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Metodologia do Desporto III - Desporto e Populações Especiais

Código: 328     Sigla: 328

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 7 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Actividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para pessoas com necessidades especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos;
3. Conhecer os aspectos fundamentais do desenvolvimento motor e das actividades desportivas dos indivíduos com deficiência intelectual e perturbações do espectro do autismo.

Programa

Deficiência Intelectual / Perturbações do Espectro do Autismo

Programa Teórico:
1. Conceito.
2. Etiologia.
3. Classificação.
4. Caracterização.
5. Diagnóstico e Avaliação.
6. Intervenção Pedagógica.
7. Desporto.

Programa Prático:
1. Visita a uma instituição.
2. Observação da actividade desportiva de um grupo.
3. Caracterização do grupo.
4. Programação da intervenção pedagógica.
5. Intervenção pedagógica por objectivos.
6. Avaliação da intervenção pedagógica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas magistrais transmitem-se os conteúdos programáticos de forma essencialmente expositiva, sendo utilizados os meios audiovisuais com o objectivo de melhorar o processo de transmissão dos conteúdos teóricos. Entre esses meios será utilizado o data show, em conjugação com software de apresentação multimedia, pois esta forma de transmitir os conteúdos tem-se revelado um veículo simples e cativante.
Quando se justifica, essa forma expositiva é acompanhada de exemplos de situações e ou de estudos de carácter experimental na área em questão, sendo os resultados analisados e discutidos. Pretende-se ainda criar hábitos de uma reflexão permanente sobre os conteúdos que vão sendo transmitidos, assim como relacioná-los com os conteúdos das áreas curriculares com afinidades com a disciplina de Metodologia I. A partir da reflexão procura-se criar momentos de debate.

As aulas práticas procuram esclarecer alguns dos problemas levantados nas aulas teóricas, constituindo assim um modo de aprofundar essas questões.
As aulas práticas podem ser vistas como um natural prolongamento das aulas teóricas, tendo como principais objectivos uma melhor compreensão das matérias abordadas e o incentivo para a participação dos estudantes funcionando como motores da sua própria aprendizagem. Neste sentido, são ainda utilizados outros meios didácticos para atingir tais objectivos, designadamente a discussão de textos e a vivência de situações práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 112,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

As aulas práticas são de frequência obrigatória (as faltas estão sujeitas às Normas Gerais de Avaliação da Faculdade).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.

Melhoria de classificação

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.
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