Metodologia do Desporto I -Treino Desportivo - Natação
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Conhecer o desporto de participação e de rendimento
- Conhecer a natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de prestações competitivas superiores
- Dominar teórica e metodologicamente as questões relativas ao controlo e avaliação de treino, bem como a prospecção precoce de talentos desportivos em natação
- Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em natação
Programa
1. Considerações gerais acerca da especificidade da natação.
2. Ensino da Natação.
3. Breve Introdução à metodologia da investigação em desporto e à metodologia da comunicação de conhecimentos científicos.
4. Caracterização da natação e do praticante.
5. Considerações gerais acerca do treino em natação.
6. Considerações gerais acerca da teoria e metodologia do treino.
7. Treino dos principais pressupostos de rendimento desportivo em natação.
8. Estados de treino.
9. Aquecimento, recuperação e alimentação.
10. Planeamento e periodização do treino.
11. Treino desportivo intensivo precoce.
12. Controlo do treino em natação.
13. Prospecção precoce de talentos desportivos.
14. Organização de uma escola de natação com vista à formação desportiva
15. Competição.
Bibliografia Obrigatória
Campos João Paulo Vilas-Boas Soares;
Determinantes mecânicas do equilíbrio humano no meio aquático
Campos João Paulo Vilas-Boas Soares;
O^Mecanismo propulsivo em natação
Fernandes Ricardo Jorge Pinto;
Perfil cineantropométrico, fisiológico, técnico e psicológico do nadador pré-júnior
Fernandes Ricardo;
Fatores cineantropométricos determinantes em natação pura desportiva
Fernandes R. J. 070;
Has gender any effect on the relationship between time limit at VO2 max velocity and swimming econom
Fernandes Ricardo 070;
Proposta metodológica para aquisição das técnicas de virar
Soares Susana 070;
The importance of the technical evaluation on the training control in swimming
Soares S. (Susana) 070;
Incidência de erros nas técnicas alternadas de natação pura desportiva
Ogita Futoshi;
Energetics in competitive swimming and its application for training
Costill David L.;
Swimming. ISBN: 0-632-03027-5
Maglischo Ernst W.;
Swimming faster. ISBN: 0-87484-548-3
Soares Susana 070;
Velocimetric characterization of a 30 sec maximal test in swimming
Dekerle Jeanne;
The Use of critical velocity in swimming? A place for critical stroke rate?
Pereira Suzana 070;
Biomechanical analysis of the turn in front crawl swimming
Barbosa T. M. 070;
Evaluation of the energy expenditure in competitive swimming strokes
Hollander A. Peter 340;
Biomechanics and medicine in swimming. ISBN: 0-931250-50-1
Fernandes R. (Ricardo) 070;
Avaliação, controlo e aconselhamento de nadadores pré-juniores
Fernandes Ricardo;
Motivação das nadadoras para a prática de natação pura desportiva
Fernandes Ricardo Jorge Pinto;
Time limit at the minimum velocity corresponding to VO2max
Campos João Paulo Vilas-Boas Soares;
Estudo comparativo do nível global de adequação mecânica das variantes formal e natural da técn
Vilas-Boas J. P. 340;
Biomechanics and medicine in swimming X
Chollet Didier;
Approche scientifique de la natation sportive. ISBN: 2-7114-1127-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Plural, apesar de se alicerçar no processo mais tradicional da aula centrada na transmissão de conteúdos pelo docente. A adequação desta opção é reforçada se se atender: (i) ao reduzido número de estudantes, normalmente menos do que uma turma; (ii) ao apoio iconográfico cuidado e variado, permitindo manter a atenção dos estudantes centrada no discurso do professor, ao mesmo tempo que esclarece, ilustrando, os detalhes dos conteúdos eventualmente menos claros na transmissão verbal e (iii) ao permanente apelo, por parte do professor, ao diálogo e à intervenção dos estudantes, procurando assim fazer uso das angústias, incertezas, convicções e experiências de cada um, enquanto estudante, nadador ou treinador, para ilustrar, enquadrar e justificar a importância dos conteúdos.
Para além do método de ensino referido, faz-se também apelo a outros no decurso do ano lectivo, nomeadamente: (i) aprendizagem centrada no aluno, nomeadamente através da realização de fichas de leitura e de pequenos trabalhos monográficos relativos aos diferentes capítulos do programa; (ii) trabalhos de grupo, especialmente para a análise de documentos escritos e documentos vídeo, apreciação e utilização de instrumentos de avaliação em natação, etc.; (iii) utilização de sistemas multimedia vocacionados para o estudo e aprendizagem individual tutorada, nomeadamente nos domínios do estudo da técnica de nado e da avaliação, controlo e aconselhamento do treino.
Para além dos métodos de ensino referidos faz-se também apelo a sessões práticas esporádicas, normalmente enquadradas em actividades do Gabinete de Natação da FADE-UP, onde se procura levar o estudante ao confronto directo com as exigências da condução de uma unidade de treino, da condução de uma equipa em competição, da implementação de protocolos de avaliação de competições, de avaliação de nadadores para o controlo de treino ou para investigação científica.
Seja qual for o método utilizado, o ensino centrar-se-á sempre no primado do desenvolvimento de hábitos de dúvida metódica, pesquisa, reflexão, fundamentação e actualização.
Software
Plataforma Moodle
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
128,00 |
|
|
| Teste escrito #1 |
Exame |
2,00 |
|
2010-04-29 |
| Teste escrito #2 |
Exame |
2,00 |
|
2010-06-11 |
| Defesa oral do dossier e dos testes escritos |
Exame |
1,00 |
|
2010-06-28 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em: (i) pelo menos 75% das aulas leccionadas; (ii) apresentação do Dossier Individual actualizado, incluindo trabalhos de fundo - de síntese e/ou experimental (e.g. relatórios de leitura, relatórios de observação de filmes, relatórios de observação de competições, relatórios de seminários a desenvolver ao longo do semestre, planeamentos diversos, relatório de apresentação oral de um trabalho) e (iii) realização de teste final (escrito e oral).
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua:
Constituem componentes da avaliação os seguintes elementos, que deverão ser objecto de apresentação escrita e defesa oral:
- Dossier (40%)
- Avaliação fraccionada (escrita e oral) (40%).
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores
Provas e trabalhos especiais
Defesa oral do dossier e dos testes escritos realizados.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
- Presença em pelo menos 50% das aulas leccionadas.
- Realização de todas as componentes da avaliação fraccionada do regime normal e de trabalhos adicionais que se substituam às aulas não presenciadas.
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação apenas poderá ser obtida através de reformulação dos elementos escritos objecto de apresentação e defesa oral.