Estudos de Género
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2009/2010 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular optativa ESTUDOS de GÉNERO pretende que os/as estudantes compreendam como género, enquanto categoria de análise, é uma categoria transversal à sociedade e que portanto prepassa o desporto em todas as possíveis vertentes de estudo.
O termo género refere-se às construções culturais e sociais de masculinidades e feminilidades e às relações sociais de género. O Desporto, o fenómeno desportivo, a educação em equidade, a educação desportivo-corporal, o currículo, a formação de profissionais de desporto, em suma, o vasto mundo do renova-se a partir de outros lugares de análise. Ao cruzarem-se género e desporto com classe social, grupo étnico, idade, necessidades especiais, corpo, media, as possibilidades de estudo crescem em progressão geométrica, pretendendo fazer a diferença e ajudar a reorganizar o tradicionalmente instituído, articulando distintos campos do saber.
Assim pretende-se que os/as estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam reorganizar o tradicionalmente instituído, articulando distintos campos do saber.
O espírito crítico, a capacidade de análise e a tomada de decisões profissionais à luz da categoria género são considerados resultados de aprendizagem.
Programa
A importância da dimensão de género na formação de profissionais do desporto.
O que se entende por sexo e género, biologia e cultura.
Preconceitos e estereótipos.
Transversalidade da categoria género e diversidade.
Relações sociais de género no desporto
Desporto e identidades de género: Identidade corporal, masculinidades, feminilidades, sexualidades. Homofobia.
Género, políticas desportivas e poder.
Desporto e empoderamento.
Feminismos e metodologias de investigação.
Bibliografia Obrigatória
Amâncio, Lígia ; Masculino e feminino a construção social da diferença, Afrontamento, 1998
Almeida, Miguel Vale de; Senhores de Si. Uma Interpretação Antropológica da Masculinidade, Fim de Século, 1995
Perrot, Michelle; Uma história das mulheres, ASA, 2007
Skelton, Christine; Feminism and the schooling scandal , Becky Francis , 2008
Skelton, Christine; Investigating gender : contemporary perspectives in education, Becky Francis, 2001
Silva Paula;A construção /estruturação do género na educação física, 2005 (Tese de Doutoramento)
Lorber, Judith; Paradoxes of gender, Yale University Press, 1994
The Jossey-Bass Reader; Gender in education, Jossey-Bass, 2002
Bibliografia Complementar
Louro, Guacira ; Currículo, Género e Sexualidade, Porto Editora, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo complementado por trabalhos práticos de seminário em grupo (reflexões críticas, debates, trabalhos de grupo e ou individuais).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação dos trabalhos práticos: 50%
Um trabalho monográfico :50%
Provas e trabalhos especiais
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova /trabalho especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova /trabalho especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.
Melhoria de classificação
Realização de um trabalho monográfico segundo tema atribuído pelo professor e sua discussão.