Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 228
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Voleibol

Código: 228     Sigla: MDTDV

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 13 Plano de Estudos a partir de 2008 2 - 10 -
Licenciatura em Ciências do Desporto 2 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A) Integrar e contextualizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino na modalidade de Voleibol;
B) Conhecer a estrutura organizativa do Voleibol, nacional e internacional no âmbito do Desporto de Participação e de Rendimento.
C) Aprofundar os conhecimentos da modalidade de voleibol na perspectiva do Desporto de Participação e do Desporto de Rendimento.
D) Identificar o processo de formação desportiva a longo prazo do jogador de Voleibol.
E) Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.
F) Perspectivar modelos de actuação a partir de quadros de referência integradores das diferentes componentes do processo de treino e de competição.

Programa

A) Conhecimentos oriundos das Ciências do Desporto, em particular da Teoria e Metodologia do Treino, aplicados ao Voleibol.
B) Análise da performance desportiva em Voleibol.
C) Competências pessoais e profissionais do treinador desportivo no âmbito do Desporto de Participação e de Rendimento.
D) Modelação dos objectivos e conteúdos de treino e competição, no âmbito do desporto de Participação e de Rendimento (formação e alto rendimento) na modalidade de Voleibol.
E) Factores de treino e etapas da preparação desportiva a longo prazo do jogador de Voleibol.
F) Organização e gestão da época desportiva.
G) Planeamento e periodização da época desportiva.
H) Estruturação e condução da sessão de treino em Voleibol.
I) Voleibol de Praia
J) Análise do jogo

Bibliografia Obrigatória

Rosado, A. e Mesquita, I.; Modelos, concepções e estratégias de formação de treinadores. In Rosado, A e Mesquita, I. (Eds), Pedagogia do Desporto, FMH-UTL, 2009
Mesquita, I.; Ensinar a aprender: tarefa prioritária do treinador de jovens. In Actas do Seminário Internacional Treino de Jovens “Num Desporto com valores, preparar o futuro”, Lisboa: Edição Instituto do Desporto de Portugal., 2005
Beal, D.; Basics team System and tactics. Coaches Manual I, FIVB, 1989
Dottax, D.; Volley-ball: du smach au match., Paris: Editions VigotKleschov et al. , 1987
Matvéiev, L.; O Processo de Treino Desportivo , Lisboa: Livros Horizonte, 1990
Castelo, J.; Barreto, H.; ALVES, F.; Mil-Homens Santos, P.; Carvalho, J. & Vieira, J.; Metodologia do Treino Desportivo, Lisboa: FMH Edições, 1998
Mesquita, I.; Guerra, I. & Vicente, A.; Processo de formação do jovem jogador de Voleibol, Colecção Treino Desportivo, Centro de Estudos e Formação Desportiva, Lisboa., 2002
Arie Selinger e Joan Ackermann-Blount ; Arie Selinger's Power Volleyball, New York: St. Martin's Press, 1986
Paolini, M.; Volleyball from young players to champions, Ancona - Italy: Human Editric, 2000
Mesquita, I.; O ensino e treino da técnica nos jogos desportivos. In Rosado, A e Mesquita, I. (Eds), Pedagogia do Desporto, Lisboa: Edições FMH- UTL., 2009
Buceta, J. M. ; Psicología del entrenamiento deportivo, Madrid: Editorial Dykinson S.L., 1998
Graça, A. & Mesquita, I. ; Ensino dos Jogos Desportivos: Concepções, modelos e avaliação. In Rosado, A & Mesquita, I. (Eds.), Pedagogia do Desporto, Lisboa: Edições FMH- UTL , 2009
Mesquita, I. ; Ensinar bem para aprender melhor o jogo de Voleibol. In: Tani G, Bento J, Petersen R (eds) Pedagogia do Desporto, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, Brasil, 2006
Baker, J. & Davids, K.; Nature, nurture and sport performance. International Journal of Sport Psychology, 38 (1), 1997
Volleyball Canadá; ). Volleyball for life; Long-Term Athlete Develompment for Volleyball in Canada, Ontario Centres: Canadiens Multisports., 2006
Mesquita, I.; Refundar a cooperação escola-clube no Desporto de crianças e jovens. In Gaya, A., Marques, A. & Tani, G. (Eds.), Desporto para crianças e jovens: Razões e finalidades, pp. 143 – 170, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2004
Homberg, H. & Papageorgiou, G. ; Handbook for Beach Volleyball, Aachen: Meyer e Meyer Verlag., 1994
Hughes, M. & Franks, I.; Notational analysis of sport, London: E e FN Spon., 1997
Mesquita, I.; A pedagogia do treino. A formação em jogos desportivos colectivos (3ª edição), Lisboa: Livros Horizonte., 2004
Rosado, A. e Mesquita, I.; ). Melhorar a aprendizagem optimizando a instrução. In Rosado, A e Mesquita, I. (Eds.), Pedagogia do Desporto, pp. 69-130, Lisboa: Edições FMH- UTL. , 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica, estrutura de seminário e sessões práticas (observação, condução e exercitação).

Software

data volley para a análise do jogo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 96,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Da avaliação faz parte um módulo prático e um módulo teórico. A nota do módulo teórico resulta da média aritmética simples dos três mini-testes, sendo que caso os estudantes obtenham em alguns deles nota inferior a 7,5 têm a possibilidade de repetir, uma vez mais, o respectivo teste. Para os estudantes obterem aproveitamento positivo no módulo teórico a nota terá de ascender ao valor mínimo de 9,5 valores.
O acesso à avaliação positiva no módulo prático requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas leccionadas.
Constam do módulo prático as seguintes tarefas:
(1) Elaboração e apresentação de um dossiê individual (DI) que inclua: Análise sumária de cada bloco de matéria; Fichas de leitura; Relatórios de observação de treinos e jogos; Relatórios de seminários em sede da unidade curricular ou noutros âmbitos; Relatórios das actividades desenvolvidas no âmbito da prática pedagógica simulada; Apreciação crítica ao desenvolvimento curricular do programa da unidade curricular, ao modelo de formação utilizado e ao processo de ensino-aprendizagem, em geral;
(2) Realização de um trabalho de grupo (TG) desenvolvido no âmbito da Unidade Temática designada Currículo autoproposto;
(3) Trabalho individual (TI) que consiste no desenvolvimento e apresentação de uma das Unidades Temáticas consignadas no programa;

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final resulta da atribuição de um peso equitativo nos dois módulos, ou seja, ambos contribuem em 50% para a nota final.
Para a obtenção de nota no módulo prático é atribuído ao DI o peso de 25%, ao TG de 15% e ao TI de 10%. Em nenhuma das tarefas os estudantes podem obter nota inferior a 9.5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Mensalmente os estudantes apresentarão o dossiê no sentido do desenvolvimento do trabalho ser monitorizado e regulado pelo docente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos abrangidos por legislação: Exame final (específico)
Apresentação do dossiê.

Melhoria de classificação

Para melhoria de nota o aluno terá de realizar todas as componentes de avaliação consideradas.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 21:23:07 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico