Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 215
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Metodologia do Desporto I - Desporto e Populações Especiais

Código: 215     Sigla: 215

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 12 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Atividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para pessoas populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos;
3. Conhecer os aspetos fundamentais do desenvolvimento motor e das atividades desportivas dos indivíduos com Deficiência Motora e Paralisia Cerebral.
4. Desenvolver competências de planeamento, organização e gestão de eventos desportivos no âmbito do Desporto Adaptado.

Programa

Planeamento
2.1 – Plano semestral (unidade didática), plano de aula, reflexões.
2.2 – Objetivos, conteúdos, situações de aprendizagem, critérios de êxito.
2.3 – Funções didáticas (avaliação diagnóstica, introdução, exercitação, consolidação, avaliação final)

Natação Adaptada
2.1 – Método Halliwick (história, filosofia do método e programa dos 10 pontos)
2.2 – Adaptação ao Meio Aquático (AMA)
2.3 – Iniciação às técnicas de nado.

Basquetebol em cadeira de rodas
1.1 – História, regras, classificação funcional
1.2 – Habilidades em cadeira de rodas
1.3 – Organização de um Torneio

Boccia
2.1 – História, classes, regras e material específico
2.2 – Princípios específicos do treino

Paralisia Cerebral e Deficiência Motora
1.1 – Definição, etiologia, causas
1.2 – Implicações na prática desportiva

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e expositivas.
Utilização de diferentes meios audiovisuais (diapositivos, vídeo, fotografias).
Pesquisa bibliográfica e análise de textos.
Grupos de debate e análise - reflexões críticas.
Trabalhos de Grupo.

Aulas práticas e de intervenção nas seguintes áreas da Deficiência: Deficiência Motora e Paralisia Cerebral.
Planificação das intervenções a realizar e realização de reflexões sobre o trabalho desenvolvido.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

As aulas teóricas e práticas são de frequência obrigatória (as faltas estão sujeitas às Normas Gerais de Avaliação da Faculdade).

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente Teórica
- Avaliação Distribuída: 1 teste teórico + 1 trabalho escrito com apresentação oral (25%).
- Avaliação Contínua: assiduidade e participação nas aulas (5%).

Componente Prática
- Centro de Treino I (30%)
- Centro de Treino II (30%)
- Organização e Participação em Atividades promovidas pelo Gabinete (10%).

Avaliação dos Centros de Treino:
Em cada um dos centros de treino os alunos serão avaliados da seguinte forma:
- Avaliação Contínua do Centro de Treino - assiduidade e participação (10%)
- Intervenção prática em contexto de Centro de Treino (50%)
- Dossier (40%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.

Melhoria de classificação

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-03 às 09:16:46 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico