetria lateral: medidas de preferência e medidas de performance. , In D Catela, J Barreiros (Eds.). Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 105-114). Lisboa: Edições FMH., 2008
Vasconcelos O ; O desenvolvimento da preferência manual em tarefas de coordenação motora de diferente complexidade. , In J. Barreiros, R. Cordovil, S. Carvalho (Eds.), Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 125-134). Lisboa: Edições FMH., 2007
Vasconcelos O; Preferência lateral e assimetria motora funcional: uma perspectiva de desenvolvimento., In J. Barreiros, M. Godinho, F. Melo, C. Neto (Eds.), Desenvolvimento e aprendizagem. Perspectivas cruzadas (pp. 67-93). Lisboa: Edições FMH., 2004
Vasconcelos O; Assessment of manual asymmetry: are proficiency and preference measures indicators of common underlying factors?., In: S Serpa, J Alves, V Ferreira, A Paula-Brito (Eds.). Proceedings of 8th World Congress of Sport Psychology. Sport Psychology: An Integrated Approach, pp. 504-507., 1993
Baumgartner Ted A. 070; Measurement for evaluationin physical education and exercise science. ISBN: 978-0-07-304526-9
Fairbrother Jeffrey T.; Fundamentals of motor behaviour. ISBN: 978-0-7360-7714-9
Schmidt Richard A.; Motor Learning and Performance. ISBN: 978-0-7360-6964-9
Thomas Jerry R.; Research methods in physical activity. ISBN: 0-7360-5620-3
Sugden David; Motor coordination disorders in children. ISBN: 0-7619-0999-0
Clark, J.E., Oliveira, M.A. ; Motor behavior as a scientific field: A view from the start of the 21st century, Brazilien Journal of Motor Behavior, 1 (1), 1-19., 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular está temporalmente distribuída em três partes:

1. A primeira parte, constituída por 15 horas, é essencialmente expositiva e contempla a fundamentação teórica relativa aos quatro blocos de matéria leccionados (Teorias do controlo motor; Coordenação motora; Lateralidade e assimetrias motoras no comportamento humano; Metodologias e instrumentos no estudo do comportamento motor). Esta forma expositiva é acompanhada de exemplos de situações e ou de estudos de carácter experimental no domínio em questão, sendo os resultados analisados e discutidos. Pretende-se ainda criar hábitos de uma reflexão permanente sobre os conteúdos que vão sendo transmitidos, assim como relacioná-los com os conteúdos das unidades curriculares com afinidades com a presente unidade curricular. A partir da reflexão, procura-se criar momentos de debate.

2. A segunda parte compreende, também, 15 horas que serão distribuídas por dois momentos:
2.1. Num primeiro momento, os estudantes, em ambiente laboratorial, familiarizar-se-ão com alguns testes e Baterias de testes, através dos seus instrumentos e metodologias de pesquisa, no âmbito do estudo da coordenação motora, da lateralidade e das assimetrias motoras. Neste contexto, procura-se uma vivência prática conducente a uma melhor compreensão das matérias abordadas nas aulas expositivas, assim como o incentivo para a participação dos estudantes trabalhando como motores da sua própria aprendizagem.
2.2. Num segundo momento, os estudantes, utilizando alguns dos instrumentos de pesquisa experimentados no primeiro momento, recolherão dados que serão posteriormente tratados num programa estatístico. Esta recolha e tratamento serão contextualizadas, pelos estudantes, num referencial teórico no domínio de um dos temas abordados na primeira parte (Coordenação Motora e Lateralidade). Pretende-se que o produto final seja um pequeno trabalho experimental em formato de artigo científico, com um formato semelhante ao que consta na Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Neste segundo momento os estudantes trabalharão em grupos de dois sob a supervisão da regente da unidade curricular.

3. A terceira parte, tal como as duas partes anteriores, consta de 15 horas. Esta parte será dedicada à apresentação, análise e debate dos trabalhos elaborados no segundo momento da segunda parte. Novamente, ocorrerá uma supervisão da regente da unidade curricular. Cada grupo apresentará o seu estudo em PowerPoint, de acordo com regras previamente estabelecidas, a que se seguirá um momento de discussão com a participação dos colegas e um momento de síntese e conclusão por parte da professora.

Software

spss

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação compreende dois tipos de tarefas realizadas individualmente: (i) Escolha e apresentação em power point de um artigo, em língua inglesa e após 2010, sobre a coordenação motora ou lateralidade; (ii) Trabalho escrito no formato da Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, consistindo numa revisão da literatura descrevendo a importância do assunto escolhido e o estado da arte.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada do primeiro trabalho (40%) e do segundo trabalho (60%).
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