Metodologia do Desporto II - Desporto e Populações Especiais
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Actividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para pessoas populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos;
3. Conhecer os aspectos fundamentais do desenvolvimento motor e das actividades desportivas dos indivíduos com Deficiência Visual e Perturbações do Espectro do Autismo.
Programa
Deficiência Visual
Conteúdos:
1. Definição da DV
2. Classificação da DV
3. Etiologia da DV
3.1Período Pré-Natal.
3.2 Período Peri-Natal.
3.3 Período Pós-Natal.
4 - Caracterização da DV
4.1 – Domínio Físico-Motor.
4.2 – Domínio Psicológico.
4.3 – Domínio Social.
5 – Casos Específicos na área da DV
5.1 – Cegueira
4.2 – Baixa Visão
5 – Actividade Física e Prática Desportiva na DV
6.1 – Perspectiva histórica do desporto na área da DV.
6.2 – Organizações desportivas de nível Nacional e Internacional.
6.3 – Classificação Desportiva.
7 – Benefícios da Actividade Física e Prática Desportiva na DV
7.1 – Benefícios de ordem física.
7.2 – Benefícios de ordem psicológica.
7.3 – Benefícios de ordem social.
7.4 – Papel e importância da Família.
8 – Metodologias de Intervenção na DV
8.1 – DV e Actividade Física: aspectos a ter em conta e adaptações a fazer
9 – Orientação e Mobilidade (O&M)
9.1 – Conceito de O&M.
9.2 - Técnicas De O&M.
9.2 – Regras de actuação com pessoas com DV.
10 – Modalidades para DV
10.1 - Goalball
10.2 – Natação
10.3 – Atletismo
10.4 – Judo
10.5 – Futebol
11- Outras modalidades para DV
Perturbações do Espectro do Autismo
Conteúdos:
1.Definição de Autismo
1.1Conceito de Autismo e Evolução Histórica
1.2 Perturbações do Espectro do Autismo
2. Etiologia do Autismo
2.1. Período Pré-Natal.
2.2. Período Peri-Natal.
2.3 Período Pós-Natal.
3. Classificação das Perturbações do Autismo (PA)
4 . Características da PA
4.1 Perturbação na interacção social/socialização
4.2 Perturbação na comunicação
4.3 Perturbação na imaginação
5. Casos específicos na PA
5.1 Síndrome de Asperger
5.2 Outros síndromes
6. Actividade Física e Prática Desportiva no Autismo
7. Benefícios da Actividade Física e Prática Desportiva no Autismo
7.1 – Benefícios de ordem física.
7.2 – Benefícios de ordem psicológica.
7.3 – Benefícios de ordem social.
7.4 – Papel e importância da Família.
8. Metodologias de Intervenção Desportiva na área do Autismo
Observações Bibliográficas
As referências bibliográficas para esta Unidade Curricular encontram-se em "Documentos".
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e expositivas.
Utilização de diferentes meios audiovisuais (diapositivos, vídeo, fotografias).
Pesquisa bibliográfica e análise de textos.
Grupos de debate e análise - reflexões críticas.
Trabalhos de Grupo.
Aulas práticas e de intervenção em várias áreas da Deficiência: Doença Mental; Deficiência Visual; Deficiência Intelectual e Perturbações do Espectro do Autismo.
Planificação das intervenções a realizar e realização de reflexões sobre o trabalho desenvolvido.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
As aulas teóricas e práticas são de frequência obrigatória (as faltas estão sujeitas às Normas Gerais de Avaliação da Faculdade).
Fórmula de cálculo da classificação final
Critérios de Avaliação da Unidade Curricular - Metodologia II - Desporto e Populações Especiais
Componente Teórica
- Avaliação Distribuída: 1 teste teórico + 1 trabalho escrito com apresentação oral (25%).
- Avaliação Contínua: assiduidade e participação nas aulas (5%).
Componente Prática
- Centro de Treino I (30%)
- Centro de Treino II (30%)
- Organização e Participação em Actividades promovidas pelo Gabinete (10%).
Avaliação dos Centros de Treino:
Em cada um dos centros de treino os alunos serão avaliados da seguinte forma:
- Avaliação Contínua do Centro de Treino - assiduidade e participação (10%)
- Intervenção prática em contexto de Centro de Treino (50%)
- Dossier (40%)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.
Melhoria de classificação
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.