Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Andebol
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A) Dotar os alunos de competências que lhe permitam integrar e contextualizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino na modalidade de Andebol.
B) Reforçar os conhecimentos da modalidade de Andebol nas suas diferentes vertentes.
C) Identificar o processo de formação desportiva do jogador de Andebol.
D) Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.
E) Perspectivar modelos de actuação com uma visão globalizante, de uma modalidade em evolução, a partir de quadros de referência integradores das diferentes componentes do processo de treino e de competição, tendo em vista a melhoria da qualidade de jogo.
Programa
A) Conhecimentos oriundos das Ciências do Desporto aplicados ao Andebol.
B) Observação e análise da performance desportiva em Andebol.
C) Modelação dos objectivos e conteúdos de treino e competição, no âmbito do desporto de Formação e de Rendimento na modalidade de Andebol.
D) Organização, planeamento, periodização e gestão da época desportiva dos diferentes níveis de competição.
E) Estruturação e condução da sessão de treino em Andebol.
Conteúdos Programáticos
1. Observação e análise no Andebol
1.1. Meios e métodos de observação
1.2. Importância para o controlo da prestação desportiva
1.3. Importância para a condução do processo de treino
2. Caracterização do jogo e do jogador de alto rendimento
2.1. Caracterização do jogador
2.2. Caracterização da actividade e das respostas fisiológicas no jogo
3. Factores do treino em Andebol
3.1. Delimitação conceptual e terminológica
3.2. Componente técnico-táctica
3.3. Componente física
3.3.1. Importância para o rendimento
3.3.2. O treino aeróbio em Andebol
3.3.3. O treino anaeróbio em Andebol
3.3.4. O treino da força em Andebol
3.3.5. O treino da flexibilidade em Andebol
3.3.6. O treino da coordenação em Andebol
3.4. Modelos de treino - o treino integrado
4. Organização, direcção e controlo do processo de treino
4.1. Planeamento
4.1.1. Objectivos
4.1.2. Tipos de planeamento
4.1.3. Factores condicionantes
4.1.4. Planeamento em escalões de formação
4.1.5. Planeamento em equipas de alto rendimento
4.2. Periodização
4.2.1. Objectivos
4.2.2. Tipos de periodização
4.2.3. Periodização em Andebol
4.3. Controlo do treino
4.3.1. Testes de terreno
4.3.2. Testes de laboratório
5. Técnica e táctica
5.1. Delimitação conceptual
5.2. As fases do jogo
5.2.1. Características das fases
5.3. Técnica e táctica individual
5.3.1. Defensiva
5.3.2. Ofensiva
5.3.3. O processo de ensino-aprendizagem
5.3.4. Aspectos específicos do treino
5.4. Táctica de grupo – os meios tácticos
5.4.1. Defensivos
5.4.2. Ofensivos
5.4.3. Treino dos meios tácticos de grupo
5.5. Táctica colectiva
5.5.1. Sistemas de jogo – princípios
5.5.1.1. Defensivos
5.5.1.2. Ofensivos
5.5.2. Sistemas de jogo defensivos
5.5.2.1. Defesa individual
5.5.2.2. Defesa em linhas
5.5.2.3. 3:2:1
5.5.2.4. 4:2
5.5.2.5. 5:1
5.5.2.6. 1:5
5.5.2.7. Defesa alinhada - 6:0
5.5.2.8. Defesas mistas
5.5.2.9. Defesas adaptadas
5.5.2.10. Defesa em situações especiais
5.5.2.10.1. Defesa em inferioridade numérica absoluta
5.5.2.10.2. Defesa em superioridade numérica absoluta
5.5.3. Sistemas de jogo ofensivos
5.5.3.1. 3:3
5.5.3.2. 2:4
5.5.3.3. Transformações
5.5.3.4. Ataque em situações especiais
5.5.3.4.1. Ataque em inferioridade numérica absoluta
5.5.3.4.2. Ataque em superioridade numérica absoluta
5.5.3.4.3. Livres de 9 metros
6. Preparação e orientação de uma equipa para a competição
6.1. O trabalho da equipa técnica no treino
6.2. O trabalho da equipa técnica na competição
6.2.1. Preparação da competição
6.2.2. Orientação da equipa na competição
Bibliografia Obrigatória
Ribeiro Miguel;
Andebol 2. ISBN: 978-972-735-153-4
Ribeiro Miguel Orlando Pinto;
O andebol na escola. ISBN: 972-9145-85-7
Dios Roman Juan de;
Guia metodologica de balonmano. ISBN: 84-85945-48
Muller Manfred 070;
Balonmano entrenarse jugando. ISBN: 84-8019-258-5
Anton Garcia Juan L.;
Balonmano. ISBN: 84-8013-153-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica, estrutura de seminário e sessões práticas que podem considerar situações de observação, condução e exercitação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
128,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Assiduidade traduzida em 75% de presenças às aulas teóricas e práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Presença em 75% das aulas dadas.
Para estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.
Componentes de Avaliação e cálculo da classificação final:
Trabalho de campo - 40%
Trabalho individual - 30%
Teste escrito – 30%
Em todas as componentes de avaliação os alunos terão de obter a nota mínima de 9,5 valores.
Provas e trabalhos especiais
- Planeamento e realização de uma aula de andebol no primeiro ciclo do ensino básico – 10%
- Reflexão do trabalho realizado – 10%
- Planeamento e realização do festand – 20%