Metodologia do Desporto III - Desporto e Populações Especiais
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Actividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para pessoas com necessidades especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos;
3. Conhecer os aspectos fundamentais do desenvolvimento motor e das actividades desportivas dos indivíduos com deficiência intelectual e perturbações do espectro do autismo.
Programa
Deficiência Intelectual / Perturbações do Espectro do Autismo
Programa Teórico:
1. Conceito.
2. Etiologia.
3. Classificação.
4. Caracterização.
5. Diagnóstico e Avaliação.
6. Intervenção Pedagógica.
7. Desporto.
Programa Prático:
1. Visita a uma instituição.
2. Observação da actividade desportiva de um grupo.
3. Caracterização do grupo.
4. Programação da intervenção pedagógica.
5. Intervenção pedagógica por objectivos.
6. Avaliação da intervenção pedagógica.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas magistrais transmitem-se os conteúdos programáticos de forma essencialmente expositiva, sendo utilizados os meios audiovisuais com o objectivo de melhorar o processo de transmissão dos conteúdos teóricos. Entre esses meios será utilizado o data show, em conjugação com software de apresentação multimedia, pois esta forma de transmitir os conteúdos tem-se revelado um veículo simples e cativante.
Quando se justifica, essa forma expositiva é acompanhada de exemplos de situações e ou de estudos de carácter experimental na área em questão, sendo os resultados analisados e discutidos. Pretende-se ainda criar hábitos de uma reflexão permanente sobre os conteúdos que vão sendo transmitidos, assim como relacioná-los com os conteúdos das áreas curriculares com afinidades com a disciplina de Metodologia I. A partir da reflexão procura-se criar momentos de debate.
As aulas práticas procuram esclarecer alguns dos problemas levantados nas aulas teóricas, constituindo assim um modo de aprofundar essas questões.
As aulas práticas podem ser vistas como um natural prolongamento das aulas teóricas, tendo como principais objectivos uma melhor compreensão das matérias abordadas e o incentivo para a participação dos estudantes funcionando como motores da sua própria aprendizagem. Neste sentido, são ainda utilizados outros meios didácticos para atingir tais objectivos, designadamente a discussão de textos e a vivência de situações práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
112,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
As aulas práticas são de frequência obrigatória (as faltas estão sujeitas às Normas Gerais de Avaliação da Faculdade).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.
Melhoria de classificação
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.