Metodologia do Desporto I - Exercício e Saúde
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de Metodologia I é uma disciplina semestral e destina-se aos alunos do 2º ano da Licenciatura, com início no 2º semestre. Apresenta uma carga horária de 8h semanais, divididas em 6h de aulas práticas e 2h de teóricas. Nesta disciplina foram consideradas diferentes áreas com uma estreita ligação aos domínios de intervenção preferenciais no que toca às propostas de exercício e saúde.
Assim, as aulas práticas incluiram as seguintes áreas: Academias, Actividade física para a 3ª idade e Ar livre. As aulas teóricas incluiram obviamente todas as áreas referidas anteriormente e ainda um bloco sobre Actividade Física e Obesidade. Todas as áreas foram sujeitas a uma avaliação prática e teórica (exame).
Programas das diferntes áreas de intervenção
Actividade física para a 3ª idade:O módulo disciplinar de Actividade Física na Terceira Idade visa proporcionar aos futuros profissionais uma formação teórico-prática que lhes permita realizar uma correcta e eficaz intervenção junto deste escalão etário mais velho.
Programa
Conteúdo programático
1. Introdução ao envelhecimento
1.1. Tendências demográficas
1.2. Conceito de envelhecimento
1.3. Etiologia
2. Processo degenerativo
2.1. Alterações física gerais
2.1.1. Alterações antropométricas
2.1.2. Alterações da composição corporal
2.1.3. Alterações ósseas
2.1.4. Alterações articulares
2.1.5. Alterações na pele
2.2. Alterações das capacidades físicas
2.2.1. Resistência aeróbia
2.2.2. Resistência anaeróbia
2.2.3. Força muscular
2.2.4. Flexibilidade articular
2.2.5. Coordenação
2.2.6. Equilíbrio
2.3. Alterações psicológicas
2.4. Alterações sociais
3. Actividade física na 3ª idade
3.1.“Barreiras” para a prática de actividade física
3.2.Principais benefícios da prática de actividade física
3.3.Objectivos dos programas de actividade física
3.4. Aspectos metodológicos no trabalho com idosos
3.4.1. Aspectos a considerar na prescrição do exercício físico no idoso
3.4.2. Papel do professor
3.4.3. Princípios e regras básicas
3.4.3.1. Programas de actividade física
3.4.3.2. Sessões de actividade física
3.4.3.3. Conteúdos das sessões de actividade física
3.4.3.3.1. Resistência
3.4.3.3.2. Força
3.4.3.3.3. Flexibilidade
3.4.3.3.4. Coordenação
3.4.3.3.5. Equilíbrio
3.4.3.3.6. Jogos lúdicos
4. Situações a evitar
5. Introdução à escalada, conceitos e História da modalidade
5.1. Nós fundamentais:
a. Amarração: Oito, nove, sete, coelho, borboleta, União de cordas
b. Pescador duplo, oito invertido, união de fitas;
c. Auto bloqueantes: Prussik e Machard
d. Outros nós: Dinâmico ou UIAA, estático ou cabrestante, mula ou de bloqueio
5.2. Equipamento:
a. Características gerais e manutenção: mosquetões, roldanas, bloqueadores e descensores.
b. Cordas dinâmicas, semi-estáticas e estáticas
c. Outros equipamentos
5.3 Introdução à corrida e Orientação
a. História da Corrida e Orientação
b. Disciplinas da Orientação
c. Técnicas elementares
d. Mapa de orientação e bússola
5.4 Formas de organização das actividades
5.5 Montagem de uma prova de orientação
5.6 Diferentes jogos de iniciação à Corrida e Orientação
a. Jogo dos pontos cardeais
b. Score 100
c. Percurso em linha
d. Estafetas
5.7 Concepção de formação desportiva em Escalada e Corrida e Orientação no contexto escolar;
5.8 Prática Pedagógica: Treino de competências de planeamento, instrução, gestão e avaliação do processo de ensino e aprendizagem da Escalada e da Corrida e Orientação em contexto escolar
Bibliografia Obrigatória
Blair Steven N. 070;
Active living every day. ISBN: 0-7360-3701-2
Blair Steven N. 070;
Active living every day. ISBN: 0-7360-3701-2
Bouchard Claude 340;
Physical activity, fitness and health. ISBN: 0-87322-470-1
Bouchard Claude 340;
Physical activity, fitness and health. ISBN: 0-87322-470-1
Spirduso Wannen W. 340;
Physical activity and aging. ISBN: 0-87322-220-2
Spirduso Wannen W. 340;
Physical activity and aging. ISBN: 0-87322-220-2
Spirduso Waneen Wyrich;
Physical dimensions of aging. ISBN: 0-87322-323-3
Spirduso Waneen Wyrich;
Physical dimensions of aging. ISBN: 0-87322-323-3
Williams Mark A.;
Exercise testing and training in the elderly cardiac patient. ISBN: 0-87322-621-6
Williams Mark A.;
Exercise testing and training in the elderly cardiac patient. ISBN: 0-87322-621-6
Shephard Roy;
Aging, physical activity and health. ISBN: 0-87322-889-8
Shephard Roy;
Aging, physical activity and health. ISBN: 0-87322-889-8
Armstrong Neil;
Young people and physical activity. ISBN: 0-19-262659-0
Armstrong Neil;
Young people and physical activity. ISBN: 0-19-262659-0
Malina Robert M.;
Growth, maturation, and physical activity. ISBN: 0-88011-882-2
Malina Robert M.;
Growth, maturation, and physical activity. ISBN: 0-88011-882-2
Shephard Roy J.;
Physical activity and growth. ISBN: 0-8151-7643-0
Shephard Roy J.;
Physical activity and growth. ISBN: 0-8151-7643-0
Welk Gregory J. 340;
Physical activity assessements for health-related research. ISBN: 0-7360-3748-9
Welk Gregory J. 340;
Physical activity assessements for health-related research. ISBN: 0-7360-3748-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.
Experiência de situações de prática pedagógica (treino de observação, preparação e implementação de tarefas de ensino).
Trabalho individual e de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 70% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nas aulas práticas:
Exame prático final – 60%
Aplicação dos conhecimentos no contexto do ensino/aprendizagem 20%
Participação/interesse/assiduidade - 20%
Nota mínima em cada item - 7.5 valores
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.
Nas aulas teóricas:
Exame Final com nota mínima de 7.5 valores
A Nota final será a média aritmética da parte teórica e da parte prática, sendo aprovado o aluno com nota igual ou superior a 10.