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Metodologia do Desporto II - Desporto e Populações Especiais

Código: 327     Sigla: 327

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 4 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 3 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Actividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para pessoas populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos;
3. Conhecer os aspectos fundamentais do desenvolvimento motor e das actividades desportivas dos indivíduos com Deficiência Visual e Perturbações do Espectro do Autismo.

Programa

Deficiência Visual

Conteúdos:
1. Definição da DV
2. Classificação da DV
3. Etiologia da DV
3.1Período Pré-Natal.
3.2 Período Peri-Natal.
3.3 Período Pós-Natal.
4 - Caracterização da DV
4.1 – Domínio Físico-Motor.
4.2 – Domínio Psicológico.
4.3 – Domínio Social.
5 – Casos Específicos na área da DV
5.1 – Cegueira
4.2 – Baixa Visão
5 – Actividade Física e Prática Desportiva na DV
6.1 – Perspectiva histórica do desporto na área da DV.
6.2 – Organizações desportivas de nível Nacional e Internacional.
6.3 – Classificação Desportiva.
7 – Benefícios da Actividade Física e Prática Desportiva na DV
7.1 – Benefícios de ordem física.
7.2 – Benefícios de ordem psicológica.
7.3 – Benefícios de ordem social.
7.4 – Papel e importância da Família.
8 – Metodologias de Intervenção na DV
8.1 – DV e Actividade Física: aspectos a ter em conta e adaptações a fazer
9 – Orientação e Mobilidade (O&M)
9.1 – Conceito de O&M.
9.2 - Técnicas De O&M.
9.2 – Regras de actuação com pessoas com DV.
10 – Modalidades para DV
10.1 - Goalball
10.2 – Natação
10.3 – Atletismo
10.4 – Judo
10.5 – Futebol
11- Outras modalidades para DV

Perturbações do Espectro do Autismo

Conteúdos:
1.Definição de Autismo
1.1Conceito de Autismo e Evolução Histórica
1.2 Perturbações do Espectro do Autismo
2. Etiologia do Autismo
2.1. Período Pré-Natal.
2.2. Período Peri-Natal.
2.3 Período Pós-Natal.
3. Classificação das Perturbações do Autismo (PA)
4 . Características da PA
4.1 Perturbação na interacção social/socialização
4.2 Perturbação na comunicação
4.3 Perturbação na imaginação
5. Casos específicos na PA
5.1 Síndrome de Asperger
5.2 Outros síndromes
6. Actividade Física e Prática Desportiva no Autismo
7. Benefícios da Actividade Física e Prática Desportiva no Autismo
7.1 – Benefícios de ordem física.
7.2 – Benefícios de ordem psicológica.
7.3 – Benefícios de ordem social.
7.4 – Papel e importância da Família.
8. Metodologias de Intervenção Desportiva na área do Autismo

Observações Bibliográficas

As referências bibliográficas para esta Unidade Curricular encontram-se em "Documentos".

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e expositivas.
Utilização de diferentes meios audiovisuais (diapositivos, vídeo, fotografias).
Pesquisa bibliográfica e análise de textos.
Grupos de debate e análise - reflexões críticas.
Trabalhos de Grupo.

Aulas práticas e de intervenção em várias áreas da Deficiência: Doença Mental; Deficiência Visual; Deficiência Intelectual e Perturbações do Espectro do Autismo.
Planificação das intervenções a realizar e realização de reflexões sobre o trabalho desenvolvido.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

As aulas teóricas e práticas são de frequência obrigatória (as faltas estão sujeitas às Normas Gerais de Avaliação da Faculdade).

Fórmula de cálculo da classificação final

Critérios de Avaliação da Unidade Curricular - Metodologia II - Desporto e Populações Especiais

Componente Teórica
- Avaliação Distribuída: 1 teste teórico + 1 trabalho escrito com apresentação oral (25%).
- Avaliação Contínua: assiduidade e participação nas aulas (5%).

Componente Prática
- Centro de Treino I (30%)
- Centro de Treino II (30%)
- Organização e Participação em Actividades promovidas pelo Gabinete (10%).

Avaliação dos Centros de Treino:
Em cada um dos centros de treino os alunos serão avaliados da seguinte forma:
- Avaliação Contínua do Centro de Treino - assiduidade e participação (10%)
- Intervenção prática em contexto de Centro de Treino (50%)
- Dossier (40%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.

Melhoria de classificação

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.
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